5.8.08

10 - O MAL E O SEU AUTOR

ESTUDO – 1
A ORIGEM DO MAL

1- Pecou alguém mais, além da família humana?
“Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.” 2ª Pedro 2:4.
2- Qual é o nome daquele que induziu os anjos ao pecado?
“Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” Mateus 25:41.
3- Quais são os outros nomes pelos quais o diabo é conhecido?
“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo, e Satanás, que engana todo o mundo.” Apocalipse 12:9 – ver Isaías 14:12, é chamado “Lúcifer.”
4- Qual era o estado de Satanás, ao ser criado?
“Perfeito eras nos teus caminho, desde o dia quem que foste criado, até que se achou iniquidade me ti.” Ezequiel 28:15.
5- Que descrição de Satanás, faz o profeta Ezequiel?
“Assim diz o Senhor Jeová: tu és aferidor da medida; cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no jardim de Deus; toda a pedra preciosa era a tua cobertura, …a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no meio das pedras afogueadas andavas.” Ezequiel 28:12-14.
Nota: Deduz-se deste texto, antes da queda, Satanás era um anjo elevado e exaltado, supremo em sabedoria e beleza. A referência aos seus “tambores” e “pífaros” parece indicar que era corista do Céus e dirigia os cânticos da hoste angélica. No santuário terrestre o querubim cobria o propiciatório. (Êxodo 255:16-22; Hebreus 9:3-5; Salmo 99:1).
6- Que espírito maligno e ambicioso se apossou de Satanás, levando-o a cair?
“E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens, serei semelhante ao Altíssimo.” Isaías 14:13,14.
7- Concorreu o orgulho para a sua queda?
“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor.” Ezequiel 28:17.
8- Que diz Salomão preceder a destruição e a queda?
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Provérbios 16:18.
9- Como descreve o profeta Isaías a queda de Satanás?
“Como caíste do Céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!” Isaías 14:12.
10- Por que foi Satanás deposto da sua elevada posição?
“Na multidão do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protector, entre pedras afogueadas.” Ezequiel 28:16.
11- Ao ser lançado fora do monte de Deus, para que lugar foram banidos Satanás e os seus anjos, para aí serem retidos até ao juízo?
“Porque se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.” 2ª Pedro 2:4.
Nota: Esse lugar, segundo a compreensão que temos, é a escuridão que envolve o mundo, e é simbólica das trevas de completa falta de esperança e desespero em rebelião do pecado. Quando Satanás induziu o homem a pecar, trevas cobriram este mundo. Deus, porém, não deixou o homem sem esperança. Na Sua misericórdia e grande amor fez que resplandecesse “a luz do evangelho da glória de Cristo” para chamar os homens “das trevas para a Sua maravilhosa luz”. Não resta dúvida de que Satanás e os anjos que com ele caíram tiveram um período de graça e oportunidade para arrependerem-se. O seu destino é o resultado de obstinada rebelião e persistência no pecado, apesar das providências da misericórdia e da oferta de perdão. Por isso foram expulsos do Céu. Os anjos maus são conservados em cadeias de trevas eternas.
12- Como é descrito por João o conflito que teve lugar no Céu entre Cristo e Satanás?
“E houve batalha no Céu: Miguel e os Seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos Céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamado o diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra e os seus anjos foram lançados com ele.” Apocalipse 12:7-9.
13- Com que palavras se referiu Cristo à queda de Satanás?
“E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.” Lucas 10:18.

ESTUDO – 2
SATANÁS REI DA TERRA

1- Tornou Satanás a aparecer perante Deus depois da queda?
“E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás, entre eles.” Job 1:6; Job 2:1.
2- Ao ser-lhe perguntado donde vinha, que respondeu Satanás?
“E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.” Job 1:7; 2:2.
Nota: Ao seduzir o homem a pecar, Satanás usurpou o domínio do homem sobre a Terra. Romanos 6:16; 2 ª Pedro 2:19. E reclama a terra como sendo o seu reino (Lucas 4:6); daí tentar ele a Cristo prometendo os reinos deste mundo. Como “deus” e governador deste mundo, Satanás, nos quatro mil anos que precederam a crucifixão de Cristo, apresentou-se perante Deus entre os representantes de outros mundos, na qualidade de representante deste. Depois de consumar a morte de Cristo, o Filho de Deus, o Ser sem pecado, Satanás foi expulso desse concílio, ou assembleia, não lhe sendo mais permitido participar do mesmo. Essa foi a sua segunda queda, à qual, sem dúvida, aludiu Cristo, pouco antes da Sua crucifixão, ao dizer: “Agora é o juízo deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo.” João 12:31. A sua queda e destruição finais ainda estão por vir.
3- Qual foi o carácter de Satanás desde que caiu?
“Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio.” 1ª João 3:8.
4- Esteve ele alguma vez na verdade?
“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele.” João 8:44.
Nota: A expressão “não se firmou na verdade” implica que Satanás esteve uma vez na verdade, mas nela não permaneceu.
5- Qual é o único “princípio” de que possuímos menção?
“No princípio criou Deus os céus e a terra.” Génesis 1:1
6- Além de homicida que diz Cristo que Satanás é?
“Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8:44.
7- Qual disse Deus a Adão e Eva, seria o resultado se transgredissem, comendo do fruto proibido?
“Certamente morrerás.” Génesis 2:17.
8- A esse respeito, que disse Satanás a Eva?
“Então a serpente disse à mulher: Certamente NÃO morrerás.” Génesis 3:4.
Nota: Tanto quanto nos mostra o registo bíblico foi esta a primeira mentira – uma negação directa da Palavra de Deus. Persuadindo Eva a aceitá-la e nela crer, Satanás induziu os nossos primeiros pais a pecarem; e visto que “o salário do pecado é a morte”, com isso se deu inicio à morte, Adão e Eva morreram, Satanás tornou-se o primeiro assassino. Uma mentira, portanto, é uma irmã gémea do assassínio, e uma das coisas mais detestáveis para Deus, o “Deus da verdade”. Ver Provérbios 6:16-19. “O lábio da verdade ficará para sempre, mas a língua mentirosa dura só um momentos.”
9- Qual foi o resultado da entrada do pecado no mundo?
“Por um homem entrou o pecado n mundo, e pelo pecado a morte”. Romanos 5:12. “Pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores.” Romanos 5:19. “Todo o mundo está no maligno.” 1ª João 5:19. “Todos morrem em Adão.” 1ª Coríntios 15:22.
10- Que fez Satanás quando Cristo veio para redimir o homem?
“E logo o Espírito O impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás.” Mateus 4:12,13 – ver MATEUS 4:1-11.
11- Com que intensidade foi Cristo tentado por Satanás?
“Porque não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porem um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hebreus 4:15.
12- Que tem sofrido a IGREJA desde os dias de Cristo’
“E quando o dragão (Satanás) viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher (a Igreja).” Apocalipse 12:13.
Nota: Milhões dentre o povo de Deus têm sido mortos desde o começo da era cristã, pela perseguição pagã e papal, que tem sido sempre instigada por Satanás.
13- Sofre a Igreja Remanescente a ira de Satanás?
“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17

ESTUDO -3
ENGANO E QUEDA DEFINITIVA
1- Como enganará Satanás os homens nos últimos dias?
“E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse na presença da besta.” Apocalipse 13:14.
Nota: Refere-se às manifestações espíritas e “milagres” operados para confirmar os homens no erro e no engano.
2- Quem influenciará as nações para se congregarem para a grande batalha do Armagedão?
“São espíritos de demónios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro, dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.” Apocalipse 16:14.
3- Porque será permitido que os homens sejam enganados por Satanás?
“Porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.” 2ª Tessalonicenses 2:10-12 ver 1ª Reis 22:20-22.
4- Por quanto tempo ficará Satanás amarrado depois da Segunda Vinda de Cristo?
“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.” Apocalipse 20:1,2.
Nota: Satanás é um ser espiritual, não pode ser amarrado por uma “cadeia” de outra essência. Assim a sua prisão, será de carácter circunstancial. Cristo veio com os seus anjos, levou os fiéis para o lar. Todos os infiéis estão mortos, Satanás não tem a quem tentar, está preso, no seu próprio vómito.
5- Que acontecerá no fim dos mil anos?
“E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo o número é como a areia do mar, para as juntar em batalha.” Apocalipse 20:7,8.
Nota: Jesus volta com os fiéis de todas as eras para a morada que desde o principio lhes foi preparada. Os infiéis são ressuscitados pela glória do Criador. Satanás agita-se a “enganar as nações”, usando o seu velho argumento de poder, afirmando que os ressuscitou para a batalha das batalhas a vitória final. Satanás começou a rebelião contra Deus no céu a enganar, e acabará a sua rebelião com Ele na terra a enganar.
6- Que acontecerá quando Satanás e as suas hostes cercarem o arraial dos santos?
“E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do Céu, e os devorou.” Apocalipse 20:9.
7- Qual será o destino final de Satanás?
“E te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre.” Ezequiel 28:18,19.
Nota: Satanás, o pecado e pecadores terão finalmente o seu fim, e não mais existirão. Deus terá para sempre o Universo limpo.
8- Porque participou Cristo na nossa natureza?
“E visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo.” Hebreus 2:14.
9- Que advertências são feitas aos cristãos em vista do ódio de Satanás a Deus e a tudo que é bom?
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé.” 1ª Pedro 5:8,8. “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7.
10- Com que armas enfrentou Cristo, com êxito, as tentações de Satanás?
A Palavra de Deus: “Está escrito, …Está escrito, …Está escrito.” Mateus 4:3-10.
Conclusão: A Palavra de Deus é a “espada do Espírito.” Efésios 6:17. se Cristo com ela enfrentou e venceu o inimigo, também nós poderemos fazê-lo. Mas ninguém poderá dela utilizar-se sem estar com ela familiarizado. Quão importante, pois, que a investiguemos, estudemos e conheçamos!

ESTUDO – 4
O DESTINO DOS ÍMPIOS

1- Que pergunta faz Pedro relativamente aos ímpios?
“Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?” 1ª Pedro 4:17.
2- Que diz a Bíblia ser o salário do pecado?
“Porque o salário do pecado é a morte.” Romanos 6:23. “A alma que pecar essa morrerá.” Ezequiel 18:4.
O Morrer: cessar de viver; extinguir-se; acabar; cair no esquecimento; finar-se. – Dicionário Prático Ilustrados.
3- Que espécie de morte será essa?
“Os quais por castigo padecerão eterna perdição (destruição), ante a face do Senhor e a glória do Seu poder.” 2ª Tessalonicenses 1:9.
O Destruir: aniquilar, fazer desaparecer, exterminar. – Dicionário Prático Ilustrado.
4- Que atingirá a destruição dos ímpios?
“Temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” Mateus 10:28.
5- Que diz Cristo irá acontecer aos que não se arrependerem?
“Se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” Lucas 13:3.
O Perecer: acabar, findar, deixar de existir, morrer. Dicionário Prático Ilustrado.
6- Como diz o apóstolo Pedro que eles perecerão?
“Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção.” 2ª Pedro 2:12.
7- A que são comparados os ímpios no tocante à punição que recebem?
“Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumo se desfarão.” Salmo 37:20.
O Desfazer: destruir o que está feito, dissolver, anular, dissipar. Dicionário Prático Ilustrado.
8- Como descreveu João Baptista a destruição dos ímpios?
“Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, …Em Sua mão tem a pá, e limpará a Sua eira, e recolherá no celeiro o Seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.” Mateus 3:11,12.
9- Para quem diz Cristo foi preparado o fogo que afinal destruirá os ímpios?
“Então dirá também aos que estiverem à Sua esquerda: Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.” Mateus 25:41.
Nota: Este fogo é chamado “eterno” devido ao carácter da obra que realiza: da mesma maneira que dele é dito que “nunca se apagará,” porque não pode ser extinto, e não por não poder apagar-se uma vez terminada a sua obra.
10- Qual será o resultado desse castigo?
“Como a tempestade, assim passa o ímpio, mas o justo tem perpétuo fundamento.” Provérbios 10:25.
11- Será poupada qualquer parte dos ímpios?
“Porque eis que aquele dia vem ardendo como fogo; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade, serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.” Malaquias 4:1.
12- Onde será então o lugar dos ímpios?
“Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.” Salmo 37:10.
Nota: Seria impossível conservar os ímpios num tormento eterno sem haver lugar onde pudessem existir.
13- Recebem os ímpios a recompensa após a morte, ou esperam até ao dia do juízo?
“Assim sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia de juízo, para serem castigados.” 2ª Pedro 2:9.
14- Para que serão reservados os céus e a terra que agora existem?
“Mas os céus e a terra que agora existem, pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até ao dia do juízo, e da perdição (destruição) dos homens ímpios.” 2ª Pedro 3:7.
Nota: Tanto os céus e a terra que agora existem, como pecadores, esperam o fogo do último dia.
15- Qual será o resultado do fogo do último dia?
“Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão.” “A terra, e as obras que nela há, se queimarão.” 2ª Pedro 3:12,10.
16- Por meio de que elemento, diz Cristo, será o seu reino purificado do pecado e dos pecadores?
“Mandará o Filho do homem os Seus anjos, e eles colherão do Seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo.” Mateus 13:41,42.
Nota: Satanás e os ímpios têm então este mundo por seu “lugar”. A seu tempo Cristo o possuirá. Ele o limpará do pecado e pecadores, restaurando-o, a fim de que o possa dar em possessão eterna aos santos do Altíssimo.” – ver Daniel 7:18,22 e 27.
17- Quando serão os ímpios ressuscitados para receber a sua punição final?
“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.” Apocalipse 20:9.
Nota: Isto é chamado “acto estranho” e “estranha obra” de Deus – o acto da destruição. Isaías 28:21. mas por esse meio Deus de uma vez para sempre limpará o Universo do pecado e dos seus tristes resultados. A própria morte terá então um fim – será lançada no lago do fogo. Apocalipse 20:14.
18- Como é chamada a destruição final dos ímpios?
“Esta é a segunda morte” Apocalipse 20:14.
19- Que acontecerá após a purificação?
“Mas nós, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” 2ª Pedro 3:13.
20- Que promessa do Salvador se cumprirá então?
“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” Mateus 5:5 ver Salmo 37:11,29; Isaías 65:17-25; Daniel 7:18.
21- Que universal cântico de louvor será entoado então?
“E ouvi a toda a criatura que está no Céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas acções de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.” Apocalipse 5:13.

Sem comentários: