5.8.08

07 - AS ESCRITURAS NO LAR

ESTUDO – 1
A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA

1- Como devem os pais educar os filhos?
“Instrui ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6
“E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Efésios 6:4.
2- Com que diligência os pais devem ensinar os filhos a Palavra de Deus?
“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronómio 6:6,7. – Deuteronómio 11:19.
3- Que elevado ideal deve ser posto perante os jovens?
“Ninguém despreze a tua mocidade: mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé na pureza.” 1ª Timóteo 4:12.
4- Que exige Deus dos filhos?
“Honra o teu pai e a tua mãe.” Êxodo 20:12
5- Qual será um dos pecados de maior vulto dos últimos dias?
“Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos. Desobedientes e pais e mães, ingratos, profanos.” 2ª Timóteo 3:2.
6- Porque reprovou Deus a Eli?
“Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa; começá-lo-ei e acabá-lo-ei. Porque já eu lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.” 1ª Samuel 3:12,13.
7- Que atitude se deve ensinar aos jovens quanto aos idosos?
“Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho; e terás temor do teu Deus: Eu sou o Senhor.” Levíticos 19:32.
8- Contra que mal se devem os pais guardar?
“Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.” Colossenses 3:21.
Nota: A correcção nunca deve ser aplicada em ambiente transtornado nem ira, pois esta, por parte dos pais, incita ao mesmo sentimento nos filhos. É bom orar com a criança antes de corrigi-la, e muitas vezes uma branda mas fiel e firme instrução e oração é tudo quanto é necessário para corrigir – é, na verdade a melhor educação que se possa ministrar. Em qualquer caso de perversidade, porém, de obstinação ou voluntária desobediência, a correcção, seja ela qual for, deve ser mantida até que a criança se submeta à vontade e desejos dos pais. Melhor é, em geral, que a correcção seja feita em particular, pois isto tende a conservar a própria dignidade da criança, elemento muito importante na formação do carácter. Nenhuma disciplina nem ensino deve ser ministrado com violência ou mau trato, ou com o intuito de dominar a vontade da criança, mas antes, para orientar a vontade, levá-la à devida submissão, e ao verdadeiro sentido do que é correcto e do que é incorrecto.
9- Como são comparados os efeitos presentes, e resultados futuros do castigo?
“”E na verdade, toda a correcção, no presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.” Hebreus 12:11.
10- Que pergunta terá que enfrentar todo o pai negligente?
“Onde está o rebanho que se te deu, e as ovelhas da tua glória?” Jeremias 13:20.
Nota: Ditosos os pais que puderem dizer: “Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor.” – ver Isaías 8:18.

ESTUDO – 2
A RELIGIÃO NO LAR
1- Está Deus a par da vida de cada um de nós?
“Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe estendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.” Salmo 139:2-4.
2- Qual é o principio da sabedoria?
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria: bom entendimento tem todos os que Lhe obedecem.” Salmo 111:10.
3- Sobre quem se derramará a ira do Senhor?
“Derrama a Tua indignação sobre as nações que Te não conhecem, e sobre as gerações (“famílias” noutra versão) que não invocam o Teu nome.” Jeremias 10:25.
4- Como sãos os pais instruídos a criar os filhos?
“E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Efésios 6:4.
“A religião é vida, e o lar religioso é aquele em que reina o amor. Amor que penetre todas as relações domésticas, manifestando-se por mil pequeninas expressões de atenção, bondade, abnegação e gentil cortesia.” Week-Day-Religion, J.R.Miller, p.83.
5- Com que fidelidade devem os pais ensinar os filhos a Palavra de Deus?
“E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronómio 6:6,7.
6- Que valor tem a devida instrução dada na infância?
“Instrui o menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6.
7- Desde quando foram as Escrituras ensinadas a Timóteo?
“E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação pela fé que há em Cristo Jesus.” 2ª Timóteo 3:15.
Nota: O pai de Timóteo era grego, e a mãe judia. Desde pequenino haviam-lhe sido ensinadas as Escritura. A fé da sua mãe implantada mediante fiel instrução. 2ª Timóteo 1.5. A piedade, testemunha por ele no lar, exerceu modeladora influência na sua vida. Isto, com o conhecimento que possuía da Escrituras, habilitou-o a mais tarde assumir responsabilidade e a prestar serviço fiel na causa de Cristo. As suas instrutoras, no lar, cooperaram com Deus em prepará-lo para uma vida de utilidades. Assim deve ser em todo o lar.
8- Porque confiou Deus em Abraão, legando-lhe sagrada responsabilidade?
“Porque Eu tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para obrarem com justiça e juízo.” Génesis 18:19.
9- Onde quer que fosse, que princípio seguia Abraão?
“E edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.” Génesis 12:8 – ver Génesis 13:4; 21:33.
Nota: De muita importância é a maneira como é realizada o culto de família. Convém torná-lo tão aprazível que seja antecipado com alegria, mesmo pelas crianças menores. Muitas vezes é apresentado como uma obrigação, ou ritual que as crianças perdem o interesse. Alguns minutos de preparação devem anteceder o culto, de forma a torná-lo agradável e atractivo. Sugestão: Preparar previamente uma história bíblica, um ou mais cânticos preparados pelas crianças, mencionar as bênçãos que cada um recebeu de Deus naquele dia, e terminar com uma prece de gratidão e louvor.
10- Que instruções sugerem o dar graças pelo alimento diário?
“Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1ª Tessalonicenses 5:13.
Nota: Por regra, os filhos reflectem a vida e os princípios manifestados pelos pais. A razão de tantas crianças e jovens serem irreverentes e poucos interessados nas coisas espirituais, deve-se incoerências ou descrença dos próprios pais. Tal pai, tal filho. Num tempo como este, pais e mães devem erguer o coração a Deus em humilde súplica por eles e por seus filhos. A religião tem como fundamental escola o lar e não a igreja.

ESTUDO – 3
A TEMPERANÇA CRISTÃ

1- De que assunto tratou o Apóstolo Paulo perante Félix?
“E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro.” Actos 24:25.
Nota: Temperança significa virtude que modera o apetite e as paixões, ou, por outras palavras, domínio próprio.
2- De que é fruto a temperança?
“Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22,23.
Nota: “A temperança pões lenha no fogo, alimento na despensa, farinha de reserva, poupa dinheiro, crédito no país, contentamento no lar, abrigo nas costas e vigor no corpo.” Benjamin Franklin.
3- Qual é, segundo o Apóstolo Pedro, o lugar da temperança, no crescimento e experiência do cristão?
“Acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, e à virtude a ciência, e à ciência temperança, e à temperança paciência, e à paciência piedade, e à piedade amor fraternal; e ao amor fraternal caridade.” 2ª Pedro 1:5-7.
4- Que é dito de quem luta para alcançar a vitória?
“E todo aquele que luta, de tudo se abstém.” 1ª Coríntios 9:25.
5- Que diz Paulo ter feito ao empenhar-se na corrida cristã?
“Subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” 1ª Coríntios 9:27.
6- No Antigo Testamento, de que eram os sacerdotes proibidos de usar?
“E falou o Senhor a Arão, dizendo: vinho nem bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação…para fazer diferença o santo e o profano e entre o imundo e o limpo.” Levíticos 10:8-10.
Nota: Os pais são os sacerdotes da família, ministram constantemente na importante; o lar. Cada gesto, atitude e comportamento são observados e mais tarde ou mais cedo de uma ou outra maneira, reproduzidos.
7- Porque é perigosa a condescendência com as bebidas?
“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” Efésios 5:18.
Nota: O perigo de condescender com comidas e bebidas excitantes está em que criam um apetite anormal e por norma levam a excessos. Tanto os alimentos como as bebidas devem ser nutritivos e não excitantes.
8- Para que devemos comer e beber?
“Bem-aventurado tu, ó terra, cujo rei é filho dos nobres, e cujos príncipes comem a tempo, para refazerem as forças, e não para bebedices.” Eclesiastes 10:7
9- Porque recusou Daniel o manjar e o vinho do rei?
“E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia.” Daniel 1:8.
10- Em substituição desses manjares, que pediu Daniel?
“Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, fazendo que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.” Daniel 1:12.
11- Passados os dez dias de prova, que aparência tinham ele e os seus companheiros?
“E ao fim dos dez dias, apareceram os semblantes melhores, eles estavam mais gordos do que todos os mancebos que comiam porção do manjar do rei.” Daniel 1:15
12- Ao fim dos seus três anos de frequência na escola de Babilónia, que diferença havia entre a sabedoria de Daniel e os seus companheiros, e a dos demais?
“E ao fim dos dias…o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hanaias, Misael e Azarias, e em toda a matéria de sabedoria e de inteligência, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos ou astrólogos que havia em todo o seu reino.” Daniel 1:18-20.
13- Que admoestação é feita quanto a induzir outros à intemperança?
“Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Tu, que lhe chegas o teu odre, e o embebedas.” Habacuque 2:15.
14- Que espécie de professos cristãos se deve evitar?
“Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão.” 1ª Coríntios 5:11.
15- Entrarão os bêbados no Reino dos Céus?
“Nem os devassos, nem os idólatras…nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os que enganam herdarão o reino de Deus.” 1ª Coríntios 6:6,10 – ver Apocalipse 21:27.
16- Qual é a perfeição de carácter a alcançar pelo cristão?
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1ª Tessalonicenses 5:23.

Exemplos bíblicos notáveis de temperança:
A mulher de Manoá, mãe de Sansão: Juízes 13:4 e 12:14
Ana, mãe de Samuel: 1ª Samuel 1:13
Os recabitas: Jeremias 35:1-10
João Baptista: Lucas 1:13-15.

ESTUDO – 4
A INSTITUIÇÃO DO MATRIMÓNIO

1- Após ter criado o homem, que disse Deus?
“E disse o Senhor: Não é bom que o homem esteja só.” Génesis 2:18.
2- Que disse então Deus que faria?
“Far-lhe-ei uma adjutora.” Génesis 2:18
3- Podia uma tal companheira ser encontrada entre as outras criaturas que Deus já tinha criado?
“E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.” Génesis 2:20.
4- Que fez Deus?
“Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar, e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou a mulher e trouxe-a a Adão.” Génesis 2:21,22.
Nota: Que maravilhosa, na plenitude do seu significado, é esta simples e sugestiva história, de que os cépticos escarnecem! Deus não fez o homem conforme à ordem dos animais inferiores, mas “à Sua imagem.” Nem escolheu a companheira do homem uma espécie de seres, mas fê-la do próprio homem – da sua própria natureza. E não tirou essa substância dos pés do homem, a fim de não tomar essa circunstância como motivo para a inferiorizar; nem a tirou da cabeça do homem, para que a mulher não supusesse poder assumir autoridade sobre o homem; mas sim do lado do homem, para que a mulher não tomasse tal facto como podendo ter autoridade sobre ele; mas sim do lado do homem, de sobre o coração, que é sede das afeições, para que a mulher ficasse ao lado do homem e, como sua igual, e, abençoados por Deus cumprissem o desígnio e destino da raça – o homem, forte, nobre, digno; a mulher, delicada, compassiva, amorosa. Quão exaltado e inspirador é que assim tenha sido, do que a teoria de que o homem tenha evoluído duma ordem inferior de animais!
5- Ao receber das mãos de deus a mulher, que disse Adão?
“E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.” Génesis 2:23.
6- Que grande verdade foi então estabelecida?
“Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Génesis 2:24.
7- Com que palavras reconheceu Cristo o matrimónio como sendo Instituição divina?
“Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus juntou não o separe o homem.” Mateus 19:6.
Nota: Deus celebrou o primeiro casamento. Assim esta instituição tem como Originador o Criador do Universo. “Venerado…seja o matrimónio.” (Hebreus 13:4); foi esta uma das primeiras dádivas de Deus ao homem, e é uma das instituições que, depois da queda, Adão trouxe consigo dalém das portas do Paraíso. Quando os princípios divinos são reconhecidos e obedecidos nesta relação, o casamento é uma bênção; preserva a pureza e a felicidade do género humano, provê às necessidades sociais do homem, eleva a natureza física, intelectual e moral.
8- De que maneira Deus resguardou a relação matrimonial?
“Não adulterarás.” “Não cobiçarás a mulher do teu próximo.” Êxodo 20:14 e 17.
9- Que mandamento é dado no Novo Testamento relativo ao matrimónio?
“Venerado seja entre todos o matrimónio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará.” Hebreus 13:4.
Nota: O casamento é por muitos considerado levianamente – sendo mesmo muitas vezes objecto de zombaria. A sua origem divina, o seu grande objectivo, e as suas possibilidades influência para o bem ou para o mal são negligenciados, e não raro entra-se no casamento sem a compreensão dos deveres e responsabilidades. A relação matrimonial é com frequência usada na Escritura como símbolo da relação existente entre Deus s o Seu povo.
Ver: romanos 7:1-14; 2ª Coríntios 11:2; Oséias 2:19,20; Apocalipse 19:7.
10- Que espécie de casamentos foi, depois da queda, instituído pelos homens, e deu origem a grande mal?
“E aconteceu que, como os homens se começaram a multiplicar sobre a Terra, e lhe nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram Formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.” Génesis 6:1,2.
Nota: Não só houve poligamia, que é em si um mal, mas os “filhos de Deus,” descendentes de Sete, casaram com as “filhas dos homens,” descendentes do idólatra Caim, corrompendo assim a semente, ou a Igreja do próprio Deus. Tendo sido assim derrubada todas as barreiras contra o mal, toda a raça ficou corrompida, a violência encheu a Terra e veio o Dilúvio.
11- Que restrição colocou Deus ao casamento entre os israelitas?
“Sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos, contanto que se casem na família da tribo do seu pai.” Números 26:6.
12- Que proibição estabeleceu Deus ao Seu povo escolhido quanto ao casamento com pagãos que entre eles habitavam, e porquê?
“Nem te aparentarás com elas; não darás as tuas filhas a seus filhos, e não tomarás as suas filhas para os teus filhos; pois fariam desviar os teus filhos de Mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.” Deuteronómio 7:3,4.
13- Que instrução contém o Novo Testamento com respeito ao casamento com descrentes?
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente.” 2ª Coríntios 6:14-16.
14- Que instruções deu Abraão ao seu servo Eliézer, ao enviá-lo em busca de esposa para o seu filho Isaque?
“Tomes mulher para o meu filho da minha família e da casa de meu pai.” Génesis 24:50.
Nota: Este texto indica que nos primitivos tempos bíblicos aos pais incumbia mais a escolha da companheira para a vida dos seus filhos. Hoje, não é assim, não deixa de ser intrinsecamente verdade, que Deus continua a desejar que os seus filhos formem lares cristãos. Os jovens que sejam sábios buscarão o conselho dos pais crentes, e sobretudo, procurarão conhecer a vontade de Deus, antes de entrarem numa relação de tão importantes consequências.
15- Por quanto tempo une o matrimónio as partes contraentes?
“Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei.” Romanos 7:2, ver 1ª Coríntios 7:39.
16- Qual é a única circunstancia reconhecida por Cristo para a dissolução da relação matrimonial?
“Qualquer que repudiar a sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério.” Mateus 19:9.
As leis civis de alguns países reconhecem outras razões como causas justificadas para a separação, tais como crueldade extrema, embriaguez habitual, ou outras ofensas graves; mas uma única, segundo Cristo, justifica a anulação completa do laço matrimonial.

ESTUDO – 5
COMO TORNAR O LAR FELIZ
1- Onde e por quem foram lançados os fundamentos do lar?
“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, pôs ali o homem que tinha formado.” Génesis 2:8
2- Que, além do homem, era necessário para forma esse lar?
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.” Génesis 2:18.
3- Depois de criar Adão e Eva, que lhes disse Deus?
“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: frutificai e multiplicai-vos, e enchei a Terra.” Génesis 1:28.
4- A que são comparados a esposa e filhos do homem que teme ao Senhor?
“Feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.” Salmo 128:2,3.
5- Que são os filhos, segundo o dizer das Escrituras?
“Eis que os filhos são a herança do Senhor.” Salmo 127:3.
“Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são os seus pais.” Provérbios 17:6.
6- Como deve a esposa considerar o marido
“Vós, mulheres, sujeitai-vos e vossos maridos, como ao Senhor. Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja.” Efésios 5:22,23.
7- E como deve o marido considerar a esposa?
“Vós, maridos, amai as vossas mulheres, como também Cristo amou a Igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela. …Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como ao seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher. Ama-se a si mesmo…Assim também vós cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” Efésios 5:25-33.
8- Como admoesta a Palavra de Deus os maridos?
“Vós, maridos, amai as vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.” Colossenses 3:19.
9- Porque deve a esposa ser sujeita ao marido?
“Semelhantemente vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos, para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte das suas mulheres sejam ganhos sem palavras.” 1ª Pedro 3:1.
10- Devem os filhos respeitar os pais?
“Vós, filhos, sede obedientes aos vossos pais no Senhor, porque isto é justo.” Efésios 6:1.
11- Como deve a mãe prender ao lar o coração dos seus queridos?
“Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.” Provérbios 31:26.
Nota: Temos de entrar no coração dos nossos filhos, se os queremos suster, ajudar, abençoar e levá-los connosco para o Céu.” Francês Murphy
12- Como será considerada uma tal mãe?
“Levantam-se os filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também o seu marido, que a louva.” Provérbios 31:28.
13- Com que fidelidade devem os pais ensinar os filhos os preceitos e mandamentos de Deus?
“E as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronómio 6:7.
Nota: Deve-se tornar o lar uma escola de instrução, de preferência a fazê-lo um lugar de monótona lida ou diversão. Os serões devem ser considerados como períodos preciosos, sendo consagrados à instrução dos filhos no caminho da justiça. Mas quantas crianças são lamentavelmente negligenciadas! Não são educadas no lar, para que compreendam a verdade de Deus, nem exercitadas no amor da justiça e do juízo. Cumpre instruí-las pacientemente de modo a compreenderem as leis que as regem, e conhecerem os motivos das suas acções. Devem ser levadas à harmonia com as leis do Céu, a nutrir a verdade tal como é ela em Jesus. Serão assim habilitadas a unir-se à sociedade dos anjos, e a estar na presença do adorável Redentor.” – Sabbath School Worker.
14- Qual o grande segredo de um lar feliz?
“Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi gordo, e com ele o ódio.” Provérbios 15:17.

Sem comentários: