5.8.08

08 - O SÁBADO BÍBLICO

ESTUDO BÍBLICO – 1
A INSTITUIÇÃO DO SÁBADO
1- Quem e em que momento foi feito o Sábado?
“Assim os céus, e a Terra e todo o seu exército foram acabado, e havendo Deus acabado no dia sétimo a Sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a Sua obra, que tinha feito.” Génesis 2:1,2.
2- Depois de descansar no sétimo dia, que fez Deus?
“E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra, que Deus criara e fizera.” Génesis 2:3.
3- Que três actos distintos, marcam a diferença o Sábado dos outro dias?
Deus descansou, abençoou e santificou.
Santificar: “tornar sagrado ou santo; separar para uso santo ou religioso.” Dicionário de Webster.
4- Teve Cristo qualquer participação na Criação e na dádiva do Sábado?
“Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” João 1:3 – ver Efésios 3:9; Colossenses 1:16; Hebreus 1:2.
Nota: Tendo Cristo sido o Agente activo na Criação, descansou com o Pai, no sétimo dia. Este é, pois, o dia de descanso do Pai e do Filho (da Trindade). É também o seu?
5- Por causa de quem, diz Jesus, foi o Sábado feito?
“E, disse-lhes: O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado.” Marcos 2:27.
Nota: Não foi feito para os judeus exclusivamente. Os judeus herdaram o nome de Judá, um dos doze filhos de Jacob, de quem são descendestes. O Sábado foi feito mais de dois mil anos antes de haver um único judeus. Ao dizer S. Paulo: “Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher do varão” (1ª Coríntios 11:9), compreendemos querer dizer que o matrimónio foi instituído por Deus para todos os homens. Semelhantemente acontece com o Sábado. Este dia foi feito para o género humano.
6- Que requer o mandamento do Sábado?
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e fará toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. “ Êxodo 20:8-10.
7- Que razão é apresentada no mandamento para a santificação do dia de Sábado?
“Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:11.
Nota: O Sábado é o memorial da Criação, e o sinal do poder criador de Deus. Por meio da sua observância, é o desígnio divino que o homem se lembre sempre do Criador como o Deus vivo e verdadeiro, Criador de todas as coisas.
8- Abençoou e santificou Deus o sétimo dia enquanto nele descansava, ou depois de ter terminado o Seu repouso nesse dia?
“E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele DESCANSOU de toda a Sua obra, que Deus criara e fizera.” Génesis 2:3.
9- Como provou Deus a Israel no deserto?
“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá cada dia a porção para cada dia, para que Eu veja se anda na Minha lei ou não.” Êxodo 16:4.
Nota: Saliente-se que neste momento Deus ainda não tinha escrito a Lei dos Dez Mandamentos nas tábuas de pedra, no entanto refere “para que Eu veja se anda na Minha lei”, querendo isto dizer, que o Sábado era mandamento sagrado, transmitido no mínimo, oralmente de geração em geração.
10- Em que dia era recolhido porção dobrada do maná?
“E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.” Êxodo 16:22.
11- Que respondeu Moisés aos príncipes?
“E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor.” Êxodo 16:23.
12- Quando disse Deus isso?
No começo, quando santificou o sábado. Génesis 2:3.
No deserto de Sim, antes de Israel chegar ao Sinai, Moisés disse ao seu sogro Jetro: “…e lhes declare os estatutos de Deus, e as Suas leis” Êxodo 18:16, o que mostra que esses estatutos e leis existiam antes de serem proclamados no Sinai.
13- Que fizeram alguns do povo no sétimo dia?
“E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.” Êxodo 16:27.
14- Como foram reprovados por Deus?
“Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os Meus mandamentos e as Minhas leis?” Êxodo 16:28.
15- Porque era dada porção dobrada de maná no sexto dia?
“Vede, visto que o Senhor vos deus o sábado, por isso, Ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.” Êxodo 16:29.
16- Como provou então o Senhor ao povo (v.4) com o propósito de ver se guardariam a Sua Lei ou não?
Vemos, assim, que o mandamento do sábado fazia parte da lei de Deus antes de essa lei ser proclamada no Sinai; pois este incidente ocorreu no deserto de Sim, antes dos filhos de Israel terem chegado ao Sinai, onde foi entregue a Lei. Tanto o sábado como a lei existem desde a Criação.

ESTUDO – 2
O SÁBADO NA HISTÓRIA

1- Quando e porque acto foi o sábado estabelecido?
“E havendo Deus acabado no sétimo dia a Sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a Sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra, que Deus cariara e fizera.” Génesis 2:2,3.
2- Que divisão do tempo é estabelecida pela sábado?
A Semana.
Uma das mais extraordinárias confirmações colaterais da história da criação é a adopção geral da divisão do tempo em semanas, que se estende desde os países cristãos da Europa às remotas praias do Hindustão, e tem igualmente prevalecido entre hebreus, egípcios, chinês, gregos, romanos e bárbaros nórdicos – de cujas nações algumas tinham pouco intercâmbio com as outras, e nem por nome eram conhecidas dos hebreus.” – Introduction to the Critical Study anda Knowledge of the Holy Scritures, de Horne, vol.I, p. 69, edição de 1841.
“O sete como algarismo desde os tempos mais antigos tem sido honrado entre as nações da Terra. Parece ser, que desde o princípio, tem medido o tempo por semanas. A origem disso, segundo expôs Moisés nos seus escritos, foi o Sábado de Deus.” Brief Dissertation on the First Chapters of Genesis, Dr. Lyman Coleman, p. 26.
Génesis 7:14 e 10; 8:10 e 12, mostram que a semana era conhecida no tempo dilúvio.
3- Qual é o reconhecimento do sábado do sétimo dia nas várias línguas do Mundo hoje?
O seu reconhecimento é generalizado.
Há alguns anos o Dr. William Mead Jones, de Londres publicou uma “Tábua da Semana” mostrando o estilo do ciclo semanal e as designações dos vários dias da semana em cento e sessenta línguas. Essa tábua mostra claramente que o período de sete dias, ou semana, era conhecido desde os tempos mais remotos, e que em cento e oito dessas línguas é o sétimo dia chamado sábado ou dia santo. Eis um extracto das línguas mais conhecidas, contidas nesse estudo:
Abissínio - Sanbat - Sábado
Afgão - Shamba - Sábado
Alemão - Samstag - Sábado
Árabe - Assabt - O Sábado
Arménio - Shapat - Sábado
Espanhol - Sabado - Sábado
Francês - Samedi - Sábado
Grego - Sabbaton - Sábado
Hebreu - Shabbath - Sábado
Hindustão - Shamba - Sábado
Inglês - The Sabbat - Sábado
Italiano - Sabbato - Sábado
Latim - Sabbatum - Sábado
Malaio - Ari-Sabtu - Dia de Sábado
Persa - Shambin - Sábado
Polaco - Sobota - Sábado
Português - Sábado - Sábado
Prussiano - Sabático - Sábado
Russo - Subbota - Sábado
Turco – Yomessabt – Sábado
Nota: Sabe o significado de domingo em Inglês e em Alemão?

4- Que razão apresentou Deus no Sinai para abençoar e separar o sétimo dia como dia santificado para repouso?
“Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou.” Êxodo 20:11.
5- Que promessa fez Deus a Israel, por intermédio de Jeremias, caso guardassem o Sábado?
“Será pois que, se diligentemente Me ouvirdes, diz o Senhor, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de sábado, e santificardes o dia de sábado, não fazendo nele obra alguma; então entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, assentados sobre o trono de David, andando em carros montados em cavalos, eles e seus príncipes, os homens de Judá, e os moradores de Jerusalém: e esta cidade será para sempre habitada.” Jeremias 17:24,25.
6- Que disse o Senhor aconteceria caso não santificassem o dia do sábado?
“Mas se não M e derdes ouvidos para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagarão.” Jeremias 17:27.
7- Que aconteceu à cidade de Jerusalém, ao ser ela capturada por Nabucodonosor, rei da Babilónia?
“E todos os vasos da casa de Deus…levou para Babilónia. E queimaram a casa do Senhor, e derrubaram os muros de Jerusalém; e todos os seus palácios queimaram a fogo.” 2ª Crónicas 36:18,19.
8- Porque aconteceu isto?
“Para que se cumprisse a palavra do Senhor, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou.” 2ª Crónicas 36:21.
Nota: O cativeiro babilónico de Israel, executado por Nabucodonosor e os seus filhos, durou setenta anos porque durante 420 anos, ou seis vezes setenta anos – desde os dias de Salomão até ao tempo de Nabucodonosor – haviam grandemente negligenciado a observância do sábado. Ver Ezequiel 22:8 e 26; Jeremias 258-11; 17:24 e 27; 2ª Crónica 36:15-21. Os setenta anos de desolação repararam os 420 anos de profanação do sábado.
9- Depois da restauração de Israel do cativeiro babilónico, que disse Neemias ter sido o motivo do castigo?
“E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: que mal é este que fazeis, profanado o dia de sábado? Porventura não fizeram vossos pais assim, e o nosso Deus não trouxe todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais ao ardor da Sua ira sobre Israel, profanando o sábado.” Neemias 13:17,18.
10- Que diz Neemias ter Deus dado a Israel e a sua importância?
“E sobre o Monte Sinais desceste, e falaste com eles desde os céus, deste-lhes juízos rectos, e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons, e o Teu santo sábado lhes fizeste conhecer.” Neemias 9:13,14.
Nota: Este texto não diz que Deus fez ou santificou o sábado no Monte do Sinai, mas que o lembra e escreve nas tábuas de pedra. Durante o período do cativeiro no Egipto, tinham-no claramente negligenciado e até abandonado.
11- Quando aqui na terra, como considerou Cristo o sábado?
“E chegado a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga, e levantou-Se para ler.” Lucas 4:16.
12- Como reconheceu Jesus a lei do sábado?
“E ele lhes disse:…É, por conseguinte, lícito fazer bem nos sábados.” Mateus 12:11,12.
Diz William Prynne: “Certo é que o próprio Cristo, e os Seus Apóstolos e os cristãos primitivos durante bastante tempo constantemente observaram o sábado do sétimo dia.” Dissertation on the Lord´s Day Sabbath, p. 33.
Morer, clérigo erudito da Igreja da Inglaterra, diz: “Os primitivos cristãos tinham grande veneração pelo sábado, e passavam o dia em devoções e sermões. E não é de duvidar-se que os próprios Apóstolos seguissem essa prática, como a esse respeito se lê em vários textos.” Dialogue on the Lord´s Day, p. 189.
Afirma o historiador Neander: “A oposição ao judaísmo, muito cedo, realmente, introduziu a festividade particular do domingo, em substituição do sábado. …O feriado do domingo, como todos os outros, foi sempre uma ordenança simplesmente humana, e estava longe das cogitações dos apóstolos estabelecer a esse respeito uma ordem divina – longe deles e da Igreja primitiva e Apostólica, transferir para o domingo as leis do sábado. Talvez no fim do segundo século, começou-se a fazer uma falsa aplicação dessa espécie, pois por esse tempo os homens consideravam pecado o trabalho aos domingos.” Church History, Neander, p. 186.
O Dr Lyman Abbott: “A noção corrente de que Cristo e os Seus Apóstolos mediante a Sua autoridade substituíram o sétimo dia pelo primeiro, não tem absolutamente base no Novo Testamento.” Christian Union de 26 de Junho de 1890.
Diz o Arcebispo Farrar: “A igreja Cristã não efectuou transferência formal de um dia para o outro, mas gradual e quase inconsciente.” The Voice From Sinai, p. 167.
13- Qual foi um dos primeiros esforços da igreja romana em favor do reconhecimento do domingo?
Em 196 A.D., Vítor, bispo de Roma, tentou impor a todas as igrejas o costume romano da Páscoa, celebrada cada ano no domingo. Ver a História dos Papas, de Bower, Vol. I. ps. 18,19.
14- Qual foi um dos principais motivos para a convocação do Concílio de Nicéia, em 325 A.D.?
“A questão referente à observância da Páscoa, agitada no tempo de Aniceto e Policarpo, e depois no de Vítor, estava ainda por decidir-se. Constituiu um dos principais motivos para a convocação do Concílio de Nicéia, sendo, depois da controvérsia ariana, o assunto mais importante a ser considerado.” Historical View of the Council of Nice, de Boyle, p. 23, edição de 1836.
15- Como ficou finalmente decidido o assunto?
“O dia da Páscoa foi fixado no domingo que se seguisse à primeira Lua cheia depois do equinócio vernal.” Idem, p. 24.
16- Ao insistir na observância desse decreto nas igrejas, que razão para isso invocou Constantino?
“Não tenhamos, pois, coisa alguma em comum com a vil plebe judia.” Idem, p. 52.
17- Que já fizera Constantino em 321 A.D., para levar o domingo a posição de preeminência?
Promulgou um édito, dispondo “que os juízes e o povo das cidades, repousam no venerável dia do Sol.” Ver Enciclopédia Britânicas, artigo Domingo, e esta obra, p. 442.
18- A quem atribui Eusébio, bispo de Cesaréia, e um dos mais fervorosos sustentáculos de Constantino, a transferência das obrigações do sábado para o domingo?
“Todas as coisas, sejam quais forem, que era dever fazer no sábado, essas NÓS transferimos para o dia do Senhor (domingo).” Commentary on the Psalms, citado em Cox´s Sabbath Literature, Vol. I, p. 361.
19- Que fez Silvestre, bispo de Roma, de 314 até 337 A.D., por sua “autoridade apostólica”, em favor do domingo?
Oficialmente mudou o nome do primeiro dia, chamando-lhe “dia do Senhor” ver História Eclesiástica, de M. Ludovicum Lucium, cent. 4, cap. 10, ps. 739, 740, edição de Basileia, 1624.
20- Que decretou o Concílio de Laodicéia em 354 A.D.?
Cânon 29. “Os cristãos não judaizarão ao sábado, nem nele permanecerão ociosos, mas trabalharão nesse dia; mas o dia do Senhor será para eles especialmente honrado.” History of the Councils of the Church, Charles Josepth Hefele, vol. II, p. 316.
21- Até quando se sabe que os cristãos observaram o sábado?
“Até ao quinto século foi mantida pela igreja cristã a observância do sábado judeu.” Ancient Christianity Exemplified, Lyman Coleman, cap. 26, sec. 2.
22- Como se generalizou segundo o historiadore Sócrates, que escreveu em meados do quinto século, ter sido a observância do sábado por parte das igrejas cristãs do seu tempo?
“Conquanto quase todas as igrejas do mundo celebrem os sagrados mistérios do sábado de cada semana, os cristãos de Alexandria e Roma, contudo, por motivo de alguma antiga tradição, recusam-se a fazer o mesmo.” Eccliastitical History, Sócrates, Livro 5, cap. 22.
23- Que dia observavam na Idade Média alguns dos valdenses?
“Eles guardavam o dia do sábado, observavam a ordenança do baptismo conforme a igreja primitivo, instruíam os filhos nos pontos da fé cristã e nos mandamentos de Deus.” Church History, Jones, Vol. II, cap. 5, sec. 4.
24- Quem dentre os primeiros reformadores suscitou esta questão da observância do sábado?
“Carlstadt defendeu a divina autoridade do sábado do Velho Testamento.” Life of Luther, Dr. Barnes Sears, p. 402
25- Que disse Lutero das ideias de Carlstadt sobre o sábado?
“Em verdade, se Carlstadt escrevesse mais acerca do sábado, o domingo teria que lhe ceder o lugar, e o sábado ser santificado.” Against the Celestial Prophets, Lutero, citado em Life of Martin Luther in Pictures, p. 147.
26- Que reivindicação faz agora a Igreja Romana a propósito da modificação do sábado para o domingo?
Pergunta: Tendes qualquer outra maneira de provar que a Igreja tem poder de instituir festas por preceito?
Resposta: Não tivesse ela esse poder, e não poderia ter feito aquilo em que concordam todos os religiosos modernos – não poderia ter substituído a observância do sábado do sétimo dia da semana, pela do domingo, o primeiro dia, para cuja mudança não há autoridade escriturística.” Douctrinal Cathecism, Reverendo Stephen Keenan, p. 174.
Nota: Por falta de suficiente luz e investigação, e por causa de alguns que se opuseram ao sábado durante a Reforma, foi o domingo levado do catolicismo para a igreja protestante, e é agora afagado como instituição do Senhor. Entretanto, é evidente não ser ele planta Sua, mas obra e resultado da apostasia. Proclama-se, porém, agora uma mensagem de reavivamento da verdade nesse particular convidando a uma genuína reforma. Deus abençoa quem com temor e amor reverencia o abençoado DIA.

ESTUDO – 3
RAZÕES PARA A GUARDA DO SÁBADO

1- Qual é uma grande clara evidência que distingue o verdadeiro dos falsos deuses?
“O Senhor Deus é a verdade; Ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno…Os deuses que não fizeram os céus e terra desaparecerão da terra e de debaixo do céu. Deus fez a terra pelo Seu poder; Ele estabeleceu o mundo por Sua sabedoria e com a Sua inteligência estendeu os céus.” Jeremias 10: 10-12.
2- Quando o apóstolo Paulo anunciou o verdadeiro Deus aos atenienses idólatras, como O apresentou ele?
“Esse pois voos honrais, não O conhecendo, é o que eu vos anuncio. O Deus fez o mundo e tudo o que e nele há.”
Actos 17:23,24.
3- Que disseram os apóstolos aos idólatras, em Listra?
“Nós…vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu e a terra, e o mar, e tudo quando há neles.” Actos 14:15 –ver Apocalipse 10:6, 14:6,7.
4- Que razão é apresentada no quarto mandamento para a santificação do sábado?
“Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou.” Êxodo 20:11.
Nota: O sábado o grande memorial da criação e do poder criador de Deus, um constante memorial do Deus vivo e verdadeiro. O propósito divino em fazer o sábado, e em ordenar que seja santificado, é que o homem nunca esqueça – o Criador de todas as coisas.
“Sendo o sábado original uma perpétua memória de Deus, e um convite ao homem para reverenciar Deus não pode o homem observar um outro dia e lembrar-se do Criador.” Professor E. W. Thomas, M.A., Herald of Gospel Liberty.
Ao verificarmos que dois terços dos habitantes do mundo são hoje idólatras, e que desde a queda, a idolatria, com o seu séquito de males associados e resultantes, tem sempre sido um pecado dominante; e pensarmos em que a observância do sábado, conforme foi ordenada por Deus, teria evitado tudo isso, podemos melhor apreciar o valor da instituição do sábado e a importância de o observar.
5- Que, diz Deus, será o sábado para os que o santificarem?
“E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre Mim e vós, para eu saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.” Ezequiel 20:20
6- Quão importante é que conheçamos a Deus?
“E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviastes.” João 17:3.
7- Existe qualquer perigo de os escolhidos de Deus o esquecerem?
“Guarda-te para que te não esqueças do Senhor teus Deus, não guardando os Seus mandamentos, e os Seus juízos, e os Seus estatutos.” Deuteronómio 8:11.
8- Que outra razão é apresentada para a guarda do sábado?
“Certamente guardareis os Meus sábados: porquanto isso é um sinal entre Mim e vós nas vossas gerações: para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica.” Êxodo 31:13.
9- Que razão especial possuam os israelitas para guardar o sábado?
“Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egipto, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido: pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.” Deuteronómio 5:15
Nota: Durante o cativeiro os israelitas tinha a até certo ponto perdido o conhecimento de Deus, e apartado do Seus preceitos. O sábado chegou a ser por eles grandemente desprezado; e em consequência da opressão dos Faraós, especialmente do Faraó do êxodo, como testemunham as rigorosas exacções sobre eles exercidas por esse último rei por intermédio dos seus feitores, a observância do sábado foi tornada aparentemente impossível. Ver Êxodo 5:1-19. O ponto especial, tanto de reforma como de conflito, imediatamente anterior à sua libertação do cativeiro, foi sobre a observância do sábado. Moisés e Arão tinham-lhes mostrado que a obediência a Deus era a primeira condição para a intervenção de Deus na libertação. O esforço para restaurar o memorial da Criação, entre os israelitas, tinha chegado ao conhecimento do Faraó; resultando numa acusação formal contra eles: “Então disse-lhes o rei do Egipto: Moisés e Arão, porque fazeis cessar o povo das suas obras? Ide a vossas cargas….Eis que o povo da terra já é muito, e vós os fazeis abandonar as suas cargas.” Êxodo 5:4,5.
A libertação dessa opressão era de facto, portanto, uma razão adicional e especial para a fidelidade do sábado. Mas o Egipto e o cativeiro egípcio simplesmente representam o pecado e a escravidão do pecado. Ver Apocalipse 11:8; Oséias 11:1; Mateus 2:15; Zacarias 10:10. cada um, pois, que foi liberto do pecado, deve ter a mesma atitude que era esperada dos israelitas para com o sábado. Observar em reconhecimento ao Deus do Sábado, ao Deus que liberta.
10- Qual diz o salmista foi a razão porque Deus tirou o Seu povo do Egipto e o levou para Canaã?
“E tirou dali o Seu povo com alegria, e os Seus escolhidos com regozijo, e deu-lhes as terras das nações, …para que guardassem os Seus preceitos, e observasse as Suas leis.” Salmo 105:43-45.
10- Qual é o significado do termo sábado?
Repouso.
Antes da queda do homem, era o divino propósito que o tempo do homem fosse ocupado com trabalho agradável e revigorante, e não cansativo. Génesis 2:15. O trabalho cansativo e exaustivo veio em consequência do pecado. Génesis 3:17-19. se bem que sob a vigência do pecado, o sábado, portanto, proporcione repouso físico tanto ao homem como aos animais de carga (Êxodo 23:12) de maneira não originalmente intencionada, o descanso físico não era o seu desígnio ou propósito original ou primário. Foi ordenada a cessação dos trabalhos comuns da semana, não porque em si mesmos estes sejam incorrectos ou pecaminosos, mas para que o homem pudesse ter um tempo determinado e um período que se repetisse com frequência, para a contemplação do Criador e das Suas obras. Sob o Evangelho o sábado é um sinal de repouso espiritual e de libertação do pecado. Assim lemos: “Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou das suas obras, como Deus das Suas.” Hebreus 4:10.
11- Quem concede este repouso do pecado?
“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim que sou manso, e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:28,29.
Nota: o sábado é, pois, um sinal do repouso da alma, concedido por Cristo ao cansado e oprimido pelo pecado.
12- Foi o sábado designado para ser um dia de adoração pública?
“Seis dias obra se fará, mas ao sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação.” Levítico 23:3.
13- Ensina o Novo Testamento esse mesmo dever?
“E consideremo-nos uns aos outros, e exortando-nos à caridade e às boas obras; não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10: 24,25.
14- Que diz Malaquias dos que temem ao Senhor?
“Então aqueles que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro; e o Senhor atenta e ouve; e há um memorial escrito diante d´Ele, para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do Seu nome. E eles serão para Mim particular tesouro; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.” Malaquias 3:16,17.
15- Será o sábado observado como dia de adoração, na nova Terra?
“Porque, com os céus novos, e a terra nova, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor.” Isaías 66:22,23.
Tu nos fizeste para Ti mesmo, e o nosso coração não tem repouso enquanto não o encontrar em Ti.

ESTUDO – 4
O MODO DE OBSERVAR O SÁBADO

1- Qual é a primeira ordem do mandamento do sábado?
“Lembra-te do dia do sábado.” Êxodo 20:8.
2- Qual é o dia do sábado?
“O sétimo dia é o sábado.” Êxodo 20:10
Nota: Na língua portuguesa, torna-se fácil identificar o sábado com o sétimo dia, no entanto, é necessário ter em conta que o domingo é o primeiro dia da semana, o que nem sempre é óbvio. Se pensarmos no entanto; “segunda-feira”, podemos concluir que não há segundo sem que antes haja um primeiro. O domingo é o primeiro dia da semana e o sétimo é o sábado.
3- Para que propósito deve o dia de sábado de ser lembrado?
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” Êxodo 20:8.
Nota: Através de toda a semana deve ser lembrada ou conservada em mente a santificação do sábado. Não devem ser feitos quaisquer contratos ou arranjos comerciais nem admitida uma forma de viver que impeça a sua devida ou santa observância, ou com ela interfira.
4- Quem santificou o dia do sábado?
“Portanto abençoou o Senhor o dia de sábado, e o santificou.” Êxodo 20:11.
Nota: Deus santificou o sábado, tornando-o santo; nós devemos santificá-lo, observando-o como tal.
5- Que torna uma coisa santa?
A presença de Deus nela. Ver Êxodo 3:5; 29:43-46; Josué 5:13-15.
6- No propósito de santificarmos o sábado, que devemos reconhecer?
A presença divina nesse dia; a sua bênção sobre ele; e a sua santificação também.
7- Quando, segundo a Bíblia, começa o sábado?
“E foi a tarde e a manhã o dia primeiro” “E foi a tarde e a manhã o dia segundo.” Etc., ver Génesis 1:5,8,13,19,23 e31.
A tarde começa “ao pôr-do-sol” ver Deuteronómio 16:6; Mateus 1:32; Deuteronómio 23:11; 1ª Reis 22:35,36; 2ª Crónicas 18:34.
8- Reconhece a Bíblia este tempo como sendo o correcto começo e fim do sábado?
“Duma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.” Levíticos 23:32.
Nota: A grande vantagem da observância do sábado de acordo com o método bíblico de marcar o tempo, isto é, do pôr do sol ao pôr do sol, sobre a fórmula moderna de horas, minutos e segundos, ou seja da meia-noite à meia-noite, está em que, pelo primeiro, a pessoa está acordada para dar as boas-vindas e as despedidas ao dia quando começa e quando finda. Os métodos divinos são sempre os melhores. O pôr-do-sol é o grande sinal natural para estabelecer a divisão do tempo em dias.
9- Que espécie de trabalho deve ser feito através da semana?
“Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.” Êxodo 20:9.
11- Como indica o Senhor, por meio do profeta Isaías, qual é a verdadeira observância do sábado?
“Se desviares o teu pé do sábado, e de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso, e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras, então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança do teu pai Jacob; porque a boca do Senhor o disse.” Isaías 58:13,14.
12- Qual é o carácter divino, e como somente pode Deus ser verdadeiramente adorado?
“Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade.” João 4:24.
Nota: Esta é uma razão por que a tentativa de impor observância do sábado por meio de leis humanas de repouso obrigatório é completamente fora de propósito. Tais leis nunca podem produzir verdadeira adoração ou repouso sabático, porque ele é espiritual, e deve ser do espírito e do coração, e não negligente, formal nem forçado.
13- O sábado é sinal de qualquer coisa muito importante, o que é?
Para que ele santifique o Seu povo, ou faça-o santo – ver Êxodo 31-13; Ezequiel 20:12.
14- Que sugere o “salmo e cântico para o sábado” como actos e temas adequados para o pensamento e meditação no sábado?
“Bom é louvar ao Senhor, e cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo; para de manhã anunciar a Tua benignidade, e todas as noites a Tua fidelidade; sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério; sobre a harpa com som solene, pois Tu, Senhor, me alegraste com os Teus feitos; exultarei nas obras das Tuas mãos. Quão grandes são Senhor, as Tuas obras! Muito profundos os Teus pensamentos.” Salmo 92:1-5.
15- Que declaram as obras de Deus?
“Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos. Um dia faz declaração ao outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes.” Salmo 19:1-3.
Nota: O desígnio divino é que o sábado dirija a mente dos homens para as Suas obras criadas, e por meio delas, para Ele, Criador. A própria Natureza fala-nos aos sentidos, dizendo-nos que Deus existe, Criador e supremo Dirigente do Universo. O sábado, qual agulha de uma bússola aponta para Deus como a Origem da Criação, o Imane do Universo para quem convergem todas as coisas. A sua devida observância, portanto, deve tender a evitar a idolatria, o ateísmo, o agnosticismo, a infidelidade, a descrença e a irreverência; e, gera um sentimento de repulsa pelo pecado, ao mesmo tempo que impele para um conhecimento sempre maior e pessoal de Deus.
16- Estava o sábado destinado a ser o dia de adoração pública?
“Seis dias obra se fará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso, santa convocação.” Levíticos 23:3
Nota: O termo convocação significa “reunião de pessoas”, e é sempre usado na Bíblia com referência a reuniões de carácter religioso.
17- Que exemplo público da observância do sábado deu Jesus?
“Entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga, e levantou-SE para ler.” Lucas 4:16.
18- Que dia é especialmente indicado como sendo o dia de preparação para observar o sábado?
“E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado.” Lucas 23:54 – ver Êxodo 16:22,23.
Nota: Para que o dia de sábado seja santificado ele precisa ser lembrado através de toda a semana; e no sexto dia, ou no dia que antecede o sábado, deve ser feita preparação especial a fim de estar-se pronto para dar as boas-vindas ao sábado e guardá-lo, quando chegar.
19- Como faziam os israelitas no deserto a preparação no sexto dia para o sábado?
“E aconteceu que ao sexto dia colheram não em dobro, dois gomeres para cada um.” Êxodo 16:22.
Conclusão: O sábado não deve ser um dia de trabalhos comuns, ociosidade ou divertimento, mas de repouso, reflexão, santo deleite e adoração. O sábado deve ser preparado a ser desfrutado como o dia mais feliz, alegre e o melhor de toda a semana. Para que a bênção possa ser de facto desfrutada, os últimos momentos da sexta-feira tudo deve estar preparado por forma a receber o sábado no espírito de adoração ao Criador.

ESTUDO 5
O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO

1- De que disse Cristo ser o Filho do homem Senhor?
“O Filho do homem até do sábado é Senhor.” Mateus 12:8 ver - Marcos 2:28.
2- Porque razão se pode afirmar que Jesus apareceu a João no sábado?
“Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta.” Apocalipse 1:10
Nota: Sendo Jesus Senhor do sábado (depreende-se do que é dito em Mateus 12:8 e Marcos 2:28), que o sábado é o “dia do Senhor”, como claramente é afirmado por João no Apocalipse.
3- Quem fez o sábado?
“Todas as coisas foram feito por Ele (Cristo, o Verbo): e sem Ele nada do que foi feito se fez.” João 1:3.
4- Guardou Cristo o sábado?
“Entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga, e levantou-Se para ler.” Lucas 4:16.
5- Conquanto Senhor, Autor e Observador do sábado, como era Jesus observado pelos escribas e fariseus nesse dia?
“E os escribas e fariseus atentavam n´Ele, se o curaria no sábado, para acharem de que O acusar.” Lucas 6:7.
6- Com que pergunta enfrentou Jesus as falsas ideias e raciocínios criados pela tradição judaica no que à observância do mandamento?
“Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: é lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? Salvara vida, ou matar? Lucas 6:9.
7- Como manifestaram eles o seu descontentamento por Cristo curar no sábado um homem com uma mão mirrada?
“E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.” Lucas 6:11. “E tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos, contra Ele, procurando ver como O matariam.” Marcos 3.6.
Nota: Iraram-se porque, além dos milagres realizados por Cristo constituírem prova inequívoca de que Ele era o Messias, Ele não mostrara submissão relativamente aos conceitos que faziam da fuarda do sábado, mas, muito pelo contrário, dava ênfase que essa forma erra errada. O orgulho ferido, a obstinação e malícia, pois, combinaram-se para os encher de furor; e saíram imediatamente e tomaram conselho com os herodianos – inimigos políticos, com que discordavam quanto a pagarem imposto a um poder estrangeiro – para o propósito de combinar a morte de Cristo, uniram-se.
8- Por ter Jesus curado um homem no sábado, e dado ordem para que levasse a sua esteira e andasse, que fizeram os judeus?
“Por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-Lo; porque fazia coisas no sábado.” João 5:16
Nota: facto digno de nota é que por essa questão da devia observância do sábado os judeus não só perseguiram a Jesus, mas tomaram conselho para o matarem. O que revela o extremo da maldade, que finalmente culminou na sua crucifixão. Pode concluir-se que o orgulho que os corroía por verem a sua autoridade posta em causa – e não a vontade de Deus – era já sinais de um estado de possessão demoníaca, o que nos deve levar a ser cautelosos, tendo ou pretendendo ter a verdade, se esta deixar de ter como fundamento o amor, perde a validade de verdade. Muitos hoje acariciam o mesmo espírito. Porque alguns não concordam com as suas ideias no que diz respeito ao dia de repouso, ou observância do sábado, são objecto de escárnio e de perseguição. Voltará a história a repetir-se em que à semelhança do que aconteceu com Cristo, poderes se aliarão para forçarem a observar um “mandamento” de tradição humana?
9- Por terem os discípulos colhidos algumas espigas de trigo no sábado, a fim de saciarem a sua fome, que acusação contra eles fizeram os fariseus?
“E os fariseus Lhe disseram: Vês? Porque fazem no sábado o que não é lícito? Marcos 2:24.
10- Qual foi a resposta de Cristo?
“Mas ele lhes disse: Nunca lestes o que fez David quanto estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de deus, no tempo de Abiatar, sumo-sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam? E disse-lhes: o sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:25-27
11- Que pretende Jesus ensinar, ao associar os actos de misericórdia ao sábado?
“Qual de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tira logo? E nada Lhe podiam responder sobre isto.” Lucas 14:5,6.
12- Segundo o profeta, Jesus tinha por objectivo transmitir a nobreza à lei que lhe era inerente ao sair das mãos de Deus: “ Engrandecerá Ele a lei, e a fará ilustre.” Isaías 42:21.
13- Depois da Sua morte qual é a atitude dos Seus seguidores?
“E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana. Mateus 28:1
Nota: Segundo o Novo Testamento, portanto, acabara o sábado quando começou o primeiro dia da semana.
14- Qual é a atitude das mulheres depois da crucifixão de Jesus?
“E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:56.
15- Que profecia de Jesus aponta para a continuação do sábado como mandamento santo depois da Sua morte?
“E orai para que a vossa fuga não aconteça no Inverno nem no sábado.” Mateus 24:20.
Jesus está a referir-se à destruição de Jerusalém, por Tito, que aconteceu na Primavera e Verão do ano 70 A.D. a fuga dos cristãos deu-se três anos e meio antes ou seja, no fim de outro do ano 66 A.D., em seguida à chegada e à súbita retirada de Céstio e do seu exército.
16- Qual é o dia de adoração e de particular testemunho dos Apóstolos?
“Chegaram a Antioquia, da Pisidía, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se.” Actos 13:14.
“E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhe fossem ditas as mesmas palavras.” Actos 13:42.
“E no dia de sábado, saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos ter lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.” Actos 16:13.
“E, passando por Anfípolis, e Apolónia, chegaram a Tessalónica, onde havia uma sinagoga de judeus, e Paulo, como tinha por costume, foi ter come eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras.” Actos 17:1,2.
Nota: Era tanto o costume de Paulo como o de Jesus (Lucas 4:16) frequentarem cultos religiosos ao sábado.

Conclusão: Desde o princípio até ao fim, a Bíblia não reconhece senão um sábado semanal – o dia em que Deus descansou no princípio; e que se tornou conhecido de Israel no Sinai (Neemias 9:13,14); foi observado por Cristo e pelos Apóstolos; e deve sê-lo pelos remidos no mundo por vir (Isaías 66:22,23).
É evidente, pois, que o sábado do Novo Testamento é o mesmo do Velho, e que nada há no Novo que desfaça o sábado do sétimo dia, pondo no seu lugar o primeiro dia da semana. Querendo ser fiel a Deus que devemos fazer? Qual é a sua decisão?

ESTUDO – 6
O SELO DE DEUS E O SINAL DA APOSTASIA
1- Que apresenta a Bíblia como sendo o objectivo dum sinal ou selo?
“Agora pois, ó rei confirma o édito, e assina a escritura, para que não seja mudada.” Daniel 6:8.
Nota: Isto é, coloca a tua assinatura real, a fim de que possa ter a devida autoridade e entrar em vigor. Era antigamente costume que os reis usassem para este propósito um anel, que continha o nome pessoal do rei, iniciais ou monograma. Jezabel, mulher de Acabe, “escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete.” 2ª Reis 21:8. Diz-se do decreto promulgado por Assuero, para a morte de todos os judeus no império persa, que “em nome do rei Assuero se escreveu, e com anel do rei se selou.” Ester 3:13.
2- Quais são os três requisitos necessários num selo oficial?
Nota: Para ser completo, deve um selo oficial apresentar três requisitos: 1) O nome do legislador; 2) O seu cargo oficial, título, ou autoridade, bem como o seu direito de governar; e 3) O seu reino, ou extensão do seu domínio e jurisdição. Por exemplo: “Professor Cavaco Silva, presidente de Portugal”, Isabel II, Rainha da Inglaterra.” etc.
3- Com que está relacionado o selo de Deus?
“Liga o testemunho, sela A LEI entre os Meus discípulos.” Isaías 8:16.
4- Mostra o primeiro mandamento quem é o autor da lei?
“Não terás outros deuses diante de Mim.” Êxodo 20:3.
Nota: Quem é o “Mim” aqui citado, o próprio mandamento não declara. Essa proibição poderá provir de qualquer fonte. Qualquer pagão poderia atribuir esse mandamento ao seu deus, e, no que se refere a esse mandamento, ninguém poderia refutar essa pretensão.
5- Indicam o segundo, terceiro, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono ou décimo mandamentos, quem seja o autor do Decálogo?
Não, nenhum deles.
O segundo mandamento proíbe a feitura e adoração de imagens, mas em si mesmo não revela quem seja o verdadeiro Deus. Diz o terceiro mandamento, visto não mencionar a que deus ele se refere. O mesmo acontece quanto aos demais preceitos aludidos. Nos últimos cinco mandamentos nem mesmo é citado o nome de Deus.
6- Qual o único mandamento do Decálogo que revela o nome, a autoridade e o domínio do Autor dessa lei?
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:8-11.
Nota: O quarto mandamento, somente, revela o nome, a autoridade e o domínio do Autor dessa lei. Em seis dias, 1) o Senhor (nome); 2) fez (atributo, Criador); 3) o Céu e a Terra (domínio). Este mandamento, somente, portanto, contém “o selo do Deus vivo”. Pelo que está revelado neste mandamento é mostrado a que Deus se referem os demais. Pela grande verdade aí revelada, todos os outros deuses são declarados falsos. O mandamento do sábado, pois, contém o selo de Deus; e o próprio sábado, cuja observância é recomendada pelo mandamento, está inseparavelmente ligado ao selo; e deve ser mantido como memória de que Deus é o Criador de todas as coisas; e ele mesmo chamado “sinal” do conhecimento desta grande verdade. Êxodo 31:17; Ezequiel 20:20.
Que razão apresenta Deus para que o sábado seja um sinal eterno entre Ele e o Sue povo.
“Entre Mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo descansou, e restaurou-Se.” Êxodo 31:17.
Nota: O sábado é o sinal, ou marca, ou selo do verdadeiro Deus, Criador.
8- De que diz Deus ser um sinal, entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor vosso Deus.” Ezequiel 20:20.
9- De que, além do conhecimento de Deus como Criador, é o sábado um sinal?
“Certamente guardareis os Meus sábados; porquanto isso é um sinal Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos SANTIFICA.” Êxodo 31:18.
Nota: o sábado é o grande sinal do poder criador de Deus, onde quer e como quer que se manifeste, quer na criação, quer na redenção; pois redenção é criação – re-criação. É necessário o mesmo poder, tanto para redimir como para criar. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro” Salmo 51:10. “Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras.” Efésios 2:10. A cada novo sábado, leva-nos a recordar Aquele que nos criou. E cuja graça e poder santificador em nós operam a fim de preparar-nos para o Seu reino eterno.
10- Que texto mostra que uma obra especial de assinalar os que aceitaram o sinal de Deus deve ocorrer antes de serem soltos sobre a Terra os ventos da destruição final?
“E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir da banda do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus. E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.” Apocalipse 7:1-4 – Ezequiel 9:1-6.
11- Onde viu o Apóstolo esse mesmo grupo um pouco mais tarde, e que tinham eles na testa?
“E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte de Sião, e com Ele cento e quarenta e quatro mil, que nas suas testas tinham escrito o nome d´Ele e do Seu Pai.” Apocalipse 14:1.
Nota: O selo de Deus e o nome do Pai devem referir-se à mesma coisa. O selo é o sinal ou marca de perfeição, e o nome de Deus equivale ao Seu carácter, que é a perfeição. E o sábado de Deus, observado como Deus ordena que o seja, e em santidade, é um sinal dessa mesma coisa – a perfeição do carácter. Quando este selo for finalmente posto sobre o povo de Deus, será uma prova de que a Sua graça e poder santificante fizeram a sua obra e os habilitaram para o Céu. No mundo por vir todos observarão o sábado, e terão, pois, este selo ou marca de santificação, santidade e perfeição de carácter.” Isaías 66:22,23.
12- Que se diz do carácter dos assinalados?
“E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.” Apocalipse 14:5.
13- Como é descrita a Igreja Remanescente?
“Aqui está a paciência do santos, aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” Apocalipse 14:12.
14- Contra que três coisas adverte o anjo os homens em Apocalipse 14?
“Seguiu-se o terceiro anjo, dizendo com grande voz; Se alguém adorar a besta e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus.” Apocalipse 14:9,10.
Nota: A besta representa o papado; a imagem da besta representa outra entidade religiosa e poder civil dominante. E em oposição ao selo de Deus está a marca da besta, a marca da apostasia. Contra esse culto falso e idólatra, e contra a recepção dessa marca, Deus envia essa solene advertência.
15- Que poder, mencionado no capítulo décimo terceiro do Apocalipse, deve impor essa marca?
“E faz (a besta que tinha dois chifres) que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas.” Apocalipse 13:16.
Nota: Depreende-se que o animal de dois chifres represente os Estados Unidos da América do Norte. Ao repudiar essa nação os princípios da liberdade civil e religiosa, e tornar-se um poder perseguidor, outras nações lhe seguirão o exemplo (o que já acontece em determinados assuntos políticos), oprimindo os que recusam abjurar a sua fidelidade a Deus.
16- Que apresenta o papado como marca ou sinal do seu poder e autoridade?
“Pergunta: Como podeis provar que a Igreja possui poder para ordenar festas e dias santos?
Resposta: Pelo próprio acto da mudança do dia de descanso para o domingo, a qual todos os protestantes aceitam.” - Abridgment of Christian Doctrine, Reverendo Henry Tuberville, p. 58.
Numa carta escrita em Novembro de 1895, Mr. H.F. Thomas, chanceler do Cardeal Gibbons, em resposta a uma consulta sobre se a Igreja Católica se atribuía a mudança do sábado diz: “A Igreja Católica declara, naturalmente, ter sido a mudança um acto seu. …e o acto é um sinal da sua autoridade eclesiástica em assuntos religiosos.”
Sendo o verdadeiro sábado um sinal de fidelidade ao verdadeiro Deus, não é senão natural que o falso seja considerado um sinal de adesão à apostasia. E assim consideramos ser o caso.
17- Que dizem as autoridades papais quanto à observância do domingo pelos protestantes?
“A observância do domingo pelos protestantes é uma homenagem que eles, contra si mesmos, prestam à autoridade da Igreja (Católica).” – Plain Talk About the Protestantismo Today - Monsenhor Segur, p. 213.
Nota: A declaração aqui feita é verdadeira, e a sua ampla admissão por parte dos que, se bem que honestamente, têm até aqui estado a observar o domingo como sendo o sábado, levá-los-á a recusar mais homenagens à apostasia, e volverão à observância do dia que é um sinal de fidelidade para com o Céu – o único dia semanal de repouso que Deus, na Sua Palavra, manda que os homens santifiquem, o sétimo dia.
18- Qual será a atitude do dragão para com o povo remanescente, que guarda os mandamentos de Deus?
“E o dragão irou-se contar a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17.
19- Como serão impostos esse falso culto e essa marca?
“…para que a imagem da besta falasse, e fizesse (decretasse) que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas; para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal.” Apocalipse 13:15-17.
20- Sobre que finalmente alcança o povo de Deus a vitória?
“E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus.” Apocalipse 15:2.

Se ainda não tomou a sua decisão de unir-se ao povo que tem Deus como Criador e o sábado como mandamento – não ab-rogado – da Lei de Deus, aceite hoje.

ESTUDO – 7
SEGUINDO O EXEMPLO DE JESUS

1- Que maneira de viver cristão nos foi apresentado por Jesus?
“Aquele que diz que está n´Ele, também deve andar como Ele andou.” 1ª João 2:6. – “Deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” 1ª Pedro 2:21.
2- As pisadas que Jesus nos apontou para seguirmos, a onde nos conduzem?
“Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e permaneço no Seu amor João 15:10 – “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os Seus mandamentos. “ 1ª João 5:3.
3- O caminho é hoje o mesmo que o caminho seguindo por Jesus quando andava na Judeia?
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.” Hebreus 13:8.
4- Sendo hoje o mesmo caminho que foi seguido por Jesus, porque razão é tão diferente?

TESTEMUNHOS CATÓLICOS ROMANOS:
“A Igreja Católica, mil anos de existirem protestantes, em virtude da sua divina missão, mudou o dia de sábado para o domingo.” Catholic Mirror (O Espelho Católico) 23 de Setembro de 1893.

Catecismo Doutrinal, do Reverendo Sstephen Keenan, p. 174:
“Pergunta: Tendes qualquer outra maneira de provar que a Igreja tem poder para instituir festas por preceito?
Resposta: Não tivesse ela esse poder, e não poderia ter feito o que fez e em que concordam todas as religiões modernas – não poderia ter substituído a observância do sábado do sétimo dia da semana, pela do domingo, o primeiro dia, mudança para a qual não há autoridade escriturística.”

The Convert´s Cathecism of Catholic doctrine (Catecismo da Doutrina Católica para os Conversos), pelo padre Peter Geierman, C.ss.R. p. 50, segunda edição 1910, obra que recebeu a “bênçãos apostólica” do papa Pio X, em Janeiro de 1910:
Pergunta: Qual o dia de descanso?
Resposta: O dia de descanso é o sábado.
Pergunta: Porque observamos o domingo em vez do sábado?
Resposta: Observamos o domingo em vez do sábado porque a Igreja Católica, no Concílio de Laodicéia (336 A.D.), transferiu a solenidade do sábado para o domingo.”

TESTEMUNHOS DE FONTES PROTESTANTES:
Dr. Lyman Abbot, em Christian Union, 26 de Junho de 1890: “A noção corrente de que Cristo e os Seus Apóstolos mediante a sua autoridade substituíram o sétimo dia pelo primeiro, não tem absolutamente base no Novo Testamento.”
Bispo Seymour, da Igreja Episcopal, em Why We Keep Sunday (Porque Guardamos o domingo): “Fizemos a mudança do sétimo dia para o primeiro, do sábado para o domingo, por autorização da santa igreja, católica, apostólica de Cristo.”
Sir William domville, em Examinaton of Six Texts (Exame dos seis Textos), p. 291: “Séculos da era cristã passara-se antes que o domingo fosse (geralmente) observado pela igreja cristã em lugar do sábado. A História não nos fornece uma única prova ou indicação de que fosse (oficialmente) observado antes do édito dominical de Constantino, em 321 da nossa era.”
Dwight (presbiteriano), em Theology Explained and Defended (Teologia Explicada e Defendida), Vol. IV, p. 40: “O Sábado cristão (domingo) não se encontra na Escritura, e não era pela igreja primitiva chamado o sábado.”
Fowler (Congregacional), em Mode and subjects of Batism (Maneiras e Assuntos do Baptismo): “Não existe na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o sábado cristão.”
Reverendo Amos Binney (metodista), em Theological Compend (Compendio Teológico), ps. 180,181: “É certo não haver mandamento positivo para o baptismo infantil… Tão pouco o há para santificar o primeiro dia da semana.”
5- Que influencia, tanto a Bíblia como a História mostram terem estado em operação na igreja imediatamente após os dias Apostólicos?
“Dentre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.” Actos 20:30.
6- Que disse Cristo do culto baseado em preceitos de homens?
“Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” Mateus 15:9
7- Que disse Jesus seria feito com toda a plana que Deus não plantasse?
“Toda a planta, que Meu Pai celestial não plantou, será arrancada.” Mateus 15:13.

Conclusão: Há muitas pessoas que dizem: “Já encontrei as coisas assim quando cá cheguei.” “Os meus pais e avós já seguiam este caminho.” Estas são questões pertinentes, há uma, mais pertinente ainda: E se eles estão enganados no caminho? Na verdade, só há um roteiro; A Bíblia. Deixámos alguns estudos, desafiamos a que aprofunde, mais e mais, torne-se um mineiro/a e entre na mina “Bíblia” e descubra o Tesouro celeste. Ao fazer isto, rogue ao Espírito Santo e Ele guia. Deus o/a abençoe.

Sem comentários: