5.8.08

03 - CRISTO PRESTES A VOLTAR

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
1- QUE PROMESSA FEZ CRISTO CONCERNENTE À SUA VINDA?
João 14:1 a 3 – NÃO se turve o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
2- EM SEGUIMENTO AOS SINAIS QUE PRECEDERIAM A SUA VINDA, QUE DISSE CRISTO ACONTECERIA?
Lucas 21:27 – E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.

3- ESTARÁ O MUNDO PREPARADO PARA O RECEBER?
Mateus 24:30 – Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
Apocalipse 1:7 – Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que O trespassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

4- QUAL A RAZÃO DE MUITOS NÃO ESTAREM PREPARADOS?
Mateus 24:48 a 51 – Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios. Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe. E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.
5- QUAIS SERÃO AS CONDIÇÕES DO MUNDO QUANDO CRISTO VOLTAR?
Mateus 21:37 a 39 – E, por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: Terão respeito a meu filho. Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança. E, lançando mão dele, o arrastaram para fora da vinha, e o mataram.
Lucas 17:28 a 30 – Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Lót: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Lót saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.
6- QUE FAZ OS HOMENS FICAREM CEGOS AO EVANGELHO DE CRISTO?
2ª Coríntios 4:4 – nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
NOTA: O sentido aqui, não é que em si mesmos sejam coisa má o comer, beber, casar, comprar, vender, plantar, edificar, mas que a mente dos homens estaria tão cheia destas coisas que dariam pouca ou nenhuma importância à vida futura, e não lhe dariam a importância necessária.“Na minha maneira de ver, esta preciosa doutrina – pois assim devo eu chamar-lhe – a volta do Senhor à Terra, é ensinada no Novo Testamento com tanta clareza como qualquer outra doutrina que nos Evangelhos está; no entanto, eu estava na Igreja há quinze ou dezasseis anos antes de ouvir o primeiro sermão sobre o assunto. Nas Epístolas é referido o baptismo, mas em todas as Epístolas de S. Paulo, creio eu, é o baptismo citado trezes vezes, ao passo que a Volta de Cristo é apresentado cinquenta vezes; no entanto a Igreja muito pouco tem dito a esse respeito. Posso agora ver uma razão para isso; o Diabo não quer que vejamos essa verdade, pois nada mais despertaria tanto a igreja. No momento em que o homem apreende a verdade de que Cristo voltará para buscar os Seus seguidores, este mundo perde para ele a sua importância. O coração está livre, e a pessoa aguarda o bem-aventurado aparecimento do Seu Salvador, que, por ocasião da Sua vinda, o levará consigo para o Seu bendito reino.”
A Segunda Vinda de Cristo, por D.L.Moody, ps. 6,7.
7- POR OCASIÃO DA ASCENSÃO DE CRISTO, QUE CERTEZA FOI DADA DA SUA VOLTA?
Actos 1:10,11 – E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
8- DESDE QUANDO É ENSINADA A DOUTRINA DA VINDA DE CRISTO?
Judas 1:14,15 – E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra Ele.
NOTA: Na tentativa de escarnecer os crentes na doutrina Adventista, um senhor da Hungria terá dito a um colportor desta denominação que ouvira estar ainda vivo o primeiro pregador Adventista. “Sim,” respondeu o colportor, “o primeiro pregador Adventista ainda vive, embora a fé Adventista tenha milhares de anos. A Bíblia diz que Enoque também, o sétimo depois de Adão, pregou a vinda de Cristo em glória e poder, e Enoque ainda vive. Foi trasladado para o Céu sem ver a morte, e jamais morrerá.”
9- QUAL ERA A CONFIANÇA DE JOB QUANTO À SEGUNDA VINDA DE CRISTO?
Jób 19:25 a 27 – Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.
10- QUE DIZ DAVID DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO?
Salmos 50:3 – Virá o nosso Deus, e não se calará; um fogo se irá consumindo diante dele, e haverá grande tormenta ao redor dele.Salmos 96:13 – Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem para julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade.

11- COMO EXPRESSA O APÓSTOLO PAULO ESTA ESPERANÇA?
Filipenses 3:20 – Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,Tito 2:13 – Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.



12- QUAL É, NESSE SENTIDO, O TESTEMUNHO DO APÓSTOLO PEDRO?
2ª Pedro 1:16 – Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
13- O TESTEMUNHO, DO APÓSTOLO JOÃO, QUAL É?
1ª João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos.
14- A QUEM É PROMETIDA A SALVAÇÃO QUANDO CRISTO VIER?
Hebreus 9:28 - Assim também Cristo, oferecendo-Se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para salvação.
15- QUE INFLUÊNCIA EXERCE NA NOSSA VIDA ESTA ESPERANÇA?
1ª João 3:2,3 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
16- A QUEM DIZ S. PAULO SER PROMETIDA UMA COROA DE JUSTIÇA?
2ª Timóteo 4:6 a 8) – Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
17- QUANDO JESUS VIER, QUE DIRÃO OS QUE O ESPERAM?
Isaías 25:9 – E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos.
18- TERÁ JESUS REVELADO O TEMPO EXACTO DA 2ª VINDA?
Mateus 24:36 – Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
19- EM VISTA DISSO, QUE NOS MANDA CRISTO FAZER?
Mateus 24:42 - Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
NOTA: “Nas Escrituras, a nota constante, a frequente exortação, é para nos prepararmos para a Vinda do Senhor.” Deão Alford.“A atitude conveniente do cristão é aguardar constantemente a volta do seu Senhor.” – D.L.Moody.
20- QUE ADVERTÊNCIA FEZ CRISTO PARA NÃO SERMOS APANHADOS DE IMPROVISO POR ESSE GRANDE EVENTO?
Lucas 21:34,35 – E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.
21- QUE GRAÇA CRISTÃ SOMOS EXORTADOS A EXERCER NA ESPERA DESSE MARAVILHOSO ACONTECIMENTO?
Tiago 5:7,8 – Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.


COMO VIRÁ JESUS
1- Virá Cristo outra vez?
João 14:3 - ...virei outra vez...
2- O que diz o Apóstolo Paulo da vinda de Jesus?
Hebreus 9:28 - Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
3- Pensavam os primeiros discípulos ser a morte a segunda Vinda de Cristo?
João 21:21 a 23 - Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?
Nota: Disto é evidente que os primeiros discípulos tinham a morte e a Vinda de Cristo como dois acontecimentos independentes um do outro.
"´Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.´Afirmam muitos que isso se refere à morte; mas a Palavra de Deus não diz que significa a morte. A morte é nosso inimigo, mas nosso Senhor tem as chaves da morte; Ele venceu a morte, o inferno e a sepultura. ...Cristo é o Príncipe da Vida; onde Ele está não existe morte; esta foge à Sua aproximação; os corpos sem vida ressurgem quando Ele os toca ou lhes fala. A sua Vinda não é a morte. Ele é a ressurreição e a vida. Quando estabelecer o Seu reino, não haverá mais morte, mas vida eterna." - Segunda Vinda de Cristo, por D.L.Moody, ps. 10,11.
4- Por ocasião da ascensão de Cristo, como disseram os anjos que Jesus voltaria?
Actos 1:9 a 11 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
5- Como disse Jesus que seria a Sua volta?
Mateus 16:27 - Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.
Mateus 24:30 - Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. Lucas 9:26 - Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.
6- Quantos O verão quando Ele vier?
Apocalipse 1:7 - Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Nota: A segunda vinda de Cristoo será tão real quanto foi a primeira, e tão visível quanto foi a Sua ascenção, e muito mais gloriosa. Espiritualizar a volta de Nosso Senhor é perverter o claro significado da Sua promessa: "Virei outra vez," e anular todo o plano da redenção; pois a recompensa dos fiéis de todas as épocas será dada por ocasião deste glorioso Evento.
7 Que admirável demonstração acompanhará a vinda do Senhor?
1ª Tessalonicenses 4:16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
8- Que advertência deixou Cristo quanto às falsas ideias que prevaleceriam em relação à Sua Vinda?
Mateus 24:23 a 26 - Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
9- Quão visível será a Sua Vinda?
Mateus 24:27 - Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.

SINAIS DO FIM DO MUNDO



















1- Por que reprovou Cristo os fariseus e saduceus?
"Hipócritas, sabeis difençar a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?" Mateus 16:3.
2- Que sinal foi predicto pelo profeta Isaías pelo qual Cristo, por altura do primeiro advento, poderia ser conhecido como Messias?
"Porquanto o mesmo Senhor vos dará un sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um Filho, e será o Seu nome Emanuel." Isaías 7:14 - ver cumprimento Mateus 1:22,23.
3- Onde disse o profeta que Cristo nasceria?
"E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti Me sairá Senhor em Israel." Miquéias 5:2 - ver cumprimento: Mateus 2:1.
4- Que profeta predisse a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém?
"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis que o teu Rei virá a ti, justo e salvador, pobre, e montado sobre um jumento, ..." Zacarias 9:9. - cumprimento: Mateus 21:4,5.
5- Que pergunta concernente à Segunda Vinda fizeram os discípulos a Cristo?
"Estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os Seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da Tua vinda e do fim do mundo?" Mateus 24:3.
6- Como, segundo o Evangelista Lucas, respondeu Cristo a esta pergunta?
"E haverá sinais no Sol e na Lua e nas estrêlas; e na Terra angústia das nações, em perplexidade peloo bramido do mar e das ondas, homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo." Lucas 21:25,26.
7- Quais, segundo o relato de Mateus, disse Cristo iriam ser os sinais no Sol, na Lua e nas estrêlas?
"E, logo depois da aflição daqueles dias, o Sol escurecerá, e a Lua não dará a sua luz, e as estrêlas cairão do céu." Mateus 24:29.
8- Em que linguagem alguns profetas do Velho Testamento já tinham predicto esses sinais?
"E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumo. O Sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor." Joel 2:30,31.
"O sol e a lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor." Joel 3:15.
Porque as estrêlas dos céus e os astros não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz." Isaías 13:10.
"Farei que o sol se ponha ao meio-dia, e a terra se entenebreça em dia de luz." Amós 8:9.
9- Será que alguns destes sinais já aconteceram?
A 19 de Maio de 1780
"O dia 19 de Maio de 1780, foi um dia notavelmente escuro. Acenderam-se luzes em muitas casas. Os pássaros deixaram de cantar e desapareceram. As aves retiraram-se para os seus poleiros. Todos acreditavam que tinha chegado o dia do Juízo. A Câmara de Connecticut teve que suspender a sessão em Hartford, impossibilitada de tratar dos seus assuntos." President Dwight, em Connecticut Historial Collections.

"Em muitos lugares foi impossível, durante várias horas, lerem-se ao ar livre simles caracteres impressos. Os pássaros entoavam as suas melodias noturnas, desapareciam e ficam silenciosas; as aves domésticas buscavam os seus poleiros e o gado, a estrebaria; nas casas acendiam-se as luzes. O escurecimento começou por volta das dez horas da manhã e durou até à meia-noite, mas com intensidade e duração diversa em vários lugares...A verdadeira causa deste notável fenómeno é desconhecido." Dicionário de Webster, edição de 1860.

Diz Herschel, o grand astronomo inglês: "O dia escuro da América do Norte foi um dos mais extraordinários fenómenos da Natureza, que será sempre lido com interesse, mas a Ciência é incapaz de explicar."
Nota: Há muita informação sobre este assunto.

10- Relativamente às estrelas, o que aconteceu?
No dia 13 de Novembro de 18833

O famoso Astrónomo e metereologista, Professor Denison Olmsted, da Universidade de Yale, escreveu: "Os que tiveream a felicidade de testemunhar a exibição de estrêlas cadentes na madrugada de 31 de Novembro de 1833, viram provavelmente a maior demonstração de fogo celeste que já houve desde a Criação do mundo, ou pelo menos nos anais da História... A extensão da chuva foi tal que cobriu parte considerável da superfície terrestre, desde o centro do Atlântico, a Leste, até ao Pacífico, a Oeste; e desde a costa notre da América do Sul, até às longínquas regiões das possessões britânicas do Norte, o espetáculo foi visível, apresentando por toda a parte quase o mesmo aspecto." Enciclopédia Americana, artigo "Meteoros."

Frederico A. Douglas, no seu livro My Bondage and My Freedom, diz: "Presenciei em pessoa essa cena deslubrante, e fiqui possuído de pânico. Os ares pareciam fervilhar de mensageiros divinos a descerem à terra. Anunciava-se a madrugada quando observei esse espetáculo sublime. Naquele instante não pude resistir à impressão de que fosse um prenúncio da vinda do Filho de Deus; e no meu espírito estava preparado para saudá-Lo como meu amigo, e libertador. Tinha lido algures que as estrêlas deviam cair do céu, e elas estavam efectivamente a cair."

Uma única estrêla apareceu aos sábios e conduziu-os ao Salvador, no primeiro advento. Milhares de estrêlas anunciavam a proximidade do Seu segundo Advento.

11- Chegamos nós ao tempo da "angústia das nações, em perplexidade?
Pensemos por instantes o que se tem passado desde o 11 de Maio de 2001 até hoje. Lembremo-nos do combóio de Madrid, do Metro na Inglaterra, ou do Iraque, Afeganistão, ...Tsunamis, ... para qualquer pessoa inteligente basta ler os jornais diários, ver os Noticiários na Televisão para constactar que vivemos tempos perplexos e complexos.

Tudo parece vago e de uma instabilidade sem precedente a todos os níveis: social, moral, financeiro, económico. Esta situação é global. Toda a política é criticavel, nenhuma dá os resultados esperados. O cargo de Presidente ou Primeiros Ministro de qualquer país é uma responsabilidade tão pesada e que exige tanto da pessoa, que é de admirar que haja pessoas que ambicionem tais cargos. É verdade, que oferece compensações interessantes, mas o stress físico e nervoso que impõe é tão pessado que nem sempre são os mais qualificados que ousam assumir tais responsabilidades.
12- Que diz o profeta Daniel, seria um sinal fo fim do tempo?
"E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo: muito correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará." Daneil 12:4.

O tempo do fim começou em 1798. Ver Daniel 7:25; 11:35; 12:4,9. Desde 1798 o progresso e o conhecimento científico e o conhecimento religioso são impressionantes. Os homens desde então têm corrido "de uma parte para outra" tanto no mundo como na Palavra de Deus os "missionários". As profecias de Daniel são agora compreendidas. Desde 1798 multiplicaram-se as Sociedades Bíblicas, as traduções das Sagradas Escrituras encontram-se em todas as línguas e dialectos.
13- E no mundo moral?
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, presunçosos, soberbos, blasfemos, ...mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela." 2ª Timóteo 3:1-5.
14- Segundo São Pedro como seria recebida a mensagem da vinda do Senhor?
"Sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação." 2ª Pedro 3:3,4.
15- Qual será a postura dos que amam a Palavra de Deus?
"Quem é pois o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a Sua casa, para dar o sustento a seu tempo?" Mateus 24:25.
Nota: O "sustento a seu tempo" aqui referido evidentemente se refere à proclamação da mensagem baseada nos sinais que indicam a breve volta do Senhor. A pregação desta mensagem é que leva os zombadores a perguntar: "Onde está a promessa da Sua vinda?"
16- Que somos admoestados a fazer quando esses sinais tenham tido o seu cumprimento?
"Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis." Mateus 24:44.
17- Qual será a atitude de muitos, na proximidade da Vinda de Cristo?
"Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes." Mateus 24:50,51.

Prepare-se e ajude outros a fazerem a mesma coisa para a vinda de Jesus, quando Ele vier será para a nos dar a vida eterna. Será a luz da Aurora, a aleluia, o júbilo, a festa da Vida! Decida participar o Senhor Jesus já preparou tudo para nos receber.




1 comentário:

Cristo drnhor disse...

ESTUDOS FAVULOSOS.
BOM E MARAVILHOSO.