5.8.08

02 - A INFALIBILIDADE DAS PROFECIAS DIVINAS

ESTUDO- 1
O SONHO DO REI NABUCODONOSOR
A Estátua de Daniel 2
1- O que exigiu Nabucodonosor, rei de Babilónia, aos sábios?
Daniel 2:3 a 5 - E o rei lhes disse: Tive um sonho; e para saber o sonho está perturbado o meu espírito. E os caldeus disseram ao rei em aramáico: Ó rei, vive eternamente! Dize o sonho a teus servos, e daremos a interpretação. Respondeu o rei, e disse aos caldeus: O assunto me tem escapado; se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitas um monturo.
2- Qual é a resposta dos sábios de Babilónia?
Daniel 2:10 e 11 - Responderam os caldeus na presença do rei, e disseram: Não há ninguém sobre a terra que possa declarar a palavra ao rei; pois nenhum rei há, grande ou dominador, que requeira coisas semelhantes de algum mago, ou astrólogo, ou caldeu. Porque o assunto que o rei requer é difícil; e ninguém há que o possa declarar diante do rei, senão os deuses, cuja morada não é com a carne.
3- Os sábios reconhecem a sua incapacidade. Que aconteceu?
Daniel 2:12 e 13 - Por isso o rei muito se irou e enfureceu; e ordenou que matassem a todos os sábios de Babilónia. E saiu o decreto, segundo o qual deviam ser mortos os sábios; e buscaram a Daniel e aos seus companheiros, para que fossem mortos.
4- Daniel é levado à presença do rei, que disse Daniel?
Daniel 2:16 - E Daniel entrou; e pediu ao rei que lhe desse tempo, para que lhe pudesse dar a interpretação.
5- Quem é o Deus que conhece todas as coisas?
Daniel 2:19 - Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu.
6- O sonho e a revelação deste.
Daniel 2:28-31 - Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na tua cama são estes: Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos, acerca do que há de ser depois disto. Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser. E a mim me foi revelado esse mistério, não porque haja em mim mais sabedoria que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração. Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.
7- Como era a estátua?
Daniel 2:32 e 33 - A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre; As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro.
8- O que no final acontecerá à estátua?
Daniel 2:34 - Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.
9- Que aconteceu aos diferentes imperios simbolizados pela estátua?
Daniel 2:44 - Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.
10- Que representa essa pedra cortada sem mãos de homem?
Mateus 24:30 - Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
11- Com que oração termina a Sagrada Escritura?
Apocalipse 22:17 - E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
Aceite este precioso convite e aceite Jesus na sua vida.

ESTUDO- 2
UM GRANDE PERÍODO PROFÉTICO
Os 2.300 Dias de Daniel 8
Daniel 8:14 - E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.
1- Qual era a preocupação de Daniel?
Daniel 9:17 - Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo, e as suas súplicas, e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o teu rosto, por amor do Senhor.
Nota: Quem vem consolar Daniel e guiá-lo no estudo profético? O anjo Gabriel (Daniel 8:16), o mais poderoso anjo.Daniel 9:22 - Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido.
2- Qual era o estado físico de Daniel em consequencia de não entender a visão que Deus lhe deu (em Daniel 8:14)?
Daniel 8:27 - E eu, Daniel, enfraqueci, e estive enfermo alguns dias; então levantei-me e tratei do negócio do rei. E espantei-me acerca da visão, e não havia quem a entendesse.
3- O Anjo Gabriel vem ajudar Daniel, que mensagem lhe transmite da parte de Deus?
Daniel 9:23 - No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão.
Nota: Há provas abundantes de que Deus é amor. Ele ama a Daniel e Deus ama a cada um dos que se preocupam com o discernir a Sua vontade. Agora, chamo a sua atenção para os seguintes factos:
1- Daniel não compreendeu a visão acerca do seu povo e do santuário serem pisados a pés, pelo que investigou novamente as profecias quanto ao período do cativeiro.
2- Daniel estabeleceu uma relação entre o período dos setenta anos de (Jeremias 25:12), e os dois mil e trezentos dias da visão, e colocou-se imediatamente em oração com todo o fervor pela restauração da cidade de Jerusalem e do respectivo Santuário.
3- O Anjo Gabriel, que lhe apareceu no princípio e interpretou toda a visão menos os dois mil e trezentos dias, apresenta-se-lhe agora e dirige-lhe a atenção para a visão.
4- Os acontecimentos da visão começam com o reino dos medos e persas, a época da restauração dos Judeus na sua própria terra. Na ausência de qualquer instrução em contrário, seria este o tempo natural em que se deve localizar o começo do período dos dois mil e trezentos dias; e esse é precisamente o tempo apreentado para o inicio das setenta semanas, que são, claramente, uma parte dos 2.300 dias, e determinam, assim, o tempo do seu começo.
5- As setenta semanas, ou quatrocentos e noventa dias, estendem-se desde a restauração de Jerusalém e do templo literais, até à pregação do Evangelho a todo o Mundo.
4- Que parte dos 2.3oo dias (anos), mencionada na visão, foi determinada para os Judeus?
Daniel 9:24 - Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade. (primeira parte)."Existe clara e íntima relação entre as duas visões (Daniel 8 e Daniel 9). Diz-se das setenta semanas terem sido para certos fins especiais; e isso implica um período mais longo do qual elas são separadas, seja do tempo comum geral, ou de algum período claramente revelado. Ora, o prévio período - 2.300 dias - inclui dois aconteciementos - a restauração do sacrifício, e a desolação.
O primeiro deles é de carácter identico às setenta semanas, que são um período da restaurada soberania política de Jerusalém; do que se deduz que o mais lógico é referir-se a separação ao período integral da primeira visão." - First Elements of Prophecy, por T. R. Birks, 1843, ps. 359 e 360.
5- Que deveria acontecer no fim das setenta semanas?
Daniel 9:24 - Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.
Nota: "Para extinguir a transgressão" - Ou, como diz a trad. de Figueiredo, "a prevaricação se consuma." Os judeus deviam encher a medida da sua iniquidade, rejeitando e crucificando o Messias; não seriam então por mais tempo o Seu povo particular, escolhido (Mateus 21:38-43; 23:32-38; 27:25).
* "Dar fim aos pecados." - A melhor explicação desta cláusula é dada em Hebreus 9:26: "Agora na consumação dos séculos umas vez Se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de Si mesmo." (ver Romanos 8:3).
* "Trazer a justiça eterna." - Isto deve referir-se à justiça de Cristo - aquela justiça pela qual Ele pôde fazer expiação pelo pecado e que, pela fé, pode ser imputada ao crente penitente.
* "Ungir o Santíssimo" - Deve referir-se à unção do santuário Celestial, quando Cristo Se tornou * "Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem." Hebreus 8:2.6- Que parte desse período deveria ir até Cristo, o Messias, ou Ungido?Daniel 9:25 - Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
Nota: O termo Messias significa ungido, e Jesus foi ungido com o Espírito Santo (Actos 10:38) no Seu baptismo, no ano 27 da nossa era (Mateus 3:16).
6- Quando, disse o anjo, deviam começar as setenta semanas (490 anos)?
Daniel 9:25 - Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
Nota: Setenta semanas são 490 dias proféticos, e contanto um dia profético como um ano (Números 14:34; Ezequiel 4:6), um dia, um ano, temos um período de 490 anos literais.Sessenta e nove (7 semanas e 62 semanas) das setenta semanas deviam chegar até ao "Messias, o Príncipe." Messias é Cristo, "o Ungido." Messias é a palavra hebraica, e Cristo a palavra grega que significam: ungido (ver João 1:41).
7- Como foi Jesus ungido?
Actos 10:38 - Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
8- Em que ocasião muito especial recebeu Jesus a unção do Espírito Santo?
Lucas 3:21,22 - E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu. E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
9- Com que palavras reconhece Jeus a Unção?
Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim. Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração.
Nota: É pois evidente que as sessenta e nove semanas (483 anos) deviam chegar até ao baptismo de Cristo, visto ser esse o tempo da Sua unção pelo Espírito Santo. João Baptista começou a sua obra no décimo quinto ano do reinado de Tibério (Lucas 3:1-3), e isto coloca a unção de Jesus no ano 27 e.C., por ocasião do Seu baptismo.
10- Apresenta a Sagrada Escritura um decreto (lembremo-nos que Jerusalém estava destruída e o povo Judeu captivos em Babilónia) para restaurar e edificar Jerusalém?
Esdras 7:6 a 8 - Este Esdras subiu de Babilónia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o SENHOR Deus de Israel tinha dado; e, segundo a mão do SENHOR seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira. Também subiram a Jerusalém alguns dos filhos de Israel, dos sacerdotes, dos levitas, dos cantores, dos porteiros e dos servidores do templo, no sétimo ano do rei Artaxerxes. E no quinto mês chegou a Jerusalém, no sétimo ano deste rei.
Nota: Três decretos foram publicados pelos monarcas perssas para a restauração da terra dos judeus. São mencionados no livro de Esdras: "Edificaram a casa, e a aperfeiçoaram conforme ao mandado do Deus de Israel, conforme a ordem de Ciro e de Dario, e de Artaxerxes rei da Pérsia." Esdras 6:14.
* O decreto de Ciro dizia respeito ao templo exclusivamente; o decreto de Daria Histaspes providenciava a continuação dessa obra, bem como a restauração do governo Judeu, tendo o governo autoridade para lesgilar leis. Este último decreto, portanto, é aquele que serve de ponto de partida para o cálculo das setenta semanas, assim como, é claro, dos 2.300 dias.
* O decreto de Artaxerxes foi expedido no sétimo ano do seu reinado, e d acordo com os métodos antigos de cronologia, entrou em vigor em Jerusalém nos finais de 457 antes de Cristo. Contando 483 anos completos desde o primeiro dia de 457, isto leva-nos ao último dia do ano 26 da era Cristã. Isto se demonstra pelo facto de que são precisos os 26 anos completos, bem como os 457 anos antes de Cristo, para perfazer 483 anos.
* Se o decreto para a restauração completa de Jerusalém não entrou em efeito senão passada a metade do ano 457 antes de Cristo (Esdras 7:8), então todo o tempo da primeira parte daquele ano não se acha incluído no período, e deve ser acrescentado ao último dia de 26 era Cristã., o que nos leva até à última parte de 27 da era Cristã., isto é, a ocasião do baptismo de Cristo. Isto "sela" (Daniel 9:24), ou seja, confirma a profecia.
11- No final dos 483 anos, ano 27 era Cristã, uma semana, ou sete anos dos 490, restava ainda por cumprir. Que devia acontecer no meio dessa semana?
Daniel 9:27 - E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.
Nota: Como as sessenta e nove semanas terminaram nos finais do ano 27 e.C., a metade da septuaginta semana ou os três anos e meio, terminariam perto dos meados do ano 31 e.C., quando Cristo foi crucificado, e por Sua morte fez cessar, ou colocou fim aos sacrifícios e oblações do santuário terrestre. Mais três anos e meio (a última parte da septuagéssima semana) terminariam perto do fim do ano 34 e.C. Isto leva-nos ao final dos anos 490 que foram determinados ao povo de Israel. Restam ainda 1810 anos, que, somados a 34 e.C., levam-nos a 1844 da nossa era, (ver gráfico).
12- Que, disse o anjo, teria lugar nessa ocasião?
Daniel 8:14 - E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.
Nota: Por outras palavras, começaria por esse tempo a grande obra finalizadora de Cristo para o mundo, a expiação, ou o juízo investigativo. O típico Dia da Expiação para Israel ocupava só um dia no ano. O juízo investivativo poderá ocupar um tempo relativamente breve. Já há mais de século e meio que essa obra está em prossecução, Deus é o Único a saber quando terminará. A questão é: Quem estará preparado?
13- Sob que símbolo é acentuada a importância da mensagem da hora do juízo?
Apocalipse 14:6,7 - E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo. Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
Nota: Emprega-se aqui o símbolo de um anjo para representar a mensagem do juízo, que deve ser pregada a todo o mundo. Visto como os anjos pregam as mensagens aos homens por intermédio de instrumentos humanos, compreende-se que este símbolo de um anjo voando no meio do céu representa um grande movimento religioso, a proclamar aos homens a mensagem da hora do juízo.
14- Face ao juízo investigativo, qual é admoestação que nos é dirigida?
Apocalipse 14:7 - Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
15- Que diz o Apóstolo Paulo relativamente a este tão importante assunto?
Actos 17:30,31 - Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam. Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Qual é a sua decisão? Aceite a Jesus como seu Advogado, Ele pode defender eficazmente nesta hora de juízo.

ESTUDO- 3
A EXPIAÇÃO NO TIPO E NO ANTÍTIPO
O Santuário
1- Que ordem deu Deus a Moisés?
Êxodo 25:8 - E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
2- O que era oferecido no santuário?
Hebreus 9:9 - Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço.
3- Além do pátio, quantos compartimentos era constituído o santuário?
Êxodo 26:33 - Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e porás a arca do testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo.
4- Que existia no primeiro compartimento, ou santuário?
Hebreus 9:2 - Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.
Êxodo 40:26 - E pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu.
Êxodo 30:1 a 6
5- O que havia no segundo compartimento do santuário?
Hebreus 9:3,4 - Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos. Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança. (ver Êxodo 40:20,21)
6- Como era conhecida a cobertura da arca?
Êxodo 25:21 - E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei.
7- Onde devia Deus encontrar-Se com Israel?
Êxodo 25:22 - E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.
8- Que havia na arca sob o propiciatório?
Deuteronómio 10:4,5 - Então escreveu nas tábuas, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que o SENHOR vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim. E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou.
9- Quando oficiava o sacerdote no primeiro compartimento do santuário?
Hebreus 9:6 - Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços.
10 - Quem, únicamente, entrava no segundo compartimento do santuário?
Hebreus 9:7 - Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo.
11- Qual a instrução recebida da parte de Deus a Moisés - transmitida e exercida pelos sacerdotes da tribo de Levi - concernente ao perdão dos pecados?
Levítico 4:27 a 29 - E, se qualquer pessoa do povo da terra pecar por ignorância, fazendo contra algum dos mandamentos do SENHOR, aquilo que não se deve fazer, e assim for culpada. Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará pela sua oferta uma cabra sem defeito, pelo seu pecado que cometeu. E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta da expiação do pecado, e a degolará no lugar do holocausto.
Nota: Assim sendo, se uma pessoa pecasse em Israel, violava um dos Dez Mandamentos que estavam na arca sob o propiciatório. Esses mandamentos são a base do governo de Deus. Violá-los é cometer pecado, e assim tornar-se sujeito à morte (1ª João 3:4; Romanos 6:23).
12- Que se fazia ao sangue da oferta?
Levítico 4:30 - Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do seu sangue, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o restante do seu sangue derramará à base do altar.
Nota: Depois da pessoa descobrir o seu pecado, compreendendo que havia duas saídas, uma a morte requerida pela Lei, outra trazer um "substituto", o cordeiro "tipo" do "cordeiro de Deus" (Jesus). Vinha com o cordeiro ao santuário, confessava o seu pecado enquanto mantinha as mãos postas sobre a cabeça da vítima, e assim, em figura, transferia o seu pecado para a vítima; esta era em seguida morta no pátio, ou parte externa do santuário, e o seu sangue posto nas pontas do altar e derramado na base do mesmo. Mediante, este procedimento os pecados eram perdoados e, no serviço típico, tranferidos para o santuário.
13- Depois de assim acumular os pecados por espaço de um ano, que cerimónia se realizava no décimo dia do sétimo mês de cada ano?
Levítico 16:29,30 - E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o SENHOR.
14- Como seria purificado o santuário, e que aconteceria finalmente com os pecados do povo?
Levítico 16:5 a 8 - E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para expiação do pecado e um carneiro para holocausto... Também tomará ambos os bodes, e os porás perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação. E Arão lançará sortes sobre os dois bodes; uma pelo SENHOR, e a outra pelo bode emissário.
Nota: O termo hebraico que corresponde a bode emissário é Azazel. É usado como nome próprio e, segundo a opinião dos mais antigos hebreus e cristãos, refere-se a Satanás, ou ao anjo que se revoltou e persistiu em rebelião e pecado.
15- Que era feito com o sangue do bode sobre o qual recaía a sorte do Senhor?
Levítico 16:15 - Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório.
16- Porque razão era necessário fazer essa expiação?
Levítico 16:16 - Assim fará expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, e de todos os seus pecados; e assim fará para a tenda da congregação que reside com eles no meio das suas imundícias.
Nota: Os pecados eram transferidos para o santuário durante o ano pelo sangue das ofertas pessoais feitas diáriamente à porta do tabernáculo. Ali ficavam até ao dia da expiação, quando o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo com o sangue do bode que por sorte coubera ao Senhor; e, levados para dentro os pecados acumulados durante o ano, perante o propiciatório, ali, em tipo, fazia expiação por eles, purificando assim o santuário.
17. Depois de ter feito expiação pelo povo no lugar santíssimo, que fazia então o sumo sacerdote?
Levítico 16:20,21 - Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, e pela tenda da congregação, e pelo altar, então fará chegar o bode vivo. E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso.
Nota: A oferta do bode do Senhor purificava o santuário. Por essa oferta, os pecados do povo, transferidos para ali durante o ano, eram, em tipo, expiados; mas por essa oferta não ficavam removidos, nem destruídos. O bode emissário, que simbolizava Satanás, o grande tentador e originador do pecado, era levado ao santuário, e sobre a sua cabeça eram postos todos aqueles pecados já expiados. O envio do bode para o deserto, separava para sempre do povo os pecados. M´Clintock e Strong, Cyclopaedia of Biblical, Theological, and Ecclesiastical Literature, Vol. IX, ps. 397 e 398; The Encyclopdie Dicionary, Vol. I p. 297; The New Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowlege, Vol. I, p. 398.
18- Que aconteceria finalmente com os pecados do povo?
Levítico 16:22 - Assim aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto.
19- O que representavam estas cerimónias no santuário terrestre?
Hebreus 9:9 - Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço.
20- De que santuário, ou tabernáculo, é Cristo o Ministro?
Hebreus 8:2 - Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
21- Assim, de que eram tipo o sangue de todos os sacrifícios da primitiva dispensação?
Hebreus 9:12 - Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efectuado uma eterna redenção.
Nota: Por meio de sacrifícios e ofertas, levados ao altar do santuário terrestre, o crente arrependido devia confiar nos méritos de Cristo, o Salvador vindouro. Dessa maneira, e sómente assim, havia neles qualquer virtude.
22- Por ocasião da morte de Cristo, que acontecimento extraordinário foi demonstrado ter cessado o serviço sacerdotal e as cerimónias do santuário terrestre?
Mateus 27:50, 51 - E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.
Nota: O tipo encontrara o antítipo; a sombra alcançou a luz. Cristo, o grande sacrifício, sofreu a morte, e estava para entrar na Sua obra final como nosso grande Sumo Sacerdote no Santuário Celestial. O serviço sacerdotal no santuário terrestre era típico do de Cristo no Santuário Celestial. No terrestre, a expiação era efectuada no último dia do ano cerimonial. Todos quantos não tinham então os pecados expiados (arrependimento sincero) eram "extirpados," e o arraial era puificado do pecado. O dia da expiação era virtualmente um dia de juízo para Israel, e as pessoas cujos pecados tinham sido expiados estavam isentas de pecado, e podiam participar dos serviços do novo ano, puros à vista de Deus. Esse serviço era realizado de ano em ano. No Calvário Jesus realizou o sacrifício uma vez por todas. No Santuário Celestial, pode agora realizar-se uma intercessão constante, e cada pecador é convidado a dirigir-se directamente ao Sumo Sacerdote, Jesus Cristo. Um dia será feita uma grande expiação ou purificação do Santuário Celestial, o povo de Deus estará para sempre livre do pecado, e o destino de todos estará para sempre selado (Apocalipse 22:11). Esse dia, como o seu tipo, será o dia do Juízo.
23- Que diz a Palavra de Deus comparativamente ao santuário terrestre e Celestial?
Hebreus 8:5 - Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
24- Que relação mantém o santuário terrestre com o Santuário Celeste?
Hebreus 9:23 - De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes.
25- Ao terminar Cristo a Sua obra mediadora no Santuário Celestial, que decreto será anunciado?
Apocalipse 22:11 - Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
26- Que acontecimento está directamente relacionado ao anular o pecado e ao refrigério final da presença de Deus?
Actos 3:19 a 21 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR. E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
27- Em conformidade com a visão do juízo dada a Daniel, que deverá ser dado a Cristo enquanto Ele estiver a terminar a fase da expiação?
Daniel 7:13,14 - Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.
28- Que acontecerá quando o Senhor Jesus vier, findo, a obra da expiação e julgamento?
1ª Tessalonicenses 4:16 a 18 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
29- Que declaração feita logo após o anúncio mencionado em Apocalipse 22:11, indica que a obra do Juízo esteve em andamento antes de Cristo vir?
Apocalipse 22:12 - E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
30- Há um tempo determinado para a purificação do Santuário?
Daniel 8:14 - E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.
31- Como é possível saber-se que este período não se refere ao santuário terrestre?
Daniel 8:17 - E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse: Entende, filho do homem, porque esta visão acontecerá no fim do tempo.
Conclusão: O período profético dos 2.300 dias (anos) estende-se até 1844 A.D., ao passo que os serviços determinados por Deus no santuário terrestre cessaram na cruz (Daniel 9:27; Mateus 27:50,51) e o próprio santuário foi destruído no ano 70 da nossa era, quando Tito capturou Jerusalém.
Quando virá Cristo? Tema a estudar no próximo estudo.

ESTUDO- 4
A MENSAGEM A PROCLAMAR DURANTE O TEMPO DO JUÍZO
O Evangelho Eterno
1- Qual é a relação entre a Profecia de Daniel e o Juízo de Deus?
Daniel 7:9 - Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; ... milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.
2- Que certeza deu Deus do julgamento?
Actos 17:31 - Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-O dentre os mortos.
3- Que mensagem anuncia a hora do Juízo?
Apocalipse 14:6 - E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo. Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
4- Face ao Juízo, que é de novo pregado e que extensão atingirá?
Apocalipse 14:6 - ...o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo.
5- A que são chamados todos os seres humanos a fazer?
Apocalipse 14:7 - Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo.
6- A Quem são todos convidados a adorar?
Apocalipse 14:7 - E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
Nota: Há um só Evangelho (Rom. 1:16,17; Gál. 1:8), anunciado em primeiro lugar no Jardim do Éden (Génesis 3:15), pregado a Abraão ( Gálatas 3:8) e aos filhos de Israel (Hebreus 4:1,2), e novamente proclamado em cada geração. O Evangelho é portador da esperança para o homem em todas as crises e em todos os tempos na história humana. João Baptista anunciou que o Reino do Céu estava às portas (Mateus 3:1,2) e preparou o caminho para o primeiro advento. João 1:22,23, Cristo, Ele próprio, na Sua pregação do Evangelho, anunciava o cumprimento de uma profecia do tempo definido (as setenta semanas, ou 483 anos, de Daniel 9:25), e convidava o povo ao arrependimento, em face da vinda do Messias predito. Marcos 1:14,15. Do mesmo modo, ao chegar o tempo do Juízo, e ao estar próximo o segundo advento de Cristo, uma proclamação universal do Evangelho Eterno, adaptado a satisfazer os imperativos da hora.
7- Que período profético se estende até ao tempo da purificação do santuário, ou Juízo Investigativo?
Daniel 8:14 - E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.
Nota: Esse período (como já vimos no estudo anterior) expirou em 1844 e.C. Jesus Cristo baseou a Sua pregação no cumprimento da primeira parte dos 2.300 dias, ou anos (Marcos 1:14,15), uma profecia que determinava o tempo do primeiro advento. O período completo estende-se até ao tempo do Juízo, que precede a Segunda Vinda de Jesus, e ao expirar-se o mesmo, uma especial mensagem evangélica é levada a todo o Mundo, a qual proclama a hora do Juízo iminente, e a todos concita à adoração do Criador. Os factos da História satisfazem a interpretação da profecia, pois, precisamente por esse tempo a mensagem era proclamada em várias partes do Mundo. Isso marcou o início da grande proclamação do segundo advento, que actualmente se leva a efeito em toda a Terra.
8- Como se destingue o verdadeiro Deus de todos os falsos deuses?
Jeremias 10:11,12 - Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu. Ele fez a terra com o seu poder; Ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a Sua inteligência estendeu os céus.
9- Porque justa razão se presta culto a Deus?
Salmos 95:3 a 6 - Porque o SENHOR é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca. Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.
10- Que memorial do Seu poder estabeleceu Deus?
Êxodo 20:8 a 11 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
11- Qual é o lugar do Sábado na obra da salvação?
Ezequiel 20:12 - E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.
12- Quantos serão chamados a Juízo?
2ª Coríntios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
13- Qual será a Norma do Juízo?
Tiago 2:10 a 12 - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
14- Perante a iminencia do Juízo, que alerta é deixado pelas Sagradas Escrituras?
Eclesiastes 12:13,14 - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.
Conclusão: Uma comparação dos textos de Apocalipse 14:7 com Eclesiastes 12:13,14, sugere que o meio de dar glória a Deus é observar respeitosamente os Seus Mandamentos, e que ao ser dada a mensagem da hora do Juízo, o dever de guardar os Mandamentos de Deus deve ser acentuada. Isto é claramente revelado na descrição dada do povo que se congrega de toda a nação, tribo, língua e povo, como resultado da pregação dessa mensagem, em relação com as outras mensagems que acompanham e seguem imediatamente. Desse povo se diz: "Aqui está a paciência (perseverança) dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus." Apocalipse 14:12.Conhece os Mandamentos de Deus?
Veja numa Bíblia do Pe Matos Soares o que diz em Êxodo 20. Grande será a surpresa! Compare com os mandamentos ensinados pela Igreja Católica Romana.

ESTUDO- 5
A RELAÇÃO ENTRE A BABILÓNIA ANTIGA E A BABILÓNIA MODERNA
Babilónia/Confusão
1- Que anuncio se segue imediatamente à mensagem da hora do Juízo de Apocalipse 14:6,7?
"E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilónia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição." (Apocalipse 14:8 - primeira parte)
A QUEDA DE BABILÓNIA ANTIGA.
2- Que razão é dada para a queda de Babilónia antiga?
"Caiu, caiu Babilónia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição." (última parte do versículo)
3- Como foi predita a subversão da antiga Babilónia?
Isaías 13:19 – E Babilónia, o ornamento dos reinos, a glória e a soberba dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando Deus as transtornou.
4- Que convite foi feito para sair de Babilónia?
Jeremias 51:6 – Fugi do meio de Babilónia, e livrai cada um a sua alma, e não vos destruais na sua maldade; porque este é o tempo da vingança do SENHOR; que lhe dará a sua recompensa.
5- Como tratou Babilónia a todas as nações dominadas?
Jeremias 51:7 – Babilónia era um copo de ouro na mão do SENHOR, o qual embriagava a toda a terra; do seu vinho beberam as nações; por isso as nações enlouqueceram.
6- Qual foi o efeito desta apostasia?
Jeremias 51:8 – Num momento caiu Babilónia, e ficou arruinada; lamentai por ela, tomai bálsamo para a sua dor, porventura sarará.
7- Pouco tempo antes da queda de Babilónia, que fez o seu rei?
Daniel 5:1 – O REI Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos mil.
8- Por meio de que ordem repudiou o rei a religião ensinada em Babilónia por Daniel e por outros que temiam a Deus?
Daniel 5:2 – Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata, que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
9- Qual foi o auge da apostasia de Babilónia?
Daniel 5:3 - Então trouxeram os vasos de ouro, que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas.
10- Enquanto bebiam vinho, que deuses honravam?
Daniel 5:4 - Beberam o vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra.
11- Que acontecimento singular teve lugar durante esse banquete de afronta a Deus?
Daniel 5:30,31 – Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus. E Dário, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos.
Nota: O Evangelho do Reino foi pregado em Babilónia e Nabucodonosor foi levado a conhecer e adorar a Deus. Mas depois da morte de Nabucodonosor, Babilónia novamente voltou à idolatria, e essa apostasia tornou-se “afronta” ao usar Belsazar os vasos sagrados da casa de Deus, dedicados à adoração de Deus, para neles beber o vinho de Babilónia enquanto prestava adoração aos deuses falsos. Apareceu então a mão a escrever na parede e sobreveio a queda de Babilónia antiga.
A QUEDA DE BABILÓNIA MODERNA.
12- Nas visões de São João, que interpretação é dada à mulher que se assentava sobre muitas águas?
Apocalipse 17:18 - E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.
Nota: A grande cidade que imperava sobre os reis no tempo de São João o Evangelista era Roma, e aquela cidade deu o nome à organização representada pela mulher, a Igreja de Roma, ou papado.
13- Nessa mesma profecia, como é a Igreja de Roma, o papado, designada como antítipo da antiga Babilónia?
Apocalipse 17:5 - E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilónia, a mãe das prostituições e abominações da terra.
14- Que declarações específicas dá ênfase a essa identificação?
Apocalipse 17:2 - Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição. (ver v.4)
Nota: A Igreja de Roma é chamada Babilónia, a religião praticada foi um restabelecimento da religião da antiga Babilónia. Ela tem pretensões a um sacerdócio com podres e privilégios excepcionais, justamente como o fazia a antiga Babilónia. Pelo dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria, nega haver Deus em Cristo assumido a mesma carne do homem caído, exactamente como o fazia Babilónia antiga (ver Daniel 2:11). Reclama jurisdição espiritual Universal, e sob pena de castigos e penalidades, exige submissão, assim como o fazia a antiga Babilónia. (ver Daniel 3). Repudia a verdade Bíblica fundamental da Justificação pela Fé, e realça o poder das obras, tal como fazia a Babilónia antiga (ver Daniel 4:30). Uma cuidadosa comparação do ritual da antiga e moderna Babilónia revela ser o da última, cópia da primeira; fácil é traçar-se em termos de história a relação através do paganismo de Roma política.“Na subversão de Babilónia pelos persas, que nutriam ódio tradicional à sua idolatria, os sacerdotes caldeus fugiram para Pérgamo, na Ásia Menor, ali estabeleceram a sede da sua religião. …o último rei, pontífice de Pérgamo foi Átalo III, que ao morrer deixou os seus domínios e autoridades para os romanos, em 133 a.C., e desde então, as duas linhas de Pontífices Máximos se uniram no de Roma.”
O Falso Cristo, J. Garnier, Londres, George Allen, 1900, ps. 94,95.
15- Que disse Jesus do vinho da Comunhão?
Lucas 22:20 - Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.
16- Qual é o ensino essencial do Novo Concerto?
Hebreus 8:10 - Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo.
17- Quando Cristo assim ministra a Lei no coração, que se torna essa Lei?
Romanos 8:2 a 4 – Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
18- Haverá outra declaração em que a mesma verdade é expressa?
João 6:63 - O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.
19- Que espécie de ensino colocaram os homens em substituição das palavras que são espírito e vida?
Marcos 7:7 a 9 – Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.
Notas: Há duas taças, a taça do Senhor e a de Babilónia. O vinho na taça do Senhor representa a Verdade viva, “como a verdade é em Jesus;” o vinho na taça de Babilónia representa as falsas doutrinas, a substituição da Palavra viva e Lei de Deus pela Tradição humana, e a união ilícita que fez entre a Igreja e o Poder secular, dependente deste, para dar força aos seus ensinos, mais do poder político que do poder de Deus. Por isso mesmo é que, embora mantenha uma forma de piedade, nega, porém a sua eficácia (2ª Timóteo 3:1-5).
A citação seguinte estabelece a posição da Igreja de Roma no tocante à Tradição: “Embora essas duas correntes (a Bíblia e a Tradição) sejam em si mesmas, em virtude da sua origem divina, igualmente santas, e estejam ambas repletas de verdades, mesmo assim, entre as duas, a Tradição é para nós mais clara e segura.” – Fé Católica, Reverendo José Faa Di Bruno, D.D. (Católico Romano), p. 45.
A substituição da Lei de Deus pela da Igreja, em cumprimento da profecia de Daniel 7:25, testemunha da completa subordinação da Palavra de Deus à autoridade da Igreja. O ensino universal destas doutrinas em lugar do Evangelho puro, desviou o Mundo do bom caminho e fez com que todas as nações bebessem do vinho da ira da sua prostituição. A Reforma do século XVI foi um esforço para a volta às verdades puras da Palavra de Deus. Nesta os Reformadores negaram a supremacia da tradição sobre a Escritura Sagrada.
20- Que relação mantém a Igreja de Roma com as outras Igrejas apóstatas?Apocalipse 17:5 – E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilónia, a mãe das prostituições e abominações da terra.
Nota: No Credo do Papa Pio IV, uma autorizada declaração da fé Católica Romana é encontrada a seguinte afirmação: “Reconheço a Santa Igreja Católica Apostólica como mãe e soberana de todas as igrejas.” – Artigo 10.
Quanto às professas igrejas protestantes repudiaram o princípio fundamental do protestantismo, colocando em lugar inferior a autoridade da Palavra de Deus, aceitando a Tradição e Especulação humanas, adoptaram o princípio fundamental da moderna Babilónia, e podem ser chamadas filhas de Babilónia. A queda destas está intimamente ligada à queda de Babilónia. Hoje, é frequentes os encontros ecuménicos e compromissos com as doutrinas que foram outrora defendidas pelos Pioneiros Protestantes com a própria vida. Exige-se uma proclamação da queda de Babilónia e das suas filhas.
Muitos representantes do moderno protestantismo rejeitam de um ou outro modo, muitas das doutrinas fundamentais da Bíblia, tais como:
- A queda do homem.
- A doutrina bíblica do pecado.
- A infalibilidade das Escrituras.
- A perfeição das Escrituras como regra de fé e prática.
- A Divindade de Cristo.
- A concepção miraculosa de Jesus e o nascimento de uma Virgem.
- A Ressurreição de Cristo.
- A morte vicária, expiatória e propiciatória de Cristo.
- A Salvação pela graça, mediante a fé no Senhor Jesus Cristo.
- A regeneração pelo poder do Espírito Santo.
- A eficácia do nome de Cristo na oração.
- O ministério e guarda dos santos anjos.
- Os milagres como manifestação e intervenção directas do poder de Deus.
Ainda que muitos líderes do moderno protestantismo, conhecidos como “Alta Crítica”, não tenham formalmente adoptado o credo da Igreja de Roma, e não se tenham tornado parte orgânica desta corporação, mesmo assim pertencem à mesma classe ao rejeitar a autoridade da Palavra de Deus, aceitando no seu lugar o produto da sua própria argumentação. Há tanta apostasia num caso como no outro, e ambos devem ser incluídos, portanto, em Babilónia, e ambos na sua queda.
21- Até que ponto deveria ir a apostasia, ou queda, da moderna Babilónia, a mãe, e das suas filhas?
Apocalipse 18:1 a 3 – E DEPOIS destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilónia, e se tornou morada de demónios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável. Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias.
22- Que convite final é feito aos verdadeiros adoradores de Deus a saírem de Babilónia?
Apocalipse 18:4,5 – E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela.
23- Como acontecerá a queda da moderna Babilónia?
Apocalipse 18:21 a 24 – E um forte anjo levantou uma pedra como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada Babilónia, aquela grande cidade, e não será jamais achada. …E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra.
24- Que cântico de triunfo se segue à queda de Babilónia?
Apocalipse 19:6,7 – Aleluia! Pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

ESTUDO- 6
A MENSAGEM FINAL DO EVANGELHO
Temei a Deus
O que estudámos até aqui salienta que os dois temas anteriores fazem parte de duas mensagens anunciadas por dois anjos - Apocalipse 14:6-8.
1ª Mensagem: A hora do Juízo.
2ª Mensagem: A queda de Babilónia.
1- Qual é a mensagem que se segue?
Apocalipse 14:9 - E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão.
Nota: Qual é a mensagem principal deste anjo? "Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal..." Esta mensagem parece uma chamada de atenção da parte de Deus aos homens a não praticarem a apostasia (ou adoração ao não ser ao verdadeiro Deus).
2- Qual é a sorte dos que, em vez de adorarem a Deus, pratiquem um falso culto?
Apocalipse 14:10,11 - Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. (ver Isaías 33:13-17; 34:1-10; 1ª Coríntios 3:13; Hebreus 12:29).
3- Como são descritos os que atendem a esta advertência?
Apocalipse 14:12 - Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
4- Que descrição é feita da besta contra cuja adoração é dada esta mensagem final dadventência?
Apocalipse 13:1,2 - E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.
Nota: No animal surgido do mar combinam-se símbolos de sétimo capítulo de Daniel, representações da Grécia, Média-Pérsia e Babilónia. As palavras blasfemas por ele proferidas, a perseguição que moveu aos santos, o tempo que lhe foi designado (Apocalipses 13:5-7) mostram que esse animal, sob uma das sete cabeças, é identico à ponta pequena da visão do capítulo sete de Daniel, a Babilónia moderna, o papado. O falso culto aqui apresentado como adoração à besta, na verdade é um culto ao homem, o papa, como representante da Igreja que apostatou (afastou) dos eternos príncipios das Sagradas Escrituras (única e imutável Palavra de Deus), este culto só a Deus deve ser prestado. O sistema da religião sancionado pelo papado é o paganismo de Babilónia, Média-Pérsia, Grécia e Roma, indicado pelo carácter híbrido da besta (Apocalipse 13:2), disfarçada sob formas e nomes do cristianismo. O Pontífice máximo das antigas religiões pagãs teve sucessor no Papa, que é a cabeça do sacerdócio romano, e que, no exercício das suas funções sacerdotais, arrebatou a mediação de Cristo, e substituiu-a por um sistema de mediação humana, cumprindo assim a profecia relatada no oitavo capítulo de Daniel.
5- Que desafio é feito pelos que adoram a besta?
Apocalipse 13:4 - E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?
6- A Quem é subtaída a soberania?
Jeremias 10:6 - Ninguém há semelhante a Ti, ó SENHOR; Tu és grande, e grande o Teu nome em poder.
7- Que especificações do "homem do pecado" são assim plenamente concretizadas?
2ª Tessalonicenses 2:3,4 - Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição. O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
8- Que deu Babilónia a beber a todas as Nações?
Apocalipse 14:8 - E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilónia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.
9- O que terão de beber os que aceitam os ensinos de Babilónia, rendendo assim homenagem à besta?
Apocalipse 14:10 - Também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
Nota: O cálice de Deus, que contém o Novo Concerto no sangue de Cristo, e o cálice do vinho da ira de Babilónia são ambos oferecidos ao Mundo. Beber do primeiro, isto é, aceitar o ensino do Evangelho verdadeiro, é receber vida eterna; mas beber do vinho de Babilónia, isto é, aceitar o evangelho falso ensinado pelo papado, resultará em beber o vinho da ira de Deus, do cálice da Sua indignação. O Evangelho verdadeiro significa vida eterna; o falso evangelho significa morte eterna.
10- Sob que ameçadora penalidade é imposto o culto à imagem da besta (besta significa em termos proféticos - poder político ou religioso)?
Apocalipse 13:15 - E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.
11- Que boicote Universal será aplicado como tentativa de induzir todos a receberem o sinal da besta?
Apocalipse 13:16,17 - E faz que a todos, pequenos e grandes. Ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
Nota: Veja o tema o "O Selo de Deus e o Sinal da Apostasia."
12- Qual é o poder real que opera por meio da besta e da sua imagem, exigindo adoração?
Apocalipse 13:2 - E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.
13- Quem é esse Dragão?
Apocalipse 12:9 - E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
14- Como tentou o Diabo induzir Jesus a adorá-lo?
Lucas 4:5 a 7 - E o diabo, levando-O a um alto monte, mostrou-Lhe (o Mundo sob o domínio de Satanás) todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a Ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue (quando levou Adão e Eva a pecar), e dou-o a quem quero. Portanto, se Tu me adorares, tudo será Teu.
15- Como mostrou Jesus a Sua lealdade a Deus?
Lucas 4:8 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus, e só a Ele servirás.
Nota: As três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12 é proclamada em relação com as cenas finais do grande conflito entre Cristo e Satanás. Lúcifer procurou colocar-se no lugar de Deus (Isaías 14:12-14), e tomar para si a honra que é devida a Deus sómente. A prova final é quanto aos Mandamentos de Deus. Os que reconhecem a supremacia da besta, prestarão obediência à Lei dos Dez Mandamentos, tal como é apresentada pela Igreja Católica Apostólica Romana (compare esta, com a Lei dos Dez Mandamentos exarada na Bíblia - Êxodo 20 -, veja numa Bíblia Católica). Ao servir e prestar culto a uma Identidade Religiosa que ousou modificar a Lei por Deus exarada, está claramente a posicionar-se, de um ou ou outro lado. Não há lugar neutro. Deus ou Satanás. Esta lei, é o símbolo do poder da Igreja Católica Romana, a sua marca, o selo.
16- Quantos cederão aos reclamos do culto da besta?
Apocalipse 13:8 - E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
17- Na mensagem da hora do Juízo, a quem são todos chamados a temer, glorificar e adorar?
Apocalipse 14:7 - Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
18- Quem cantará o cântico de Moisés e do Cordeiro junto ao mar de vidro?
Apocalipse 15:2 a 4 - E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus. E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.

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