5.8.08

06 - O ETERNO CÓDIGO DIVINO

ESTUDO – 1 A LEI DE DEUS
1- Ao tirar Deus o Seu povo do Egipto, como tornou Ele a publicar a Sua lei?
“Então o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes semelhança nenhuma. Então vos anunciou Ele o Seu concerto, que vos prescreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” Deuteronómio 4:12,13 – ver Neemias 9:13,14.
2- Onde encontramos os Dez Mandamentos escritos pela mão de Deus?
Em Êxodo 2-17
3- Qual é a verdadeira dimensão dos Dez Mandamentos?
“Teme a Deus, e guarda os Seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem.” Eclesiastes 12:13
4- Que inspirada e honrosa menção é feita à Lei de Deus?
“A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são rectos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.” Salmo 19:7,8.
5- Que bênção diz o salmista acompanha a observância dos mandamentos de Deus?
“Também por eles é admoestado o Teu servo; e em os guardar há grande recompensa.” Salmo 19:1
6- Que ênfase deu Cristo, como sendo necessário para entrar na vida?
“Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” Mateus 19:17
7- Pode o homem por si, sem a ajuda de Cristo, guardar a Lei?
“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer.” Mateus 15:5 – ver Romanos 7:14-19.
8- Que providência foi tomada para que pudéssemos guardar a Lei de Deus?
“Portanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito.” Romanos 8:3,4.
9- Qual é a natureza da lei de Deus?
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.” Romanos 7:14
Nota: No comentário sobre o sexto e sétimo mandamento, registados em Mateus 5:21-28, Cristo demonstrou a natureza espiritual da lei, mostrando que ela tem que ver não somente com os actos externos, mas alcança também os pensamentos e intenções do coração. – ver Hebreus 4:12. O décimo mandamento proíbe a cobiça, ou todo o desejo ilícito. Romanos 7:7. A obediência a esta lei, pois, requer não só a submissão exterior mas o genuíno serviço de coração. Isto pode ser feito unicamente por uma alma regenerada.
10- Que mais é dito da lei?
“E assim, a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.” Romanos 7:12
11- O que é revelado na Lei de Deus?
“E sabes a Sua vontade (de Deus) e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei.” Romanos 2:18
12- Estando Cristo na Terra, qual foi a Sua atitude em relação à vontade de Deus, ou seja, a Sua lei?
“Então disse: Eis aqui venho; no rolo do Livro está escrito de Mim: Deleito-Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; sim a Tua lei está dentro do Meu coração.” Salmo 40:7,8 – ver Hebreus 10: 5 e 7.
13- Quem, disse Jesus, entraria no Reino do Céu?
“Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pia, que está nos Céus.” Mateus 7:21.
14- Que disse o Senhor Jesus dos que violassem um dos mandamentos de Deus, ou assim ensinassem aos homens?
“Qualquer pois que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos Céus.” Mateus 5:19.
15- Que, disse Cristo, seria chamado o grande no reino?
“Aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos Céus.” Mateus 5:19.
16- Como qualificou Cristo a justiça dos escribas e fariseus?
“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos Céus.” Mateus 5:20
17- Porque razão reprovou Cristo os fariseus?
“Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição?” Mateus 15:2
18- Pelo facto de darem mais atenção à tradição que à lei de Deus, que palavras dirigiu Jesus aos dirigentes espirituais do Seu tempo?
“Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” Mateus 15:9
Nota: Volta a história a repetir-se? Dão os dirigentes das igrejas mais importância às tradições e costumes em vez de dar primazia à Palavra de Deus? A quem devemos dar atenção a Jesus ou aos “escribas” do nosso tempo?
19- O que diz a Bíblia dos que amam a lei de Deus?
“Muita paz têm os que amam a Tua lei, e para eles não há tropeço.” Salmo 119:165
20- Que teria assegurado a Israel – povo de Deus – se tivessem obedecido aos mandamentos de Deus?
“Ah! Se tivesses dado ouvidos aos Meus mandamentos! Então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar.” Isaías 48:18
21- Qual é outra bênção que beneficiam os que observam os mandamentos de Deus?
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que Lhe obedecem. “ Salmo 111:10
22- Em que se deleitam as pessoas que o salmista qualifica de bem-aventuradas?
“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detêm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na Lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite.” Salmo 1:1,2 – ver Romanos 7:22
23- Porque razão diz o Apóstolo Paulo que a inclinação da carne é inimizade contra Deus?
“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.” Romanos 8:7 – o prazer de observar a lei de Deus advém quando Cristo habita o coração.
24- Em que dois grandes mandamentos é a lei de Deus sintetizada?
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas.” Mateus 22:37-40.
NOTA: Se alguém me diz: ´Eis que em substituição aos Dez Mandamentos recebemos dois, que são muito mais fáceis, ´responder-lhe-ei que essa versão da lei não é de maneira alguma mais fácil. Uma tal observação implica falta de meditação e experiência. Esses dois preceitos abrangem os dez, no seu mais amplo sentido, não podendo ser considerados exclusão de um jota ou til dos mesmos. Quaisquer dificuldades existentes nos mandamentos são igualmente encontradas nos dois, que lhes são a súmula e substância. Se amais a Deus de todo o vosso coração, torna-se-vos preciso observar a primeira parte; e se amais o próximo como a vós mesmo, precisais observar a segunda.” – The Perpetuity of the Law of God, por C.H.Spurgeon, p. 5.
25. Que é dito de quem professa conhecer a Deus, mas não observa os Seus mandamentos?
“Aquele que diz eu conheço-O, e não guarda os Sues mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” 1ª João 2:4
26- Como considera Deus os que andam na Sua lei?
“Bem-aventurados os que trilham caminhos rectos, e andam na lei do Senhor.” Salmo 119:1.

ESTUDO – 2
A PERPETUIDADE DA LEI DE DEUS
1- Quantos legisladores há?
“Há um só legislador e um juiz que pode salvar e destruir.” Tiago 4:12
2- Que é dito da estabilidade do carácter de Deus?
“Porque Eu, o Senhor, não mudo.” Malaquias 3:6
3- Que duração têm os Seus mandamentos?
“As obras das Suas mãos são verdade e juízo: fiéis todos os Seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre; são feitos em verdade e rectidão.” Salmo 111:7,8
4- Veio Cristo abolir ou destruir a lei?
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.” Mateus 5:17.
NOTA: A lei; em sentido geral, os escritos de Moisés; especialmente os Dez Mandamentos, ou lei moral, de que os escritos de Moisés derivaram o seu nome. Os profetas; isto é, os escritos dos profetas. Nenhum destes veio Cristo destruir, antes, pelo contrário, cumprir, ou provar-lhes o propósito.
“As leis dos judeus são em geral divididas em morais, cerimoniais e judiciais. As leis morais são as que vêem da natureza das coisas, então podem, por conseguinte, ser mudadas – tais como o dever de amar a Deus e as Suas criaturas. Estas não podem ser abolidas. Desta espécie são os Dez Mandamentos; e este nosso Salvador nunca aboliu nem substituiu. As lei cerimoniais são as determinadas para atender a certos estados da sociedade, ou regulamentar ritos religiosos e cerimónias do povo. Estas poderão ser mudadas quando mudarem as circunstâncias, e não obstante, a lei moral permanece inalterável.” Dr. Aberto Barnes, sobre S. Mateus 5:18
“Jesus não veio para mudar a lei, mas sim para explicá-la, e justamente essa circunstância mostra que ela permanece; visto não haver necessidade de explicar o que é abolido. …Mas com essa explicação da lei Ele a confirmou; nem teria pensado em aboli-la, pois nesse caso não haveria necessidade de explicá-la. …É evidente que o Mestre não veio alterar a lei, porque depois de a ter unido à sua vida, Ele voluntariamente Se entregou para sofrer a sua penalidade, se bem que nuca a houvesse transgredido, sofrendo a penalidade por nós, como está escrito: ´Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-Se maldição por nós.´…Se a lei exigisse de nós mais do que deveria fazer, teria ao Senhor Jesus pago a penalidade resultante das suas exigências demasiado severas? Estou certo de que não o faria. Mas por exigir a lei somente o que devia exigir, isto é, obediência perfeita, e exigia do transgressor apenas aquilo que devia exigir, ou seja, a morte como penalidade pelo pecado – a morte sob a ira divina – o Salvador foi pregado no madeiro, levando sobre Si os nossos pecados, e expiando-os um vez por todas.” The Perpetuity of the Law of Gol, por C.H.Spurgeon, ps. 4-7.
“A lei moral contida nos Dez Mandamentos e corroborada pelos profetas, Ele não aboliu. Não foi o propósito da vinda de Jesus revogar qualquer das suas partes. …Cada parte dessa lei precisa ficar em vigor para toda a humanidade e em todos os tempos, sem depender de tempo nem de lugar, ou de qualquer outra circunstância sujeita a mudança, mas da natureza de Deus e da natureza do homem, e da imutável relação mútua.” João Wesley, Sermons, Vol. I, nº 25, ps. 221 e 222.
5- Quando usado com referencia à profecia, que significa o termo cumprir?
Levar a efeito, acontecer, realizar, como ocorre no texto: “Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías.” Mateus 4:14.
6- O que significa o mesmo termo ao ser usado com referencia à lei?
Observar, guardar, executar, agir de acordo com, como se verifica no texto: “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” Gálatas 6:2 – Mateus 3:15; Tiago 2:8,9.
7- Como Se relacionou Jesus com os mandamentos do Seu Pai?
“Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e permaneço no Seu amor.” João 15:10
8- Como se deve relacionar uma pessoa que professe estar em Cristo com os mandamentos de Deus?
“Aquele que diz que está n´Ele, também deve andar como Ele andou.” 1ª João 2:6
9- O que faz a pessoa quando negligencia os mandamentos de Deus?
“Todo aquele, que comete pecado, transgride também a lei; e pecado é a transgressão da lei.” 1ª João 4:4
Nota: Este texto não diz que o pecado foi ou era a transgressão da lei, mas que o é, demonstrando assim que a lei ainda está em vigor na dispensação evangélica. “Todo aquele” semelhantemente, mostra a universalidade dos seus reclamos obrigatórios. Quem quer que, de qualquer nação, raça ou povo, cometa, pecado transgride a lei.
10- Qual é a condição de todos os homens?
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Romanos 3:23
11- Quantos estão incluídos em ´todos´ os que pecaram?
“Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois á dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado.” Romanos 3:9
12- Como podemos saber que todos os homens são culpados?
“Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.” Romanos 3:19
Nota: É o que a lei diz, e não o que se possa interpretar que ela signifique, que prova que o pecador é culpado. Além disso, Deus não faz acepção de pessoas, mas trata igualmente a cristãos e a ímpios. Em face da lei, todo o mundo é culpado perante Deus.
13- A fé em Deus anula, porventura, a lei?
“Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31
14- O que, sobretudo, prova a perpetuidade e imutabilidade da lei de Deus?
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigénito, para que todo aquele que n´Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16. “Cristo morreu por nossos pecados.” 1ª Coríntios 15:3.
Nota: Caso a lei pudesse haver sido abolida, e o pecado tratado dessa maneira, Cristo não precisaria ter vindo e morrido por nossos pecados. A dádiva de Cristo, portanto, mais do que qualquer outra coisa, prova a imutabilidade da lei de Deus. Foi preciso que Cristo viesse e morresse, satisfazendo os reclamos da lei, porque de contrário o mundo pereceria. A lei não podia proporcionar o meio. Diz Spurgeon no sermão sobre “A Perpetuidade da Lei de Deus”: “Nosso Senhor Jesus Cristo deu maior reivindicação à lei, morrendo por ela ter sido transgredida, do que podem dar todos os perdidos por suas misérias.” A circunstância da lei dever ser a norma no juízo, é outra prova da sua natureza permanente. – ver Eclesiastes 12:13,14; Tiago 2:8-12.
15- Que relação mantém com a lei a pessoa justificada?
“Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus; mas os que praticam a lei hão de ser justificados.” Romanos 2:13
16- A quem pertence a promessa de ser bem-aventurado?
“Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” Tiago 1:25
17- Como é possível sabermos que passamos da morte para a vida?
“Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos.” 1ª João 3:1
18- E como podemos saber que amamos os irmãos?
“Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a deus guardamos os Seus mandamentos.” 1ª João 5:2
19- De que forma muito concreta manifesta o crente o seu amor por Deus?
“Porque esta é a caridade (amor) de Deus: que guardemos os Seus mandamentos.” 1ª João 5:3
20- como são descritos os que hão de estar preparados para a vinda de Cristo?
“Aqui (Céu) está a paciência dos santos, aqui (Céu) estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” Apocalipse 14:12

A LEI DO MEU SENHOR
Sábia, justa, santa e pura,
É a Lei do meu Senhor,
Que corrige a vida impura,
Do perdido pecador.
Do Senhor o ensinamento
Nela tão perfeito está,
É tão cheia de preceitos
E conselhos santos dão!

Justos e benignos são;
Do Senhor os bons conselhos,
Neles vejo, quais espelhos,
Quanto é mau meu coração.
Mais que o Sol, resplandecente,
Os preceitos do Senhor,
Iluminam as nossas mentes
Com divino resplendor.

ESTUDO – 3
A LEI DE DEUS NO NOVO TESTAMENTO

1- Qual era o meio que os judeus tinham de conhecer a vontade de Deus?
“Eis que tu tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; e sabes a Sua vontade, … sendo instruído por lei.” Romanos 2:17,18
2- O que representava de facto a lei?
“Que tem a forma da ciência e da verdade na lei.” Romanos 2:20
Nota: A lei escrita apresenta a forma da ciência e da verdade. Graça e verdade, ou a graça e a realidade ou realização daquilo que a lei exige, vieram por Jesus Cristo. Ele era a lei, na vida e na prática.
3- Que disse Jesus sobre a validade da lei?
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.” Mateus 5:17
Nota: Pela expressão “a lei” faz-se aqui referência aos cinco livros de Moisés; e por “os profetas” os escritos dos profetas. Cristo não veio ab-rogar nem destruir qualquer deles, mas cumprir ambos. O cerimonial de tipos e sombras contido nos livros escritos por Moisés cumpriu-os ele como seu grande Antítipo. A lei moral, grande fundamento de todos os escritos de Moisés, Cristo cumpriu por uma vida de obediência perfeita a todos os seus requisitos. Os profetas, cumpriu-os Ele na Sua vinda como Messias, Profeta e Salvador, por eles predita.
4- Que ensinou Jesus concernente à estabilidade da lei?
“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:18
5- Com que afirmação reiterou Jesus a importância de observar a lei?
“Qualquer pois que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menos no reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos Céus.” Mateus 5:19
6- Que aconselhou Cristo que o mancebo rico fizesse, para entrar na vida?
“Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” Mateus 19:17
7- Ao ser-Lhe perguntado quais eram os mandamentos, que disse Jesus?
“Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra o teu pai e a tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 19:18,19
Nota: Apesar de não citar todos os Dez Mandamentos, Jesus mencionou suficientes para mostrar que Se referia à lei moral. Ao citar o segundo grande mandamento, chamou a atenção para o grande princípio sobre que se baseia a segunda tábua da lei – amor ao próximo – que, por avareza, o mancebo rico não estava a observar.
8- Será a lei anulada pela fé?
“Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31
9- Como se cumpre a lei?
“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás; Não matarás; Não furtarás; Não dirás falso testemunho: Não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” Romanos 13:8-10
10- Que é mais importante do qualquer cerimónia externa?
“A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.” 1ª Coríntios 7:19
11- Que espécie de inclinação não está sujeita à lei de Deus?
“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.” Romanos 8:7
12- Como afirma o Apóstolo Tiago que a lei de Deus não é passível de ser amputada?
“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar num só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: não cometerás adultério, também disse: não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, tornaste-te transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2:10-12.
Nota: É muito curioso, muitas pessoas estão de acordo em afirmar que Jesus não veio abolir: a adoração das imagens, nem pronunciar o nome de Deus em vão, nem ter outros deuses e assim por diante…para esta pessoas, Jesus só veio abolir o Sábado, bem fariam em pensar no texto acima citado. E especialmente, que estes mandamentos estão numa Lei que apresenta 10 mandamentos, nem 9, nem 11.
13- Como é definido o pecado?
“Todo aquele que comete pecado, transgride também a lei: e pecado é a transgressão da lei.” 1ª João 3:4.
14- Como podemos saber que amamos os filhos de Deus?
“Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus, e guardamos os Seus mandamentos.” 1ª João 5:2
15- Que é dito ser o amor de Deus?
“Porque esta é a caridade (amor de Deus que guardemos os Seus mandamentos; e os Seus mandamentos não são pesados.” 1ª João 5:3
16- Como é descrita a Igreja dos últimos dias?
“E o dragão (Diabo) irou-se contra a mulher (Igreja), e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus; e têm o testemunho de Jesus Cristo.” “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” Apocalipse 12:17; 14:12.
Nota: “A Lei Moral é parte da lei natural do Universo. Justamente como uma lei natural violada, no mundo material, traz as suas consequências inevitáveis, assim a Lei Moral transgredida traz as suas inevitáveis consequências no mundo espiritual e mental.” – The Episcopal Church Sunday School Magazine – reeditado na Revista da Escola Dominical – Junho – Julho de 1942, ps. 183,184.
“As leis básicas de moralidade, em particular os Dez Mandamentos, permanecem até ao fim do tempo como o alicerce moral e espiritual sobre o qual se acha construída a religião do Novo Testamento.” The Snowden-Douglass Sunday School Lessons, 1946, p. 279.

ESTUDO – 4
A LEI MORAL E A LEI CERIMONIAL

1- Que título de distinção é dado à lei de Deus?
“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.” Tiago 2:8,9.
2- De que modo vem o conhecimento do pecado?
“…Eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Romanos 7:7
3- Porque deverão ser os homens finalmente julgados?
“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os Seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom quer seja mau.” Eclesiastes 12:13,14.
“Assim falai, e assim precedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2:12
Nota: A lei que é aqui chamada “lei da liberdade” é a que diz: “Não matarás” e “Não adulterarás” porque foram esses os mandamentos citados no versículo precedente. Essa mesma lei é, no versículo 8, intitulada “lei real” isto é, a lei do rei. Essa é aquela pela qual os homens deverão ser julgados.
4- Que sistema foi estabelecido em virtude da transgressão da lei de Deus por parte do homem?
Nota: o sistema de sacrifícios, com os seus ritos e cerimónias, apontando para Cristo.
5- Por quem oferecia holocaustos o Patriarca Job?
“E iam os seus filhos, e faziam banquetes em casa da cada um no seu dia; e enviavam, e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedeu pois que, tendo decorrido o turno de dias dos seus banquetes, enviava Job, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todo seles; porque dizia Job: Porventura pecaram meus filhos, e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Job continuamente.” Job 1:4,5.
6- Desde que época remonta a era conhecida do sistema de sacrifícios?
“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo que alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons.” Hebreus 11:4 – ver Génesis 4:3-5; Job 1:4,5.
7- Por quem foi proclamada a lei dos Dez Mandamentos?
“Então o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes semelhança nenhuma. Então vos anunciou Ele o Seu concerto, que vos prescreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” Deuteronómio 4:12,13.
8- Como foi a lei cerimonial transmitida a Israel?
“E chamou o Senhor a Moisés,…dizendo: Fala aos filhos de Israel, e diz-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta,…” Levíticos 1:1,2. “Esta é a lei do holocausto, da oferta de manjares, e da expiação do pecado, e da expiação da culpa, e da oferta das consagrações, e do sacrifício pacífico, que o Senhor ordenou a Moisés no Monte Sinai, no dia em que ordenou aos filhos de Israel que oferecessem as suas ofertas aos Senhor no deserto de Sinai.” Levíticos 7:37,38.
9- Era os Dez Mandamentos, em si mesmo, uma lei distinta e completa?
“Estas palavras falou o Senhor a toda a vossa congregação no Monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou: e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.” Deuteronómio 5:22.
“Então disse o Senhor a Moisés. Sobe a Mim ao Monte, e fica lá; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito.” Êxodo 24:12.
10- Era a lei cerimonial completa em si mesma?
“…a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças.” Efésios 2:15.
11- Em que material escreveu Deus os Dez Mandamentos?
“Então vos anunciou Ele o Seu concerto, que vos escreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” Deuteronómio 4:13.
12- Em que material foram escritas as leis ou mandamentos referentes aos sacrifícios e holocaustos?
“E puseram de parte os holocaustos para os darem aos filhos do povo, segundo as divisões das casas paternas, para o oferecerem ao Senhor, como está escrito no livro de Moisés.” 2ª Crónicas 35:12.
13- Onde foram postos os Dez Mandamentos?
“E tomou o testemunho, e pô-lo na arca, …e pôs o propiciatório sobre a arca, em cima.” Êxodo 40:20.
14- Onde ordenou Moisés aos levitas que pusessem o livro da lei que ele escrevera?
“Deu ordem Moisés aos levitas que levaram a arca do concerto do Senhor, dizendo: Tomais este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca do concerto do Senhor vosso Deus.” Deuteronómio 31:25,26.
15- Qual é a natureza da lei moral?
“A lei do senhor é perfeita, e refrigera a alma.” Salmo 19:7.
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual.” Romanos 7:14.
16- Poderiam as ofertas ordenadas pela lei cerimonial satisfazer ou tornar perfeita a consciência do crente?
“Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço.” Hebreus 9:9.
17- Até que tempo impunha a lei cerimonial que se realizasse o serviço no santuário terrestre?
“Consistindo somente em manjares e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correcção.” Hebreus 9:10
18- Quando foi este tempo de correcção?
“Mas vindo Cristo, o Sumo Sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por Seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efectuado uma eterna redenção.” Hebreus 9:11,12.
19- Que efeito produziu na lei cerimonial a morte de Cristo?
“Havendo riscada a cédula que era contra nós nas sus ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” Colossenses 2:14.
“Na Sua carne desfez a inimizade, isto é a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças.” Efésios 2:15.
20- Porque foi ab-rogada a lei cerimonial?
“Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.” Hebreus 7:18,19.
21- Que miraculoso acontecimento ocorreu por ocasião da morte de Cristo, significando que acabara para sempre o sistema de sacrifícios?
“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.” Mateus 27:50,51.
22- Como profetizou Daniel o fim da lei (lei que apontava para o sacrifício de Cristo, “…como o cordeiro de Deus”) cerimonial?
“E Ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares.” Daniel 9:27 (veja o estudo sobre este tema).
23- Por quanto tempo perdurará a lei moral?
“Acerca dos teus mandamentos soube, desde a antiguidade, que tu os fundastes para sempre.” Salmo 119:152 – ver Salmo 111:7,8.

ESTUDO – 5
OS DOIS CONCERTOS

1- Que dois concertos são apresentados na Bíblia?
“Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.” Hebreus 8:13
2- Com que termos são designados estes concertos?
“Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo.” Hebreus 8:7
3- Em relação com que acontecimento histórico foi feito o velho concerto?
“Não segundo o concerto que fiz com os seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egipto; como não permaneceram naquele meu concerto, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.” Hebreus 8:9 – ver Êxodo 319:3-8.
4- Quando Deus estava para proclamar a Sua lei a Israel, que disse a Moisés que lhes lembrasse?
“Anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a Mim.” Êxodo 19:3,4.
5- O que lhes propôs Deus?
“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a Minha voz, e guardardes os Meu concerto, então sereis a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a Terra é Minha. E vós Me sereis um reino sacerdotal e o povo santo.” Êxodo 19:5,6.
6- Que respondeu o povo a esta proposta?
“Então todo o povo respondeu a uma voz, e disseram: Tudo o que o Senhor ordenar, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.” Êxodo 19:8.
7- Neste concerto com Israel, que obrigação foi imposta ao povo?
“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a Minha voz, e guardardes o Meu concerto.” Êxodo 19:5
8- Sobre que se baseava este concerto com Deus?
“Então vos anunciou ele o Seu concerto, que vos prescreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” Deuteronómio 4:13.
Nota: Tanto o velho como o novo concerto baseiam-se nos Dez Mandamentos. Propondo um concerto com Israel, disse Deus: “Se diligentemente ouvirdes a Minha voz, e guardardes o Meu concerto”, Êxodo 19:5 (ver Êxodo 24:8). A obediência aos Dez Mandamentos foi a condição do velho concerto, em relação ao qual Deus fez certas promessas ao povo. A obediência aos mesmos dez preceitos é igualmente a base do novo concerto, pois o Senhor declara: “Este é o concerto que depois daqueles dias farei com a cãs de Israel, diz o Senhor; porei as Minhas leis no seu entendimento, e nos seus corações as escreverei; e Eu lhe serei por Deus, e eles Me serão por povo.” Hebreus 8:10. Assim, como disse Stewart M. Robinson, “a lei é um parágrafo de um Concerto de Graça” The Presbyterian, 28 de Julho de 1932. Sob o Evangelho, só pode participar do novo concerto quem tenha conhecimento da lei de Deus, e lhe obedeça sinceramente.
9- Depois de proclamada a lei no Sinai, que disse novamente o povo?
“O povo respondeu a uma voz, e disseram: Todas as palavras, que o Senhor tem dito, faremos.” Êxodo 24:3.
10- No propósito que não houvesse dúvidas, que fez Moisés?
“E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, …e tomo o livro do concerto, e o leu aos ouvidos do povo.” Êxodo 24:4-7.
11- Que reafirma o povo fazer?
“E eles disseram: Tudo o que o Senhor disse faremos, e obedeceremos.” Êxodo 24:7.
12- Como foi esse concerto então confirmado e aceite solenemente?
“E enviou certos mancebos dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos, e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos de bezerros. E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar. E tomo o livro do concerto, e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem dito faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue do concerto que o Senhor tem feito convosco sobre toda estas palavras.” Êxodo 24:5-8.
13- Como descreve o Apóstolo Paulo esta ratificação do concerto?
“Porque havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissôpe, e espargiu tanto o mesmo livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.” Hebreus 9:19,20.
Nota: Temos aqui uma descrição completa da instituição do primeiro ou velho concerto. Deus prometera fazer deles o Seu povo peculiar sob condição de Lhe obedecerem aos mandamentos. Três vezes eles prometeram obediência. O concerto foi então ratificado, ou selado, com sangue.
14- Decorridos menos de quarenta dias depois de feito este concerto, enquanto Moisés tardava no monte, que disse o povo a Arão?
“Levanta-te, faz-nos deuses, que vão adiante de nós: porque quanto a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egipto, não sabemos o que lhe sucedeu.” Êxodo 32:1.
15- Ao descer do Sinai, que viu Moisés?
“E aconteceu que, chegando ele ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do Monte.” Êxodo 32:19
Nota: É aqui revelado o grande objectivo ou segredo do velho concerto. O povo não compreendeu a fraqueza e a inclinação para o pecado do seu próprio coração, nem a sua necessidade da divina graça e auxílio para guardar a lei; e assim, na sua ignorância prontamente comprometeram-se a obedecer-lhe. Mas quase imediatamente começaram a cometer adultério, transgredindo, deste modo, a lei de Deus, ou as próprias condições impostas como a sua parte no concerto. Em si mesmas as condições eram boas; mas na sua própria força o povo era incapaz de as cumprir. O grande objectivo do velho concerto era, pois, ensinar ao povo as suas fraquezas e incapacidades de guardar a lei sem o auxílio divino. Como a própria lei, sobre o que se baseava o velho concerto, e conduzi-los a Cristo. Gálatas 3:23,24. E a lição que, como nação, Israel teve de aprender com isso, cada indivíduo precisa de aprender com isso, cada indivíduo precisa agora aprender antes de poder ser salvo. Não existe salvação para quem quer que confie em si próprio. Sem o poder do Espírito Santo, ninguém pode guardar a lei. Somente em Cristo há tanto a remissão dos pecados como o poder para livrar de pecar. A quebra das tábuas da lei significava que as condições do concerto tinham sido quebrada; e a renovação das tábuas (Êxodo 34:1 e 28), a paciência e tolerância divina para com o Seu povo.
16- Qual é a diferença entre o velho e o novo concerto?
“Mas agora alcançou Ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador dum melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas.” Hebreus 8:8.
17- Quais são as “melhores promessas” sobre que foi estabelecido o novo concerto?
“Este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a Minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; … Perdoarei a sua maldade, e nunca mais Me lembrarei dos seus pecados.” Jeremias 31:33,34 – ver Hebreus 8:8-12.
Nota: Estas nada mais são que as bênçãos do Evangelho por meio de Cristo. São prometidas sob condição de arrependimento, confissão, fé e aceitação de Cristo, o Mediador de um novo concerto, que significa salvação e obediência. Não havia no velho concerto providência para o perdão, nem poder para obedecer. Verdade +e que havia perdão durante a vigência do velho concerto, mas não por virtude do mesmo. O perdão tanto naquela época como agora, era obtido mediante as providências do novo concerto, cujos estatutos são mais antigos do que o velho.
18- Em que declaração foi Cristo prometido como Salvador e Libertador do género humano, logo que entrasse o pecado?
“Então o Senhor disse à serpente, … porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Génesis 3:14,15.
Nota: O concerto da graça, com as suas providências de perdão e paz, data da fundação do mundo.
19- A quem foi renovada mais tarde esta promessa do concerto?
“Disse Deus mais a Abraão, … Sara a tua mulher te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei o Meu concerto, por concerto perpétuo para a sua semente depois dele.” Génesis 17:15-19
“Multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus, … e em tua semente serão benditas todas as nações da Terra.” Génesis 26:4.
20- Quem foi a semente aqui mencionada?
“Ora as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: e às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só. E à tua posteridade, que é Cristo.” Gálatas 3:16.
21- Que mostra que o novo ou segundo concerto, e o concerto feito com Abraão são virtualmente os mesmos?
“E se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:29.
Nota: Ninguém deve ficar confuso com os termos primeiro concerto e segundo concerto. Apesar do concerto feito no Sinai ser chamado o primeiro concerto, não é absolutamente o primeiro concerto que Deus fez com o homem. Muito antes disso fez o Senhor um concerto com Abraão; fez também um concerto com Noé e com Adão. Nem se deve supor que o primeiro ou velho concerto existisse por algum tempo na qualidade de único concerto com a humanidade, e que este devesse servir o seu propósito e terminar antes que qualquer pessoa pudesse participar das bênçãos prometidas no segundo ou novo concerto. Caso assim fosse durante algum tempo não haveria perdão para ninguém. O que é chamado novo ou segundo concerto, virtualmente existiu antes do concerto feito no Sinai; porque o concerto feito com Abraão foi confirmado em Cristo (Gálatas 3:17), e é somente por Cristo que existe qualquer valor no novo ou segundo concerto. Não existe em virtude do novo concerto, bênção alguma que se possa alcançar, a qual não haja sido prometida a Abraão. E nós, com quem é feito o novo concerto, só sendo filhos de Abraão, podemos participar das suas bênçãos e da herança que esse concerto promete. Gálatas 3:7 e 9. E visto ninguém poder possuir qualquer coisa a menos que seja filho de Abraão, segue-se que, no que é chamado novo ou segundo concerto, nada existe que não estivesse no concerto feito com Abraão. O segundo concerto existia em todo pormenor essencial, excepto a sua ratificação, muito antes do primeiro, e mesmo antes dos dias de Adão. É chamado segundo porque a sua ratificação ocorreu depois do concerto feito e ratificado no Sinai.
22- Que é necessário onde existe testamento?
“Porque onde há testamento necessário é que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Hebreus 9:16,17.
23- Com o sangue de quem ratificado o novo concerto?
“Semelhantemente tomo o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no Meu sangue, que é derramado por vós.” Lucas 22:20.
24- Que poder há no sangue deste concerto?
“Ora o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a Sua vontade.” Hebreus 13:20,21.
25- Por meio de que testamento, só, há remissão dos pecados?
“Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para a remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.” Hebreus 9:14,15.
Nota: O facto de Cristo, como Mediador do segundo concerto, ter morrido para a remissão das transgressões ao primeiro concerto, mostra que não havia perdão por virtude do primeiro concerto.
26- Na vigência do velho concerto, que prometeu o povo?
Guardar na sua própria força a lei de Deus.
Sob este concerto, o povo prometeu guardar todos os mandamentos de Deus a fim de ser Seu povo peculiar, e isto sem o auxílio de quem quer que fosse. Isto era uma promessa de se tornarem justo. Mas Cristo diz: “Sem Mim nada podeis fazer.” – João 15:5 – E diz o profeta Isaías: “Todas as nossas justiças (são) como trapo da imundície.” – Isaías 64:6 – A única justiça perfeita é a divina, e esta só pode ser alcançada por meio da fé em Cristo. Romanos 3:20-26. a única justiça que assegurará a entra no reino de Deus é “justiça que vem de Deus pela fé.” - Filipenses 3:9. Dos que herdam o reino de Deus, diz o Senhor: “… a sua justiça que vem de Mim” (Isaías 54:17); e o profeta Jeremias diz de Cristo: “Este será o Seu nome, com que O nomearão : O Senhor Justiça Nossa.” Jeremias 23:6.
27- Sob o novo concerto, que promete Deus fazer?
“Porei a Minha lei no sei interior, e a escreverei nos seus corações.” Jeremias 31:33.
Nota: O novo concerto é uma providência para pôr o homem novamente em harmonia com a vontade divina, e pô-lo onde possa guardar a lei de Deus. As Suas “melhores promessas” conferem o perdão dos pecados, graça para renovar o coração e poder para obedecer à lei de Deus. A dissolução do velho concerto e a concretização do novo, de maneira alguma ab-rogou a lei de Deus. Tornou-a mais agradável e compreensiva ao fiel.
28- Onde, sob o velho concerto, estava escrita a lei de Deus?
“Assim fim uma arca de madeira de cetim, e alisei duas tábuas de pedra, … Então escreveu nas tábuas… Os Dez Mandamentos, que o Senhor vos falara no dia da congregação, no Monte, do meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim.” Deuteronómio 10:3,4.
29- Sob o novo concerto, onde está escrita a lei de Deus?
“Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei, a Minha lei no seu interior, e escreverei no seu coração.” Jeremias 31:33.
30- Que razão é apresentada para a feitura do novo concerto?
“Porque se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que … estabelecerei um novo concerto.” Hebreus 8:7,8.
Nota: A falta principal, em relação ao velho concerto, partiu do povo. Eles não eram capazes, por mesmos, de cumprir a sua parte no concerto, e ele não lhes proporcionava o auxílio para assim procederem. Não havia nele Cristo. Eram de obras e não de graça. Apenas valia como meio para fazer-lhes reconhecer o estado de pecado, bem como a sua necessidade de auxílio divino.
31- Que une todos os crentes sob o novo concerto?
“Portanto lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.” Efésios 2:11-13.

Este é um longo estudo. Reconheço, só pessoas muito interessadas em conhecer com clareza este tema chegarão a ler esta última linha. Oro ao Senhor do concerto, que derrame o Seu Espírito sobre si em Cristo.

ESTUDO – 6
A LEI E O EVANGELHO

1- Qual é um dos usos da lei?
“Por isso nenhuma carne será justificada diante d´Ele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:20.
2- Ao tornar assim conhecido o pecado, e a consequente necessidade de um Salvador, que parte desempenha a lei?
“De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fossemos justificados.” Gálatas 3:24.
3- Que declaração é feita por Paulo relativamente ao Evangelho?
“Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” Romanos 1:16.
4- Qual é o significado do nome dado pelo anjo ao Salvador, antes do Seu nascimento?
“E dará à luz um filho e chamarás o Seu nome Jesus; porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados.” Mateus 1:21.
5- Qual é o único foco do poder para salvar?
“Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.” 1ª Coríntios 1:23,24.
6- Que foi predito a respeito da atitude de Cristo para com a lei de Deus?
“Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito de Mim; deleito-Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meus, sim, a Tua lei está dentro do Meu coração.” Salmo 40:7,8.
7- Qual é a primeira promessa do novo concerto?
“Porque este é o concerto que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor: Porei as Minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei.” Hebreus 8:10.
8- Qual é a relação de Cristo para com o novo concerto?
“Mas agora alcançou Ele ministério tanto mais excelente, quanto é Mediador dum melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas.” Hebreus 8:6
9- Como é de outra maneira descrita esta mesma obra em favor do homem?
“Porque todo o Sumo-sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que Este também tivesse alguma coisa que oferecer. Ora, se Ele estivesse na Terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei.” Hebreus 8:3,4.
10- Que é necessário da nossa parte para recebermos o benefício da obra de Cristo?
“Com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Romanos 10:10.
11- O que mais desejava o Apóstolo Paulo conseguir, pela fé?
“E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado n´Ele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.” Filipenses 3:8,9.
12- Existe alguma relação entre a lei e esta justiça (Filipenses 3:9)?
“Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas.” Romanos 3:21.
13- Anula-se a lei pela fé que traz a justiça?
“Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31.
Nota: A lei revela a perfeição do carácter requerida, dando assim a conhecer o pecado; é, porém, impotente quanto a conferir o carácter exigido. No Evangelho, a lei, primeiramente escrita no coração de Cristo, vem a ser a “lei do Espírito de vida em Cristo Jesus,” e transfere-se assim para o coração do crente, no qual Cristo mora pela fé. Por essa forma cumpre-se a promessa do novo pacto quanto a ser a lei escrita no coração. Isso é uma genuína experiência de justiça pela fé – uma justiça testemunhada pela lei, e revelada na vida em harmonia com a lei. Vê-se assim que o Evangelho é a providência tomada para restaurar a lei no coração do crente. O Evangelho, portanto, não é contrário à lei, antes nos apresenta e mantém a lei em Cristo.
14- Que veio Cristo tirar?
“No dia seguinte João viu a Jesus que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1:29.
15- Afinal, que lei aboliu o Senhor Jesus Cristo?
“É manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo Evangelho.” 2ª Timóteo 1:10.
16- Que mudança se opera por meio do Evangelho?
“Mas todo nós, com cara descoberta, reflectindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 2ª Coríntios 3:16.
Nota: Pretende-se, às vezes, que Cristo tenha mudado, abolido ou tirado a lei, e posto em seu lugar o Evangelho; mas isto mostra a falsa compreensão da verdadeira obra de Cristo. O crente é transformado pela contemplação da glória revelado no Evangelho (2ª Coríntios 4:4; João 1:14); a morte foi abolida pela morte de Cristo; e o pecado foi tirado por Aquele que levou sobre Si todo o pecado; mas a lei de Deus ainda permanece inalterada como o próprio fundamento do Seu trono.
17- Que interpretação espiritual deu Cristo ao sexto mandamento?
“Tendes ouvido que foi dito aos antigos: Não matarás; e: quem matar, estará sujeito a julgamento. Mas Eu vos digo que todo aquele que se irar contra o seu irmão, estará sujeito a julgamento; e quem chamar a seu irmão; Raça, estará sujeito ao julgamento do Sinédrio; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito à Geena de fogo.” Mateus 5:21,22.
18- Como interpretou Jesus o sétimo mandamento?
“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já no seu coração cometeu adultério com ela.” Mateus 5:27,28.
19- De que profecia era este ensino o cumprimento?
“O Senhor Se agradará d´Ele por amor da Sua justiça; engrandeceu-O pela lei, e O fez glorioso.” Isaías 42:12
Nota: Cristo não somente deu interpretação à lei, Ele próprio a observou de acordo com essa interpretação, mas morrendo na cruz para pagar a penalidade das transgressões da lei, mostrou a sua santidade e natureza imutável. Dessa maneira, sobretudo, engrandeceu a lei, e revelou a sua natureza imutável, imperecível e de grande alcance. Obviamente, falamos da lei moral ou lei dos Dez Mandamentos.
Uma outra lei foi completamente abolida: a lei dos rituais (sacrifícios) ou lei cerimonial, esta era um tipo, ou figura do sacrifício completo realizado por Jesus ao morrer pela expiação do pecado.
20- Com que promessa foi o Evangelho pregado a Abraão?
“Tendo a Escritura previsto que deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: todas as nações serão benditas em ti.” Gálatas 3:8.
21- Em que base foi Abraão tido como justo?
“Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.” Romanos 4:3.
22- Que texto elimina toda a esperança de justificação pelas obras?
“Por isso nenhuma carne será justificada diante d´Ele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:20
Nota: O cristão sincero, não é nem pode ser salvo por observar a lei dos Dez Mandamentos, ele é salvo unicamente por graça e graça infinita, nada que possa fazer contribuirá minimamente como atributo de salvação. Porem, o crente que tem a Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, age, “o amor de Cristo me constrange”, constrange a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si próprio. Esta atitude não resulta para salvação, resulta da salvação.
23- De que maneira são justificados os que crêem em Jesus?
“Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:24.
24- Depois de se haver operado esta obra da graça, presumir-se-á que o crente continue a viver em pecado?
“Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Romanos 6:1,2.
Nota: Mesmo nos dias de Abraão, foi, como agora, pregado o mesmo evangelho da justificação pela fé, ao passo que a lei revelou o pecado, e testemunhou a justiça obtida pela fé, tal como ocorre desde a cruz. Disto se evidencia que a relação entre a lei e o evangelho tem sido sempre a mesma.
25- Qual foi a atitude pessoal de Cristo em relação à lei?
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.” Mateus 5:17. “Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor; do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e permaneço no Seu amor.” João 15:10
26- Que texto mostra que o povo remanescente de Deus terá justa concepção da devida relação entre lei e o evangelho?
“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” Apocalipse 14:12

Sem comentários: