5.8.08

01 - A PALAVRA DA VIDA

ESTUDO-01
A ESCRITURA SAGRADA
1- Qual é o nome dado aos escritos bíblicos?
Mateus 21:42 - Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos? 2- Que outro nome é dado à revelação de Deus ao homem?
Lucas 8:21 - Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.
3- Como foram dadas as ESCRITURAS?
2ª Timóteo 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.
4- Quem dirigiu os homens que falaram da parte de Deus?
2ª Pedro 1:21 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
5- Que caso específico é mencionado por São Pedro?
Actos 1:16 - Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de David, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus.
6- Como exprime David a mesma verdade?
2ª Samuel 23:2 - O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.
7- Quem falou, portanto, por intermédio desses homens?
Hebreus 1:1 - HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.
8- Qual é o principal objectivo das ESCRITURAS?
2ª Timóteo 3:16,17 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
9- O QUE DISSE JESUS DA PALAVRA DE DEUS?
João 17:17 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
10- Que deseja DEUS seja a Sua PALAVRA neste mundo de trevas e confusão?
Salmos 119:105 - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Conclusão: Mateus 24:35 - O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Jesus quer dizer que a palavra dos políticos maus conceituados, a palavra do sábio pode desdizer-se, mas os princípios divinos permanecerão firmes para sempre, porque Deus não muda (Malaquias 3:6). Nesta passagem Jesus realça a certeza do que foi revelado relativo ao futuro, especialmente, com referencia à Sua 2ª Vinda e ao fim do mundo. A terra, os céus (atomosféricos) mudam, as palavras da Bíblia cumprem-se e plenamente serão realizadas.
ESTUDO-02
O PODER DA PALAVRA DE DEUS
1- Como criou Deus os Céus?
Salmos 33:6,9 - Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.
2- Que ignoram alguns, voluntáriamente?
2ª Pedro 3:5,6 - Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio.
3- Que nova criação deseja Deus fazer?
2ª Corintios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
4- Como é chamada a essa nova criação?
João 3:3- Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
5- Qual é o agente dessa nova criação, ou novo nascimento?
1ª Pedro 1:23 - Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
6- Qual é a primeira ordem criadora relatada na Bíblia?
Génesis 1:3 - E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
7- Qual é a relação entre a luz no princípio da Criação, e a luz do Evangelho?
2ª Corintios 4:6 - Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
8- Como opera a Palavra de Deus?
1ª Tessalonicenses 2:13 - Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.
9- Que poder tem a Palavra de Deus?
Salmos 119:11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
10- Que é requerido do ouvinte?
Tiago 1:22 - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
11- Qual é o resultado em obedecer às Sagradas Escrituras?
1ª João 2:17 - E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Conclusão: Gr. eis ton aiona - O Apóstolo destaca o contraste entre a vida transitória do que ama o mundo e a experiência permanente do que faz a vontade de Deus. A morte pode surpreender o cristão fiel, ele porém, tem a segurança da vida eterna e por isso o texto diz ´permanece para sempre´. O crstão tem Cristo o mesmo é dizer: a vida eterna. Jesus afirmou: ´quem crê em Mim ainda que morra viverá´ (João 11:21).

ESTUDO-03
CRISTO NA SAGRADA ESCRITURA
1- De Quem testemunham as Escrituras?
João 5:39 - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.
Nota: Examinais as Escrituras do Velho Testamento: porque elas testeficam de Cristo. Econtrá-Lo nelas é o verdadeiro e legítimo fim do seu estudo. Ser capaz de interpretá-las como Ele as interpretou é o melhor resultado de todo o estudo bíblico. Deão Alford
2- Escreveram Moisés e os Profetas de Cristo?
João 1:45 - Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
3- Qual é o testemunho de Jesus?
Lucas 24:25-27 - E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
4- Onde encontramos na Escritura a primeira promessa de um Redentor?
Génesis 3:14,15 - Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
5- Em que palavras foi esta promessa renovada a Abraão?
Génesis 22:18 - E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
6- A Quem se referia esta promessa?
Gálatas 3:16 - Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.Isaías 53, são preditos os sofrimentos de Cristo.
7- O preço da Traição.
Zacarias 11:12 - Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
7-1 Cumprimento: Mateus 26:15 - E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.
8- OS SALMOS E JESUS.
Salmos 22:1 - DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?
Mateus 27:46 - E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Salmos 31:5 - Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade.
Lucas 23:46 - E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.
9- OS SALMOS ANUNCIAM A 2ª VINDA DE JESUS.
Salmos 98:8,9 - Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas. Perante a face do SENHOR, porque vem a julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e o povo com equidade.
10- O que é Cristo para o que nasceu de novo?
Colossenses 3:11 - Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.

Sem comentários: