28.11.14

Jesus Também Descansava

Jesus guardou o sábado e ensinou Seus discípulos a guardá-lo. Ele sabia como o dia de repouso devia ser observado, pois Ele mesmo o santificara.{VJ 49.1}
Diz a Bíblia: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.” Êxodo 20:8. “O sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; ... porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.” Êxodo 20:10, 11. Cristo trabalhou com Seu Pai ao criar a Terra e foi Ele quem fez o sábado. A Bíblia diz que “todas as coisas foram feitas por intermédio dEle”. João 1:3.{VJ 49.2}
Quando olhamos o Sol, as estrelas, as árvores e as belas flores, devemos nos lembrar de que foram criados por Jesus e Ele fez o sábado para nos ajudar a ter em mente o Seu amor e poder.{VJ 49.3}
Os mestres judeus haviam criado muitas regras a respeito de como guardar o sábado e queriam que fossem obedecidas por todos; assim, vigiavam Jesus para ver se Ele as cumpriria.{VJ 49.4}
Um sábado, quando Cristo e os discípulos voltavam da sinagoga, atravessaram um campo de cereais. Já era tarde e eles estavam com fome; por isso, colheram algumas espigas e comeram os grãos.{VJ 50.1}
Em qualquer outro dia era permitido colher e comer do fruto da terra, mas jamais no sábado. Os inimigos de Cristo viram o que os discípulos fizeram e disseram a Jesus:{VJ 50.2}
“Eis que os Teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado.” Mateus 12:2. Jesus, porém, defendeu os discípulos. Lembrou aos acusadores que Davi, quando precisou, comeu os pães da proposição do tabernáculo e deu também aos seus famintos seguidores.{VJ 50.3}
Se foi direito para Davi, quando faminto, comer os pães sagrados, não seria direito aos discípulos colher os grãos nas horas sagradas porque estavam com fome?{VJ 50.4}

O sábado não foi feito para ser um fardo às pessoas mas para o bem delas e para dar-lhes paz e repouso. Por isso Jesus disse: “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27.{VJ 50.5}
“Sucedeu que, em outro sábado, entrou Ele na sinagoga e ensinava. Ora, achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida. Os escribas e fariseus observavam-No, procurando ver se Ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que O acusar. Mas Ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão ressequida: Levanta-te e vem para o meio; e ele, levantando-se, permaneceu de pé. Então, disse Jesus a eles: Que vos parece? É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar a vida ou deixá-la perecer? E, fitando todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. E assim o fez, e a mão lhe foi restaurada. Mas eles se encheram de furor e discutiam entre si quanto ao que fariam a Jesus.” Lucas 6:6-11.{VJ 50.6}
Jesus mostrou-lhes quão incoerentes eram, ao fazer-lhes esta pergunta: “Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço tirando-a dali?” Mateus 12:11.{VJ 50.7}
Eles não puderam responder a essa pergunta. Então o Salvador lhes disse: “Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem.” Mateus 12:12.{VJ 50.8}
É lícito, ou seja, está de acordo com a lei. Cristo jamais reprovou os judeus por guardarem a lei de Deus ou por honrarem o sábado. Ao contrário, Ele sempre exaltou a lei em toda a sua plenitude.{VJ 50.9}
Declarou Isaías a respeito de Jesus: “Foi do agrado do Senhor, por amor da Sua própria justiça, engrandecer a lei e fazê-la gloriosa.” Isaías 42:21. Engrandecer significa exaltar, elevar a uma posição de destaque.{VJ 50.10}
Cristo engrandeceu a lei demonstrando o maravilhoso significado de cada um de seus preceitos. Mostrou que a obediência não consiste apenas de atos externos que podem ser vistos pelos homens, mas envolve também os pensamentos que podem ser sondados por Deus.{VJ 50.11}
Exemplo de obediência
Aos que O acusaram de abolir a lei, respondeu: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.” Mateus 5:17.{VJ 51.1}
Cumprir significa guardar ou praticar. Tiago 2:8. Desse modo, quando Jesus veio a João Batista para ser batizado, disse: “... nos convém cumprir toda a justiça.” Mateus 3:15. Cumprir a lei é obedecer perfeitamente a ela.{VJ 51.2}
A lei de Deus jamais poderá ser modificada, porque Cristo disse: “Até que o céu e a Terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” Mateus 5:18. Quando Ele perguntou: “É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar a vida ou deixá-la perecer?” (Lucas 6:9) mostrou que podia ler o coração dos ímpios fariseus que O acusavam.{VJ 51.3}
Enquanto Jesus tentava salvar vidas curando os doentes, os fariseus tentavam destruir a vida, condenando-O à morte. O que seria melhor, matar no sábado, como planejavam, ou curar os sofredores como Jesus fazia?{VJ 51.4}
Seria melhor ocupar os pensamentos com idéias homicidas ou demonstrar amor à humanidade através de atos de bondade e misericórdia?{VJ 51.5}
Em muitas ocasiões, os judeus acusaram Jesus de transgredir o sábado. Muitas vezes tentaram matá-Lo porque Ele não o guardava de acordo com as tradições judaicas. Porém isso não O afetava. Ele guardava o sábado como Deus desejava.{VJ 51.6}
Junto ao tanque de Betesda
Havia em Jerusalém um grande tanque chamado Betesda. Às vezes suas águas eram agitadas e o povo acreditava que o anjo do Senhor descia para agitá-las, e que o primeiro que descesse ao tanque seria curado de qualquer doença que tivesse.{VJ 51.7}
Um grande número de pessoas vinha àquele lugar com a esperança de ser curado; porém, a maioria amargava a decepção. Ao moverem-se as águas, a multidão se juntava, de modo que muitos nem sequer conseguiam chegar às bordas do tanque.{VJ 51.8}
Em um dia de sábado, Jesus foi a Betesda. Seu coração encheu-se de compaixão quando viu os pobres sofredores ali. Um deles parecia ser o mais desafortunado de todos. Durante trinta e oito anos sofria de paralisia. Nenhum médico pudera curá-lo. Muitas vezes fora levado a Betesda; porém, quando as águas se agitavam, sempre outra pessoa passava adiante dele.{VJ 51.9}
Naquele sábado, ele tentara mais uma vez aproximar-se do tanque, mas em vão. Jesus viu-o arrastar-se de volta à esteira que lhe servia de cama. Estava no limite de suas forças. Se ninguém o socorresse de imediato, morreria.{VJ 51.10}
Quando se deitou e levantou os olhos para olhar o tanque, um rosto compassivo inclinou-Se para ele e lhe perguntou: “Queres ser curado?” João 5:6.{VJ 51.11}
O homem respondeu com tristeza: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.” João 5:7.{VJ 52.1}
O paralítico não sabia que Aquele que lhe falava tinha poder para curar, não apenas ele, mas todos os que viessem à Sua presença. Disse-lhe então Jesus: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.” João 5:8.{VJ 52.2}
Imediatamente o homem tentou obedecer à ordem e sentiu-se forte o suficiente para pôr-se em pé e andar. Que prazer sentiu!{VJ 52.3}
Tomou sua cama e correu, louvando a Deus a cada passo que dava. Logo encontrou alguns fariseus e contou-lhes sobre a maravilhosa cura. Eles não pareciam felizes, mas o reprovaram por carregar sua cama no dia de sábado. O curado então lhes disse: “O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda.” João 5:11. Deixaram pois de censurar o homem e passaram a culpar aquele que lhe dissera para carregar seu leito no dia de sábado.{VJ 52.4}
Santificação equivocada
Em Jerusalém, onde Jesus Se encontrava, havia muitos rabinos instruídos na lei. Ensinavam ao povo muitas de suas falsas idéias a respeito do sábado. Um grande número de pessoas vinha adorar no templo e então as idéias desses mestres eram divulgadas. Cristo desejava corrigir tais erros. Por esse motivo curou o homem em um dia de sábado e lhe ordenou que carregasse sua cama. Sabia que tal ato chamaria a atenção dos rabinos e daria a Ele a oportunidade de instruir o povo. Foi o que aconteceu. Os fariseus levaram Jesus perante o Sinédrio, o supremo conselho dos judeus, para que Se justificasse da acusação de ter violado o sábado.{VJ 52.5}
O Salvador declarou que Sua ação estava em harmonia com a lei do sábado, e com a vontade e o procedimento de Deus: “Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também.” João 5:17.{VJ 52.6}
Deus trabalha incessantemente para sustentar a vida de cada criatura. Deveria Seu trabalho cessar no dia de sábado? Deveria Deus proibir o Sol de cumprir sua função de iluminar e aquecer a Terra e nutrir a vegetação no dia de sábado?{VJ 52.7}
Deveriam os riachos ser impedidos de regar os campos e os mares cessar seu fluxo e refluxo? Deveriam o trigo e o milho parar de crescer no sábado e as árvores e as flores deixar de florescer ou de frutificar nesse dia?{VJ 52.8}
Se assim fosse, o homem perderia os frutos da terra e as bênçãos que sustêm a vida. A natureza deve continuar o seu trabalho para que o homem não morra. As necessidades da vida devem ser atendidas, os doentes devem ser cuidados e supridas as necessidades dos carentes. Deus não deseja que Suas criaturas sofram horas de dor e amargura que podem ser aliviadas no dia de sábado ou em qualquer outro dia.{VJ 52.9}

O Céu jamais cessa a sua obra de fazer o bem. A lei proíbe que façamos nosso próprio trabalho no dia do repouso de Deus. As atividades para a nossa subsistência devem cessar; nenhum trabalho para nossa satisfação pessoal ou lucro deve ser feito nesse dia. Mas o sábado não deve ser gasto em ociosidade. Como Deus cessou a Sua obra de criar e descansou no sábado, assim devemos nós também repousar de nossas atividades. Ele nos ordena colocar de lado nossas ocupações diárias e devotar essas horas sagradas a um repouso saudável, dedicando tempo para adorar a Deus e assistindo aos necessitados.{VJ 52.10}

Sem comentários: