4.11.09

A NECESSIDADE DE RETORNO CONSTANTE À JUSTIFICAÇÃO III

1 – Um constante retorno à Justificação.
a vida de santidade é alimentada e accionada pela justificação pela fé, santificação deve constantemente retornar a justificação. Caso contrário, o cristão, nunca chegará a uma autêntica maturidade cristã, ou à plenitude do Espírito Santo. Nós não podemos chegar a um ponto em santificação na nossa comunhão com Deus nem ter a certeza plena do perdão dos nossos pecados.
É por isso que Lutero chamava a justificação o estar de pé ou estar caído. Ele confessou que a sua alma e todo o ministério estava saturado com a verdade da justificação. É por isso que ele se queixou amargamente contra os radicais evangélicos que consideraram a santificação, ou a nova vida no Espírito, como o maior estádio do processo soteriológico. O homem que pensa que pode ir além da justificação pela graça corre o risco de cair da graça (Gálatas 5:4).

Na verdade, o principal aspecto da santificação é uma valorização crescente da nossa necessidade de justificação de Deus através de Jesus Cristo. Crescente em direcção à maturidade cristã não significa ser retirados da nossa dependência da justiça imputada. O homem que é forte na fé é forte na doutrina da graça. Ele torna-se cada vez mais sensível à misericórdia de Deus e cada vez mais aposta na justificação pelos méritos de Cristo.

no caminho da santificação devemos lembrar-nos do que nos foi dado e o que recebemos. É surpreendente como este aspecto é enfatizado tanto no Antigo e como no Novo Testamento. A acção ética de Israel estava a ser constantemente constrangido a lembrar-se do que tinha acontecido e o que Deus lhes tinha dado (ver Deut. 5:15). Enquanto Israel lembrasse estes actos redentores de Deus no início de sua história, perseverariam no caminho da santidade. Se esquecessem o que tinha acontecido e perdessem de vista o que lhes tinha sido dado, eles desviavam-se do caminho da santidade.
“Nossos pais não atentaram para as tuas maravilhas no Egito, não se lembraram da multidão das tuas benignidades; antes foram rebeldes contra o Altíssimo junto ao Mar Vermelho.
Não obstante, ele os salvou por amor do seu nome, para fazer conhecido o seu poder.
Pois repreendeu o Mar Vermelho e este se secou; e os fez caminhar pelos abismos como pelo deserto.
Salvou-os da mão do adversário, livrou-os do poder do inimigo.
As águas, porém, cobriram os seus adversários; nem um só deles ficou.
Então creram nas palavras dele e cantaram-lhe louvor.
Cedo, porém, se esqueceram das suas obras; não esperaram pelo seu conselho” (Salmo 106: 7-13, ver vs. 21,22,24)

Quando os profetas exortavam Israel a pôr de lado os seus pecados e viver em santa obediência, eles baseavam os seus apelos à conduta ética no fato de que Deus tinha libertado Israel do Egipto. O sucesso futuro de Israel dependia de lembrarem-se do seu passado.

A igreja do Novo Testamento é também fundada num ato histórico concreto de libertação. A libertação do Egito serve como um tipo do verdadeiro acto de libertação de Deus na Pessoa de Jesus Cristo. Cristo morreu e ressuscitou, e pela fé (ou batismo), a igreja tornou-se comparticipante, em tudo o que Cristo fez. Pela obra de Jesus Cristo em seu nome, ela está livre do pecado e é justificado diante de Deus. No entanto, ela deve lembrar-se o que aconteceu e o que lhe foi dado. Quando o próprio Cristo partiu o pão e distribuiu o cálice, Ele disse: "... Fazei isto em memória de Mim". 1 Coríntios. 11:24. O povo de Deus não tem nada a temer para o futuro a não ser que se esqueça o que aconteceu na sua história no passado.
O triunfo do evento Cristo é concreto, irreversível, imutável. Este é o lugar onde repousa e anuncia em Romanos 8 "coisas presentes, nem coisas por vir" (v. 38), porque ele lembra-se do que aconteceu no passado (v. 34). E quando tinha que exortar as comunidades cristãs imaturas que ele encontrava referia que eles ainda estavam caídos ou eram "carnais", por isso eles ainda permaneciam em mentir ou preguiça, apesar disso chamou-lhes santos (1 Coríntios. 1:2). Mas com palavras zelosas puxava-lhes pelas orelhas e lembrava-lhes o que tinha acontecido no caso de Cristo e que pela fé (ou batismo) eram participes em tudo o que Cristo fez e sofreu. Sim, ele não deixava de apontar-lhes as falhas, como pessoas que tacteavam, tropeçavam e alguns estavam mortos (Cl 3:3; Rom. 6:6). Não desistia que aqueles que quisessem ainda podiam ressuscitar (Ef 2:1-6) e tornarem-se livres (Rm 7:4).
“Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual também recebestes e no qual estais; pelo qual também sois salvos, se vos manter na memória o que vos anunciei, a menos que tenhais crido em vão” 1 Coríntios. 15:1,2.
As epístolas de Paulo foram escritas para incentivar o crescimento (santificação) em pessoas que já eram crentes. Este ponto é muito significativo. No entanto, como fez o apóstolo para promover esse crescimento na graça? Cada Epístola foi um poderoso chamado a lembrar o que tinha acontecido no evento de Cristo e como os crentes são justificados pela fé em acção redentora de Deus em Jesus Cristo. Cada epístola paulina, portanto, é um testemunho imutável que a igreja possa progredir na santificação apenas na proporção de sua compreensão da justificação. Cada epístola é uma chamada para lembrar. A igreja nunca é levada a partir para uma “segunda bênção” se não se lembrar da primeira bênção.
2- Outros princípios necessários para manter a Justificação no Centro:

1. Esta justificação e santificação devem sempre ser mantidos juntos.
2. Que a santificação deve constantemente retornar à justificação.
3. Esta justificação deve ser sempre o centro das atenções da igreja. Deve ser sempre o acorde na melodia soteriológica. Se a santificação é permitido para abafar a nota dominante Novo Testamento, degenera ensino cristão em moralismo puro ou farisaísmo.

3- Existem três princípios básicos necessários para manter a justificação no centro e dominante:

3.1 O Presente Contínuo natureza da justificação. Com toda a sua força, a teologia da justificação pela fé apela para uma acção de iniciação no processo soteriológico. E isto porque a teologia protestante/filosófica alega que o pecador crente perdoado, perdoado para sempre. Daí a relação entre justificação e santificação tenha que ser vista como justificação em relação com a santificação.


3.2 As exigências radicais da Lei de Deus. Se há uma razão acima de todos os outros porque a justificação pela fé tem pouco significado na igreja de hoje, é porque a igreja não tem tomado a lei de Deus com a seriedade que o Calvário exige. Se Deus não estava a tomar a sério as exigências da Sua lei com a máxima seriedade, então o que foi a morte de Cristo?

Justificação em si é um termo jurídico. Não tem nenhum significado além da lei. Que significa ser-se mesmo antes da lei. Se Cristo morreu e retiradas as reivindicações da lei, então não precisa ser justificada. Se a lei ainda está em vigor a fazer exigências sobre nós, então precisamos ser justificados pelo sangue e obediência de Jesus Cristo.

3.3 O Pecado Radical do crente.
"... Pela lei vem o conhecimento do pecado". Rom. 3:20. Conversão a Cristo não acaba com o conhecimento amargo do nosso pecado, mas pelo contrário, coloca-nos onde podemos suportar a sua revelação crescente. Não se trata de crentes imaturos que ouvimos confissões surpreendentes sobre a corrupção da natureza humana, mas de santos profetas, apóstolos e santos maduros. Podemos até ser surpreendidos que clamam da profundidade e da amargura de alma, angústia, "Ai de mim!...", "Miserável homem que sou”. Em Romanos 7:14-25 há evidências muito claras que o apóstolo não está a falar de pecadores que continuam indiferentes, bem pelo contrário, o apóstolo Paulo fala sobre si mesmo. Que quer ele dizer quando confessa:
“Porque o que eu faço para não permitir que: para que eu, que não eu, mas o que eu odeio, que fazem I. Se, então eu faço o que não quero, consinto com a lei, que é bom. Agora, então não é mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim (isto é, na minha carne,) não habita bem: para a vontade está comigo, mas como fazer que é bom não consigo encontrar. Para o bem que eu não faço, mas o mal que não quero, que eu faço.

Agora, se eu que não quero, não é mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei, que, quando eu ia fazer o bem, o mal está comigo. , Tenho prazer na lei de Deus, depois o homem interior, mas não vejo outra lei nos meus membros, guerreando contra a lei da minha mente, e me levando cativo à lei do pecado que está nos meus membros. 0 homem infeliz que eu sou quem me livrará do corpo desta morte?” - Rom. 7:15-24.
Esta passagem não é uma desculpa para as quedas (muito menos, apressando-se) em actos conhecido da desobediência. Infelizmente, tem sido frequentemente utilizado para justificar o baixo padrão de piedade e de uma visão derrotista da vida cristã. Em suma, Romanos 7:14-25 tem sido muitas vezes transformada em travesseiro macio em que os hipócritas descansam as suas cabeças.
Se a doutrina da perfeição sem pecado é heresia, a doutrina de contentamento com a imperfeição pecaminosa é a maior heresia. . . . Não é um espectáculo edificante ver um cristão mundano atirando pedras contra uma perfeccionista cristã. (Veja a AH. Fortes, Teologia Sistemática, P.881.)
Paulo não está a descrever a si mesmo no seu pior, mas no seu melhor - ou seja, "... O bem que eu não sei... Isto não é uma descrição de um homem que odeia os mandamentos de Deus e os considera difíceis. Aqui está um homem que se deleita em fazer a vontade de Deus. Como o salmista, ele alegra-se para executar o caminho dos mandamentos de Deus. Porém, quando tais actos são julgados pela lei com a sua exigência de justiça absoluta, são insuficientes. julgados pela Justiça estrita do que lei, este homem seria julgado como o filho que disse: "Eu vou, senhor", e não foi. A lei tem um padrão. Errar o alvo em parte, até mesmo por um triz, é perder completamente. Então, as melhores acções de um homem só poderiam ter a morte como mérito "e destruição."
Novamente, Paulo declara: "... O mal que não quero, esse eu faço"... O que eu odeio, isso é o que faço”. A lei de Deus exige não só que nós amemos a justiça, mas que odiemos a iniquidade. Ela exige que não só resistir ao mal, mas que a odiar o mal, interiormente, de imediato, e radicalmente.
E não entrará em juízo com o teu servo, para em teus olhos deixam de viver o homem ser justificado. - Ps. 143:2.

Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, ea verdade não está em nós. - 1 João 1:8.
Nenhuma obra ou acção dos santos nesta vida, pode conhecer a gravidade da lei de Deus. Além do julgamento misericordioso de Deus, as boas obras dos santos seria "pecado mortal" (Lutero), e nada é agradável a Deus a não ser mediada através da cobertura da nuvem dos méritos de Cristo.

“. . . e este é seu nome que Ele será chamado, O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.” - Jer. 23:6.
Conclusões
Justificação e santificação devem ser visto como duas linhas paralelas que levam à glória. Justificação olha para a obra completa de Deus em Jesus Cristo e declara: "... Sois completo..." (Col. 2:10); santificação leva-nos sempre de retorno a Cristo e diz: "Não... Já é perfeito..." Phil. 3:12. Justificação pronuncia-nos como puros (1 João 1:9); santificação ordena a purificarmo-nos de toda a imundície da carne e do espírito (2 Coríntios. 7:1). Justificação é as vestes dadas na vitória de Cristo (João 16:33); santificação significa pressionar e superar a (Apocalipse 3:21). Justificação diz-nos que a batalha está ganha (Is. 40:2); santificação leva-nos a "combater o bom combate da fé". 1 Tm. 6:12. Justificação descansa na obra concluída de Deus (Mateus 11:28; Heb. 4:1-10); santificação motiva-nos na direcção ao alvo (Fp 3:14). Aqui está o paradoxo de ser e procurar tornar-se, de ser justo pela fé e pecador por natureza, de "posse de todas as coisas", mas "nada ter". 2 Coríntios. 6:10.

Sem comentários: