12.11.10

JESUS O BÁLSAMO DE GILEADE

Perto está o Senhor de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade. Sal. 145:18.
Nos escribas, fariseus e maiorais, Jesus não encontrou os odres para o Seu vinho novo. Ele foi obrigado a desviar-Se deles para homens humildes, cujos corações não estavam cheios de inveja, cobiça e justiça própria. Os humildes pescadores obedeceram ao chamado do Mestre divino, ao passo que os escribas e fariseus recusaram converter-se.
Os discípulos que Jesus chamou eram incultos, e estavam longe de ser perfeitos no carácter quando Jesus os uniu a Si; mas se achavam dispostos a aprender do maior Mestre que o mundo já conheceu. Eram homens verdadeiramente convertidos e tornaram-se os odres novos em que Jesus podia verter o vinho novo de Seu reino. Embora fossem convertidos a Cristo, contudo, por causa de sua limitada compreensão terrena - o resultado do ensino que haviam recebido dos judeus - eram incapazes de entender plenamente a natureza espiritual da verdade que Ele podia comunicar. A ideia central de Suas instruções era a necessidade de que os Seus seguidores tivessem coração puro e santo, pois só a santidade os habilitaria a serem súbditos de Seu reino celestial.
O Semeador divino espalhou grãos da preciosa semente, que não podemos ver até que um hábil trabalhador, sob a orientação do Espírito Santo, os reúna e no-los apresente como completo sistema de verdade, expondo as profundezas do amor divino. Durante todos os séculos, Jesus, o Autor da verdade, por meio de profetas e pessoas, apresentara aos judeus uma verdade após a outra, da coluna de nuvem e de fogo. Mas a verdade que Ele havia dado misturou-se com o erro, e foi necessário separá-la da companhia da heresia e do mal. Era necessário reajustá-la na estrutura do evangelho, para que pudesse resplandecer em seu brilho original e iluminar as trevas morais do mundo. Onde quer que encontrava uma gema da verdade que se desprendera de seu engaste, ou fora deturpada pelo erro, Ele tornava a engastá-la e nela gravava a assinatura de Jeová. Demonstrou que Ele mesmo era a palavra e a sabedoria de Deus.
Saúde Física e Espiritual
Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. III João 2.
Há condições que devem ser observadas por todos os que queiram conservar a saúde. Cumpre aprenderem todos quais são essas condições. Deus não Se agrada da ignorância com respeito a Suas leis, sejam naturais, sejam espirituais. Devemos ser coobreiros Seus, para restauração da saúde do corpo bem como da alma.
E devemos ensinar os outros a conservar e a recuperar a saúde. Empregar para os doentes os remédios providos por Deus na Natureza, bem como encaminhá-los Àquele que, unicamente, pode restaurar. É nossa obra apresentar os doentes e sofredores a Cristo, nos braços de nossa fé. Devemos ensinar-lhes a crer no grande Médico. Lançar mão de Sua promessa, e orar pela manifestação de Seu poder. A própria essência do evangelho é restauração, e o Salvador quer que induzamos os enfermos, os desamparados e os aflitos a se apoderarem de Sua força.
O poder do amor estava em todas as curas de Cristo, e unicamente participando desse amor, pela fé, podemos ser instrumentos para Sua obra. Se negligenciamos pôr-nos em divina ligação com Cristo, a corrente de energia vitalizante não pode fluir em abundantes torrentes de nós para o povo. Houve lugares em que o próprio Salvador não pôde realizar muitas obras poderosas, devido à incredulidade. O Desejado de Todas as Nações, págs. 824 e 825.
Deve o corpo ser mantido em estado saudável a fim de a alma estar sã. O estado do corpo afecta o da alma. Quem quiser ter força física e espiritual, deve educar o apetite na direcção devida. Deve ser cuidadoso de não embaraçar a alma com a sobrecarga das faculdades físicas ou espirituais. O apego fiel aos princípios correctos no comer, no beber e no vestir é um dever que Deus impôs aos seres humanos.
Quer o Senhor que obedeçamos às leis da saúde e da vida. Considera-nos Ele a cada um de nós responsável pelo devido cuidado do corpo, a fim de ser mantido com saúde. Evangelismo, pág. 261.
Em Seus milagres, o Salvador revelava o poder que está continuamente operando em favor do homem, para manter e curar. Por intermédio de agentes naturais, Deus está operando dia a dia, momento a momento, para nos conservar em vida, construir e restaurar-nos. ...
O desejo de Deus para cada ser humano é expresso nas palavras: "Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma." III João 2.
A religião e as leis da saúde andam de mãos dadas. Minha Consagração Hoje, pág. 315.
Fortes na Força de Deus
E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3.
Pouco é o benefício obtido da leitura apressada das Escrituras. Poder-se-á ler a Bíblia inteira e contudo deixar de reconhecer-lhe a beleza ou compreender-lhe o sentido profundo e oculto. Uma passagem que se estude até que seu sentido seja claro ao espírito e evidente sua relação para com o plano da salvação, é de maior valor do que a leitura de muitos capítulos sem ter em vista nenhum propósito definido e sem adquirir nenhuma instrução positiva. Levai convosco a Bíblia. Quando tiverdes oportunidade, lede-a; fixai as passagens na memória. Mesmo enquanto estais andando pela rua, podeis ler uma passagem e meditar sobre ela, gravando-a na memória.
A vida de Cristo, que dá vida ao mundo, está em Sua Palavra. Era por Sua palavra que Jesus curava doenças e expulsava demónios; por Sua Palavra aquietava o mar e ressuscitava os mortos; e as pessoas davam testemunho de que Sua palavra era com autoridade. Ele falava a palavra de Deus, como falara a todos os profetas e mestres do Antigo Testamento. A Bíblia inteira é uma manifestação de Cristo. Ela é a nossa fonte de poder.
Assim como nossa vida física é mantida pelo alimento, nossa vida espiritual é mantida pela Palavra de Deus. E toda pessoa tem de receber vida da Palavra de Deus por si mesma. Como precisamos comer por nós mesmos para receber nutrição, assim precisamos receber a Palavra por nós mesmos. Não devemos obtê-la meramente por meio de outras mentes.
Sim, a Palavra de Deus é o pão da vida. Os que comem e digerem essa Palavra, tornando-a uma parte de toda acção e de todo atributo de carácter, tornam-se fortes na força de Deus. Ela confere vigor imortal à vida, aprimorando a experiência e trazendo alegrias que durarão para sempre. Signs of the Times, 25 de Junho de 1902.
"A vida estava n´Ele e a vida era a luz dos homens." João 1:4. Não é a vida física que é especificada aí, mas a vida eterna, a vida que é exclusivamente a propriedade de Deus. A Palavra, que estava com Deus, e que era Deus, tinha essa vida. A vida física é algo que cada indivíduo recebeu. Ela não é eterna ou imortal; pois Deus, o Doador da vida, toma-a de volta. ... Mas a vida de Cristo não era emprestada. Ninguém pode tirar-Lhe essa vida. "Eu de Mim mesmo a dou" (João 10:18), disse Ele. ... Essa vida não é inerente no homem. Ele só pode possuí-la por meio de Cristo. Não pode conquistá-la; ela lhe é dada gratuitamente se crer em Cristo como seu Salvador pessoal. "E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3. Esta é a fonte da vida aberta para o mundo. SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 1.130.
Os Frutos da Abnegação
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. I Cor. 10:31.
Não compreendeis os direitos que Deus tem sobre vós. Não vos familiarizastes com os agradáveis resultados da abnegação. Seus frutos são sagrados. ... Em vez de adquirir coisas fúteis, ponde o vosso pouco no banco do Céu, para que quando o Mestre vier possais receber tanto o capital como os juros. ...
A religião pura e sem mácula, com os seus fortes princípios, seria uma âncora para vós.
A fim de corresponder às grandes finalidades da vida, cumpre-vos evitar o exemplo daqueles que buscam seu próprio prazer e satisfação, e não têm diante de si o temor de Deus. Deus tem tomado amplas providências em vosso favor. Tem providenciado para que, se cumprirdes as condições estabelecidas em Sua Palavra, e vos separardes do mundo, possais receber d´Ele força para reprimir toda influência degradante, e desenvolver o que é nobre, bom e elevado. Cristo será em vós "uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". João 4:14. A vontade, o intelecto e toda emoção, quando controlados pelo sentimento religioso, têm um poder transformador. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 301.
"Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." I Cor. 10:31. Eis aqui um princípio que constitui o fundamento de todo ato, pensamento e motivo; a consagração de todo o ser, físico e mental, ao domínio do Espírito de Deus. A vontade e as paixões não santificadas precisam ser crucificadas. Isso talvez seja considerado uma obra rigorosa e severa. Mas precisa ser efectuada, se não ouvireis a terrível sentença da boca de Jesus: "Apartai-vos." Podeis fazer todas as coisas por meio de Cristo, que vos fortalece. Estais na idade em que a vontade, o apetite e as paixões clamam por condescendência. Deus implantou-os em vossa natureza com elevadas e santas finalidades. Não é necessário que se tornem uma maldição para vós por serem degradados. Só se tornarão assim quando recusardes submeter-vos ao controle da razão e da consciência. Restringir, negar, são palavras e obras com as quais não estais familiarizados por experiência pessoal. As tentações vos têm abalado. Mentes não santificadas deixam de receber a força e o conforto que Deus proveu para elas. São inquietas e possuem forte desejo de alguma coisa nova, de algo que satisfaça, agrade e estimule a mente; e isso é chamado de prazer. Satanás tem fascinantes atractivos para absorver o interesse e estimular especialmente a imaginação dos jovens, para que possa prendê-los no seu laço. ... Precisais clamar fervorosamente: "Ó Senhor, converte o mais íntimo de minha alma!" Podeis ter uma influência para o bem sobre outros jovens. ... Que o Deus da paz vos santifique em tudo: alma, corpo e espírito. Testimonies, vol. 3, págs. 83 e 84.
Esperar no Senhor Para Obter Forças
E [Jesus] lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Mar. 6:31.
Os que estão ligados com a obra... devem viver tão perto do Senhor que a luz resplandeça deles como de uma lâmpada acesa. Quando é manifestada profunda e sincera determinação de avançar juntos, a própria unidade dos obreiros proclamará a verdade com poder, causando profunda impressão nos que não pertencem a nossa fé. ...
Obreiros para Deus enfrentarão tumulto, desconforto e fadiga. Às vezes, indeciso e confuso, o coração quase fica desesperado. Quando sobrevém esse impaciente nervosismo, o obreiro deve deter-se e descansar. Cristo o convida: "Vinde repousar um pouco, à parte." Mar. 6:31. "Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. ... Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isa. 40:29-31.
O obreiro não pode ter êxito enquanto faz apressadamente suas orações a Deus, e sai correndo para cuidar de alguma coisa que ele receia esteja sendo negligenciada ou esquecida. Só toma tempo para dar alguns pensamentos apressados a Deus, e isso é tudo. Não concede tempo a si mesmo para pensar, orar, e esperar no Senhor por uma renovação das forças espirituais e físicas. Ele logo fica exausto. Não sente a inspiradora influência do Espírito de Deus. Não é vivificado por nova vida. O corpo exausto e o cérebro esgotado não são aliviados pelo contacto pessoal com Cristo.
"Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor." Sal. 27:14. "Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso em silêncio." Lam. 3:26. Há os que trabalham o dia todo e até tarde da noite para fazer o que lhes parece que precisa ser feito. O Senhor olha compassivamente para esses cansados e sobrecarregados portadores de fardos, e lhes diz: "Vinde a Mim..., e Eu vos aliviarei. ... Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve." Mat. 11:28-30. Carta 83.
Nossa vida deve estar escondida com Cristo em Deus; e, se estiver assim escondida, em Suas mãos ela se converterá numa lâmpada que lançará sobre o mundo brilhante e constante luz. ... Conquanto o tempo seja curto, e haja uma grande obra a ser realizada, o Senhor não Se agrada de que prolonguemos tanto os nossos períodos de actividade que não haja tempo para períodos de descanso, para estudo da Bíblia e para comunhão com Deus. Tudo isso é essencial para fortalecer a vida, para colocar-nos numa posição em que recebamos sabedoria de Deus para empregar os nossos talentos no serviço do Mestre com o máximo proveito. Youth's Instructor, 3 de fevereiro de 1898.
Perfeição Moral e Espiritual
Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Col. 3:14 e 15.
"Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a Terra", escreve Paulo aos Colossenses, "nas quais também, em outro tempo, andastes, quando vivíeis nelas. Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. ... Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também." Col. 3:5, 7-13.
A carta aos Colossenses está repleta de lições do mais alto valor a todos quantos estão empenhados no serviço de Cristo, lições que mostram a singeleza de propósito e as altas aspirações que serão vistos na vida daquele que de maneira recta representa o Salvador. Renunciando a tudo que poderia impedi-lo de progredir em direcção ao alto, ou levar a desviar os pés de alguém do caminho estreito, o crente revelará em sua vida diária misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade e o amor de Cristo. ...
Em Seus esforços para alcançar o ideal de Deus para si, o cristão não deve desesperar de coisa alguma. A perfeição moral e espiritual mediante a graça e o poder de Cristo é prometida a todos. Jesus é a fonte de poder, o manancial da vida. Ele nos leva a Sua Palavra, e da árvore da vida nos apresenta as folhas para a saúde de almas enfermas de pecado. Ele nos leva ao trono de Deus, e põe em nossa boca uma oração pela qual somos levados a íntimo contacto com Ele próprio. Em nosso benefício põe em operação os instrumentos todo-poderosos do Céu. Em cada passo tocamos Seu vivo poder.
Deus não fixa limite para o progresso dos que desejam ser "cheios do conhecimento da Sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual". Col. 1:9. Mediante a oração, a vigilância, através do crescimento no conhecimento e na compreensão, eles devem ser "corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da Sua glória". Col. 1:11. Assim são preparados para trabalhar por outros. É propósito do Salvador que os seres humanos, purificados e santificados, sejam Sua mão auxiliadora. Agradeçamos por este grande privilégio Àquele "que nos fez idóneos para participar da herança dos santos na luz. Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor". Col. 1:12 e 13. Atos dos Apóstolos, págs. 477 e 478.
Poder Espiritual
E oro para que vós, estando arraigados e alicerçados em amor, possais ter poder junto com todos os santos. Efés. 3:17 e 18, NIV.
Devemos reflectir o carácter de Jesus. Em toda parte, quer na igreja, no lar, ou nas relações sociais com os nossos vizinhos, devemos deixar que apareça a encantadora imagem de Jesus. Não podemos fazer isso se não estivermos cheios de Sua plenitude. Se ficássemos mais familiarizados com Jesus, haveríamos de amá-Lo por Sua bondade e excelência, e haveríamos de desejar ficar tão semelhantes ao Seu carácter divino que todos soubessem que temos estado com Jesus, e aprendido d´Ele.
É praticando em nossa vida os puros princípios do evangelho de Cristo que honramos e glorificamos nosso Pai, que está no Céu. Ao fazer isso, estamos reflectindo sobre o escuro mundo ao nosso redor a luz dada pelo Céu. Pecadores serão levados a admitir que não somos os filhos das trevas, mas os filhos da luz. Como eles saberão isso? Pelos frutos que produzimos. Homens podem ter seus nomes no livro da igreja; isso, porém, não os torna filhos da luz. Podem ocupar posições honrosas e receber o louvor dos homens; isso, porém, não os torna filhos da luz. ... Precisa haver uma profunda obra da graça - o amor de Deus no coração, e esse amor é expresso pela obediência.
É a habitação de Cristo na vida que nos confere poder espiritual e nos torna condutos de luz. Quanto mais luz tivermos, tanto mais poderemos comunicar a outros ao nosso redor. Quanto mais perto vivermos de Jesus, tanto mais claros serão os conceitos que teremos de Sua amabilidade. Contemplando-O em Sua pureza, discernimos mais claramente os nossos próprios defeitos de carácter. Ansiamos por Ele, e pela plenitude que n´Ele se encontra e que se destaca na perfeição do Seu carácter celestial; e pela contemplação somos transformados à Sua imagem. ...
Cada dia estamos semeando alguma espécie de semente. Se semeamos as sementes da descrença, colheremos descrença; se semeamos orgulho, colheremos orgulho; se semeamos obstinação, colheremos obstinação, "pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará". Gál. 6:7.
Nosso coração pode ficar repleto de toda a plenitude de Deus; mas há alguma coisa para nós fazermos. Não devemos acalentar nossas faltas e pecados, mas abandoná-los e apressar-nos a pôr o coração em ordem. Ao fazer isso, tomemos a chave da fé, e abramos o celeiro das ricas bênçãos de Deus. ... Há uma plenitude infinita de que se pode extrair algo; e temos a promessa de nosso Senhor divino: "Faça-se-vos conforme a vossa fé." Mat. 9:29. Podemos ganhar a coroa da vida, um lugar à direita de Deus, e, ao entrarmos pelas portas de pérola, ouvir as palavras mais agradáveis do que qualquer música: "Muito bem, servo bom e fiel; ... entra no gozo do teu Senhor." Mat. 25:23. Signs of the Times, 18 de Agosto de 1887.
Fortes em Sua Graça
Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idóneos para instruir a outros. II Tim. 2:1 e 2.
As lições contidas nas palavras de Paulo a Timóteo são da maior importância para nós hoje. Ele o exorta a "ser forte" - em sua própria sabedoria? Não, mas "na graça que está em Cristo Jesus". II Tim. 2:1. Aquele que quer ser um seguidor de Cristo não deve confiar em suas próprias capacidades, nem sentir-se confiante em si mesmo. Tampouco deve ser tolhido em seus esforços religiosos, esquivar-se a responsabilidades e continuar sendo ineficiente na causa de Deus. Deve extrair forças de uma fonte segura e eficaz, a qual nunca decepciona os que querem ter poder divino. A exortação a nós, é: "Fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus." II Tim. 2:1. Se o cristão sente sua debilidade, sua incapacidade, pondo a confiança em Deus verificará que a graça de Cristo é suficiente para todas as emergências.
O soldado de Cristo precisa enfrentar muitas formas de tentação, resistir-lhes e vencê-las. Quanto mais intenso o conflito, maior o suprimento de graça para satisfazer a necessidade do coração; e a própria natureza da graça recebida ampliará a capacidade do servo de Cristo para conhecer a Deus, e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou. A vida do crente transbordará do intenso anseio de conhecer e compreender mais da verdade e justiça de Cristo. Todos os que avançam na vida divina terão crescente habilidade para buscar a verdade como a um tesouro escondido, e aplicarão a verdade a sua vida. O verdadeiro cristão compreenderá o que significa passar por severos conflitos e experiências penosas; mas crescerá constantemente na graça de Cristo para enfrentar com êxito o inimigo de sua vida, o qual actua por meio de instrumentos humanos para causar a ruína dos servos de Cristo. Ao passar por severas provações, o seguidor de Cristo compreenderá melhor os caminhos de Deus e o plano da redenção, e não desconhecerá os ardis do inimigo. As trevas às vezes lhe afligirão o coração; mas a verdadeira luz resplandecerá, e os brilhantes raios do Sol da Justiça dissiparão as trevas; e, embora Satanás procure de todo modo desalentá-lo, colocando obstáculos à sua frente, pela graça de Cristo ele será habilitado a ser fiel testemunha daquilo que tem ouvido do inspirado mensageiro de Deus. Não despreza ou negligencia a mensagem recebida, mas transmite seu conhecimento a homens fiéis, os quais, por sua vez, também devem ser capazes de ensinar a outros. Ao transmitir a luz a outros, o cristão demonstra a verdade da afirmação de que "a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito". Prov. 4:18. Review and Herald, 16 de Junho de 1896.

Sem comentários: