5.11.10

EXALTAI-O NA UNIDADE DA IGREJA

Quando o Espírito Santo foi derramado sobre a Igreja primitiva, "da multidão dos que creram era um o coração e a alma". Atos 4:32. O Espírito de Cristo tornou-os um. Este é o fruto de permanecer em Cristo. Temos necessidade de iluminação divina. Todo indivíduo está procurando tornar-se um centro de influência, e enquanto Deus não trabalhar por Seu povo, eles não verão que a subordinação a Deus é a única segurança para toda pessoa. Sua graça transformadora em corações humanos conduzirá a uma unidade que ainda não foi compreendida, pois todos os que são assemelhados a Cristo estarão em harmonia uns com os outros. O Espírito Santo produzirá unidade.
A oração de Cristo a Seu Pai, contida no capítulo dezassete de João, deve ser o credo de nossa Igreja. Ela nos revela que nossa desavença e desunião estão desonrando a Deus. ...
Nenhum conselho ou sanção é dado na Palavra de Deus para que os que crêem na mensagem do terceiro anjo sejam levados a supor que podem agir independentemente. Podeis assentar isso para sempre em vossa mente. São as maquinações de espíritos não santificados que tendem a promover um estado de desunião. Os enganos de homens podem parecer corretos a seus próprios olhos, mas não são verdade e justiça. "Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio,... reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz." Efés. 2:14-16.
Cristo é o elo de ligação na áurea corrente que vincula os crentes em Deus. Não deve haver separações neste grande tempo de prova. ... Os filhos de Deus constituem um conjunto unido em Cristo, o qual apresenta Sua cruz como o centro de atração. Todos os que crêem são um nEle.
Sentimentos humanos levarão os homens a tomar a obra em suas próprias mãos, e assim o edifício se torna desproporcionado. O Senhor emprega, portanto, uma variedade de dons para fazer que o edifício seja simétrico. Nenhum aspecto da verdade deve ser ocultado ou receber pouca consideração. Deus só pode ser glorificado se o edifício, "bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor". Efés. 2:21. É abrangido aqui um grande assunto, e os que compreendem a verdade para este tempo devem atentar para a maneira como ouvem, e como edificam e educam outros para pô-la em prática. ...
Quando toda especificação dada por Cristo é cumprida no verdadeiro espírito cristão, então, e unicamente então, o Céu ratifica a decisão da igreja, porque seus membros têm a mente de Cristo e procedem da maneira como Ele procederia se estivesse na Terra. Mensagens Escolhidas, vol. 3, págs. 20-22.
Amor - A Evidência do DiscipuladoNisto conhecerão todos que sois Meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. João 13:35.
Nessa última reunião de Jesus com Seus discípulos, o grande desejo por Ele manifestado em seu favor, foi de que se amassem uns aos outros como Ele mesmo os amara. Falou-lhes repetidamente a esse respeito. "O Meu mandamento é este", disse por diversas vezes, "que vos ameis uns aos outros." João 15:12. Foi mesmo a primeira recomendação que lhes fez ao achar-Se a sós com eles no cenáculo: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." João 13:34. Para os discípulos, este foi um novo mandamento; pois eles não haviam amado uns aos outros como Cristo os amara. Ele viu que novas ideias e impulsos os deviam dominar; que novos princípios tinham de ser por eles seguidos; por meio de Sua vida e morte, deviam receber uma nova concepção do amor. O mandamento de se amarem uns aos outros tinha uma nova significação em face de Seu sacrifício. Toda a obra da graça é um contínuo serviço de amor, de abnegação, de esforço com sacrifício. Durante cada hora da peregrinação de Cristo na Terra, o amor de Deus dEle brotava em irreprimíveis correntes. Todos quantos são possuídos de Seu espírito, hão de amar como Ele amou. O mesmo princípio que atuava em Cristo, há de atuar neles em todo o seu trato uns com os outros.
Esse amor é o testemunho do seu discipulado. "Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos", disse Jesus, "se vos amardes uns aos outros." João 13:35. Quando os homens se ligam entre si, não pela força do interesse pessoal, mas pelo amor, mostram a operação de uma influência que é superior a toda influência humana. Onde existe esta unidade, é evidente que a imagem de Deus está sendo restaurada na humanidade, que foi implantada nova vida. Mostra que há na natureza divina poder para deter os sobrenaturais agentes do mal, e que a graça de Deus subjuga o egoísmo inerente ao coração natural.
Este amor manifestado na igreja, há de por certo incitar a ira de Satanás. Cristo não estabelece para Seus discípulos um caminho fácil. "Se o mundo vos aborrece", diz Ele, "sabei que, primeiro do que a vós, Me aborreceu a Mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu Senhor. Se a Mim Me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardarem a Minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isso vos farão por causa do Meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou." João 15:18-21. O evangelho deve ser levado avante por ativa luta, em meio de oposição, perigo, prejuízo e sofrimento. Mas os que fazem esta obra estão apenas seguindo os passos do Mestre. O Desejado de Todas as Nações, págs. 677 e 678.
Oração Secreta e Estudo da Bíblia
Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Tia. 5:16.
A Igreja de Deus compõe-se de vasos grandes e pequenos. ... Ele não espera que os vasos menores tenham o mesmo conteúdo dos maiores. Espera que os retornos sejam de acordo com o que o homem tem, e não de acordo com o que ele não tem. Fazei o que está ao vosso alcance, e Deus aceitará os vossos esforços. Assumi o dever que se acha mais perto de vós, cumpri-o com fidelidade, e vossa obra será inteiramente aceitável para o Mestre. Em vosso desejo para fazer algo que seja grande, não descuideis as tarefas menores que requerem vossa atenção.
Acautelai-vos contra a negligência da oração secreta e do estudo da Palavra de Deus. Estas são as vossas armas contra aquele que procura impedir vosso avanço em direção ao Céu. A primeira negligência da oração e do estudo da Bíblia torna mais fácil a segunda negligência. A primeira resistência à súplica do Espírito Santo prepara o caminho para a segunda resistência. Assim o coração se endurece, e a consciência fica cauterizada.
Por outro lado, toda resistência à tentação facilita a resistência. Toda negação do próprio eu torna mais fácil a negação de si mesmo. Toda vitória obtida prepara o caminho para nova vitória. Cada resistência à tentação, cada negação do próprio eu, cada triunfo sobre o pecado é uma semente para a vida eterna. Toda ação altruísta dá novo vigor à espiritualidade. Ninguém pode procurar ser semelhante a Cristo sem tornar-se mais nobre e mais sincero.
O Senhor reconhecerá todo esforço que fazeis para alcançar o Seu ideal para vós. Quando errais, quando caís em tentação, não acheis que não podeis orar, que não sois dignos de ir ter com o Senhor. "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo." I João 2:1. Com braços estendidos Ele está à espera para dar as boas-vindas ao filho pródigo. Ide ter com Ele, e falai-Lhe sobre vossos erros e fracassos. Pedi-Lhe que vos fortaleça para novo empenho. Ele nunca vos decepcionará; jamais abusará de vossa confiança.
Tereis aflições. Assim o Senhor remove a aspereza de vosso caráter. Não murmureis. Tornais a aflição mais penosa pelo descontentamento. Honrai a Deus por meio de alegre submissão. Suportai a pressão pacientemente. Mesmo que vos seja feita alguma injustiça, conservai o amor de Deus no coração. ...
"No sossego e na confiança, estaria a vossa força." Isa. 30:15. Cristo conhece a intensidade de vossas tentações e a intensidade de vosso poder para resistir. Sua mão está sempre estendida em compassiva ternura a todo filho sofredor. Ele diz ao tentado, ao desalentado: Meu filho, por quem Eu sofri e morri, não podes confiar em Mim? "A tua força será como os teus dias." Deut. 33:25. Youth's Instructor, 26 de junho de 1902.
A Verdade Vencerá
Aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em Mim. João 14:30.
Como Redentor do mundo, Cristo foi constantemente confrontado por aparentes fracassos. Ele, o Mensageiro da misericórdia ao nosso mundo, pouco parecia fazer da obra que anelava realizar em erguer e salvar. Satânicas influências estavam sempre operando para Lhe obstar o caminho. Mas Ele não Se desanimava. Através da profecia de Isaías, declara: "Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as Minhas forças; todavia, o Meu direito está perante o Senhor, e o Meu galardão, perante o Meu Deus. ... Israel não se deixou ajuntar; contudo, aos olhos do Senhor, serei glorificado, e o Meu Deus será a Minha força." É a Cristo que é feita a promessa: "Assim diz o Senhor, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que as nações abominam. ... Assim diz o Senhor:... Te guardarei, e Te darei por concerto do povo, para restaurares a Terra e lhes dares em herança as herdades assoladas; para dizeres aos presos: Saí; e aos que estão em trevas: Aparecei. ... Nunca terão fome nem sede, nem a calma nem o Sol os afligirão, porque o que Se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas." Isa. 49:4, 5, 7-10.
Nesta palavra repousava Jesus, e não deu lugar a Satanás. Quando estavam para ser dados os últimos passos na humilhação de Cristo, quando a Sua alma estava sendo envolvida pela mais profunda aflição, Ele disse aos discípulos: "... aproxima-se o príncipe deste mundo e nada tem em Mim." "O príncipe deste mundo está julgado." "Agora, será expulso." João 14:30; 16:11; 12:31. Com profética visão, Cristo traçou as cenas a terem lugar em Seu último e grande conflito. Sabia que, quando exclamasse: "Está consumado", todo o Céu havia de triunfar. O Seu ouvido colheria a distante música e os brados de vitória nas cortes celestes. Sabia que havia de soar então o dobre a finados do império de Satanás, e o nome de Cristo seria anunciado de mundo em mundo por todo o Universo.
Uma Reforma Decisiva
Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a Minha palavra e crê nAquele que Me enviou tem a vida eterna. João 5:24.
Enquanto permitirdes que o orgulho habite no coração, tereis falta de poder em vossa obra. Durante anos tem sido acalentado um mau espírito, um espírito de orgulho, um desejo de preeminência. Isso agrada a Satanás e desonra a Deus. O Senhor requer uma reforma decisiva. ... Renove [a pessoa verdadeiramente reconvertida] o seu concerto com Deus, e Deus renovará o Seu concerto com ela. Que anjos e homens vejam que há perdão do pecado com Deus. Extraordinário poder divino precisa apossar-se das igrejas adventistas do sétimo dia. Precisa haver reconversão entre os membros, para que, como testemunhas de Deus, testifiquem do autorizado poder da verdade que santifica a vida. A igreja tem de ser renovada, purificada e santificada, de contrário a ira de Deus incidirá sobre eles com muito mais intensidade do que sobre os que nunca alegaram ser santos.
Os que são santificados pela verdade manifestarão que a verdade efetuou uma reforma na sua vida, que ela os está preparando para a trasladação ao mundo celestial. Mas, enquanto predominam na vida o orgulho, a inveja e ruins suspeitas, Cristo não reina no coração. O Seu amor não está no coração. Na vida dos que são participantes da natureza divina há a crucifixão do espírito altivo e auto-suficiente que conduz à exaltação do próprio eu. Em seu lugar habita o Espírito de Cristo e na vida se manifestam os frutos do Espírito. Tendo a mente de Cristo, os Seus seguidores revelam as virtudes do Seu caráter.
Nada menos do que isso tornará os homens aceitáveis a Deus. Nada menos do que isso lhes dará o caráter puro e santo que precisam ter os que são admitidos no Céu. Logo que alguém se reveste de Cristo, é vista uma evidência no espírito, nas palavras e ações, da transformação efetuada nele. Uma atmosfera celestial circunda-lhe a vida, pois Cristo está habitando no íntimo.
"Em verdade, em verdade vos digo", declarou Cristo, "Quem crê em Mim tem a vida eterna." João 6:47. Oh, quão poucos revelam em sua vida os princípios dessa vida! Professam crer na mais sagrada verdade que já foi dada aos mortais, mas desonram a Deus em sua vida. "Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. Pois a Minha carne é verdadeira comida, e o Meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue permanece em Mim, e Eu, nele." João 6:54-56. ... Compete-nos viver no temor e amor de Deus. Deus é supremo, e Ele coopera com os que representam a Cristo na vida e no caráter, com os que são bondosos, atenciosos, abnegados e altruístas. Cristo diz: "Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me." Mat. 16:24. Carta 63, 1903.

Sem comentários: