15.6.09

A VERDADE PRESENTE: OS PILARES DA FÉ

1 Deus Preservou a Bíblia
“Vi que Deus havia de maneira especial guardado a Bíblia, ainda quando dela existiam poucos exemplares; e homens doutos nalguns casos mudaram as palavras, achando que a estavam tornando mais compreensível quando, na realidade, estavam mistificando aquilo que era claro, fazendo-a apoiar suas estabelecidas opiniões, que eram determinadas pela tradição. Vi, porém, que a Palavra de Deus, como um todo, é uma cadeia perfeita, prendendo-se uma parte à outra, e explicando-se mutuamente.”
Primeiros Escritos, pág. 220-221 – História da Redenção, pág. 391
“Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Na Bíblia Deus prometeu dar visões nos últimos dias; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica”.
Mensagens Escolhidas. Vol. III, pág. 29.
“Deus terá sobre a Terra um povo que mantenha a Bíblia, e a Bíblia só, como norma de todas as doutrinas e base de todas as reformas”. O Grande Conflito, Capítulo Nossa Única Salvaguarda, pág. 594/596.
“Estou de pleno acordo convosco quando apresentais a Bíblia, e a Bíblia tão somente, como fundamento de nossa fé.” Mensagens Escolhidas. Vol. II, pág.85.
2 A Verdade Presente – Pilares da Fé
Cuidadoso estudo de documentos da época revela o que era denominado “verdade presente” nesse período de formação. Ela não abrangia como alguns tem pensado, a riqueza da interpretação profética, detalhes da qual foram desdobrados durante as duas ou três décadas seguintes, mas constituía-se de “pontos essenciais”, “colunas”, “fundamentos” de importância vital. Estes pontos podem ser assim numerados:
1-) O Segundo advento de Cristo.
2-) A Obrigatoriedade do Sábado.
3-) A Terceira Mensagem Angélica.
Em sua plenitude na correcta relação para com primeira e a segunda mensagens angélicas.
4-) O Santuário Celestial
O ministério de Cristo no santuário celestial, o qual terminaria não muito antes do segundo advento. (com ênfase na obra iniciada no décimo dia do sétimo mês de 1844)
5-) A NÃO IMORTALIDADE DA ALMA
Estas doutrinas estruturais formavam a “firme plataforma” que, em 1858 foi descrita por Ellen G. White, sobre a qual “quase todos estavam firmes”. (Primeiros Escritos, pág. 259) Estas constituíam os “marcos” enumerados por Ellen White trinta anos mais tarde, em relação a uma discussão, em que alguns desejavam incluir pontos menores que estavam sendo considerados.
A Mensageira da Igreja Remanescente, pág. 87 (CPB-1959)
A Verdade Presente em Textos de E.G.W.
3 Desprezar o Espírito de Profecia
"É plano de Satanás enfraquecer a fé do povo de Deus nos Testemunhos. A seguir vem o cepticismo com respeito a pontos vitais de nossa fé, os pilares de nossa posição, daí a dúvida quanto às Escrituras Sagradas, seguindo-se a marcha descendente à perdição. Quando os Testemunhos, que outrora foram cridos, são postos em dúvida e desprezados, Satanás sabe que os que foram enganados não se deterão aí; e ele redobra os seus esforços até colocá-los em aberta rebelião, o que se torna incurável, e o fim é a destruição". -- Testimonies, Vol.4, pág. 210-211 (5 de Janeiro de 1875).
“O derradeiro engano de Satanás será anular o testemunho do Espírito de Deus. "Não havendo profecia, o povo se corrompe" [no inglês, "o povo perece"]. Prov. 29:18. Satanás operará habilmente de várias maneiras e usando diferentes instrumentos, para perturbar a confiança do povo remanescente de Deus no verdadeiro testemunho.” - Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 48
"Uma coisa é certa: Os adventistas do sétimo dia que se colocam sob o estandarte de Satanás abandonarão primeiro sua fé nas advertências e repreensões contidas nos Testemunhos do Espírito de Deus."
Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 84.
4 A Igreja será achada em Falta
"Não está distante o tempo em que a prova virá para cada alma. A marca da besta será instada sobre nós. Aqueles que, passo a passo, submeteram-se às exigências mundanas e se conformaram com os costumes mundanos não acharão difícil submeter-se às autoridades superiores, antes que se sujeitarem ao desprezo, insultos, ameaça de prisão e morte. A disputa é entre os mandamentos de Deus e os mandamentos dos homens. Neste tempo, o ouro será separado da escória na igreja… A voz da fiel sentinela será ouvida:
'Saí do meio dela, não toqueis nada imundo; saí do meio dela; sede puros, vós que levais os vasos do Senhor. A igreja não pode medir-se pelo mundo, nem pela opinião dos homens, nem pelo que outrora foi… A igreja será pesada nas balanças do santuário. Se o seu carácter moral e estado espiritual não corresponderem ao benefício e bênçãos que Deus lhe tem conferido, ela será achada em falta".
Testimonies, vol. 5, pág. 81-83.

Sem comentários: