20.11.13

Os planos de Deus são perfeitos

Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador. Hebreus 11:9, 10. {OA 38.1}
Jesus ascendeu ao Pai como representante da raça humana, e Deus levará aqueles que refletem Sua imagem a contemplá-Lo e compartilhar de Sua glória. Há mansões para os peregrinos da Terra. Há vestes para os justos, com coroas de glória e palmas de vitória. Tudo quanto nos deixa perplexos nas providências de Deus será então tornado claro. As coisas difíceis de compreender encontrarão então uma explicação. Os mistérios da graça ser-nos-ão desvelados. Onde nossa mente finita descobria somente confusão e propósitos interrompidos, veremos a mais perfeita e bela harmonia. Saberemos que o amor infinito ordenou as experiências que pareciam mais difíceis e duras de suportar. Ao reconhecermos o terno cuidado d´Aquele que faz todas as coisas concorrerem para o nosso bem, regozijar-nos-emos com alegria indescritível ... {OA 38.2}
A dor não pode existir na atmosfera do Céu. No lar dos remidos não haverá lágrimas, cortejos fúnebres, sinais de luto. “Nenhum morador de Jerusalém dirá: Estou doente; porque ao povo que habita nela, perdoar-se-lhe-á a sua iniquidade.” Isaías 33:24. Uma rica corrente de felicidade fluirá e se aprofundará ao transcorrer a eternidade. Pensai nisto; dizei-o aos filhos do sofrimento e da dor e animai-os a regozijar-se na esperança. {OA 38.3}
Quanto mais perto nos achegamos de Cristo mais claramente contemplamos a pureza e grandeza de Seu caráter e menos sentimos desejo de exaltar o eu. O contraste entre nosso caráter e o Seu conduzirá à humilhação de alma e profunda pesquisa de coração. Quanto mais amarmos a Jesus, mais inteiramente será o eu humilhado e esquecido. ... {OA 38.4}
Aquele que é manso de espírito, que é mais puro e semelhante a uma criança, se tornará poderoso para a batalha. Será fortalecido com poder pelo Seu Espírito no homem interior. Aquele que sente sua fraqueza e luta com Deus como fez Jacó, e como esse servo no passado clamar: “Não Te deixarei ir se me não abençoares” (Génesis 32:26), prosseguirá com a unção do Espírito Santo. A atmosfera do Céu o rodeará. Ele sairá para fazer o bem. Sua influência será uma força positiva em favor da religião de Cristo. ... {OA 39.1}
Nosso Deus é socorro bem presente em tempo de necessidade. Ele está familiarizado com os mais secretos pensamentos de nosso coração, com todas as intenções e propósitos de nossa alma. Quando estamos em perplexidade, mesmo antes de Lhe revelarmos nossas angústias, Ele está tomando providências para nossa libertação. — Carta 73, 1905. {OA 39.2}
Em harmonia com o céu.
Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. Mateus 5:48. {OA 39.3}
Deus deu a Daniel e seus companheiros “o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos”. Daniel 1:17. ... Babilónia era naquela época o maior reino do mundo. Deus permitiu que Daniel e seus companheiros fossem levados cativos para que conduzissem o rei e nobres de Babilónia ao conhecimento a Seu respeito, o único Deus verdadeiro, o Criador dos céus e da Terra. Deus fez Daniel cair nas boas graças do príncipe dos eunucos porque ele portou-se bem. Ele manteve diante de si o temor do Senhor. Seus companheiros nunca viram em sua vida qualquer coisa que os levasse a se desviarem. Aqueles que tinham a responsabilidade sobre ele o amavam, porque ele levava consigo a fragrância de uma disposição semelhante a Cristo. ... {OA 39.4}
Deus coopera com o esforço humano. Daniel poderia ter alegado: “logicamente eu devo comer o que o rei ordena.” Em vez disso, contudo, ele decidiu obedecer a Deus, e Deus começou imediatamente a ajudá-lo. Assim, quando estiverdes determinados de que obedecereis ao mandamento divino, Deus cooperará convosco... {OA 39.5}
Não sabeis em que posição podeis ser colocados. Deus pode usar-vos como usou a Daniel para levar o conhecimento da verdade aos poderosos da Terra. Resta-vos dizer se tereis conhecimento e habilidade. Deus pode dar-vos habilidade em todo vosso aprendizado. Ele pode ajudar-vos a vos adaptardes à linha de estudo que assumireis. Ponde-vos em correta relação com Deus. Fazei disto o vosso primeiro interesse. ... {OA 39.6}
Deus deseja que sejais testemunhas para Ele. Deseja que traceis linhas retas. Ao fazerdes isto Ele vos concederá habilidade, sabedoria e entendimento. Avançareis passo a passo, pois Deus não deseja que permaneçais no mesmo lugar. Ele deseja que avanceis no caminho de Seus mandamentos, constantemente marchando para a frente e para cima. {OA 40.1}
Deus está relacionado com os fios de nossa existência. Ele conhece todo o pensamento do coração, cada ato da vida. Portanto, lutai para viverdes em harmonia com Ele. Buscai alcançar um elevado padrão. ... {OA 40.2}
Anjos celestes vos ajudarão e, mais do que isso, Cristo vos ajudará. O Príncipe da vida está mais interessado do que qualquer outro em vossa salvação. Podeis honrá-Lo demonstrando que apreciais o que Ele realizou por vós. Podeis glorificá-Lo e tornar os anjos felizes por revelar em vossa vida que Ele não morreu em vão. Determinai-vos a que, junto a vossos nomes no livro do Céu, esteja escrito a palavra “vencedor”. Então todo descontentamento e infelicidade se desvanecerá. Vossos corações serão cheios de paz e alegria no Espírito Santo. — Manuscrito 13, 1900. {OA 40.3}
Não a minha vontade.
Adiantando-Se um pouco, prostrou-Se sobre o Seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de Mim este cálice! Todavia, não seja como Eu quero, e sim como Tu queres. Mateus 26:39. {OA 40.4}
Se a vontade do Senhor deve ser a nossa vontade precisamos em primeiro lugar entender a nós mesmos. O Senhor conhece o fim desde o princípio. Ele compreende a relação que cada homem deve manter com Deus e seu semelhante. O Senhor pode ver que a ligação de um homem com homens de certa disposição ou caráter afetará aqueles com quem ele se associa para prejuízo seu. Pode ser alguém que não raciocine claramente de causa para efeito. Os homens com os quais ele mantém ligação podem ser exatamente os que não o ajudarão onde ele necessita de ajuda. {OA 40.5}
A ligação com certos elementos pode produzir resultados desfavoráveis. Portanto, os homens não podem confiar em seu próprio julgamento. A experiência os convencerá de seu erro. O Senhor propõe o que será de maior benefício espiritual para a pessoa hesitante, pronta para iniciar algum empreendimento novo que signifique mais do que ele próprio pode antecipar. O que uma tal pessoa pode fazer? Sua única segurança
jaz em pôr suas preferências e planos de um lado, dizendo: “Não a minha, mas a Tua vontade, ó Senhor, seja feita.” ... {OA 41.1}

Nas menores, bem como nas maiores questões, o primeiro ponto é, qual é a vontade de Deus neste assunto; pois Sua vontade é a minha vontade. “Obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.” 1 Samuel 15:22. Quem é aquele que vos prejudicará se fordes seguidores do que é bom? Um homem pode ser ordenado por Deus a realizar um trabalho e permanecer numa posição que seja peculiarmente difícil e esgotante. O Senhor tem uma obra para ele cumprir e ele arrisca sua vida, sua vida eterna, ao permanecer nesse lugar. Esta foi a posição que Cristo ocupou quando veio ao nosso mundo, entrando em conflito com o líder rebelde dos anjos caídos. Deus formulou um plano, e Cristo aceitou a posição. Ele concordou em encontrar o inimigo diretamente, como todo ser humano deve fazer. Foram-Lhe providos todos os poderes celestes para ajudá-Lo nesse grande conflito; e o homem, se andasse no caminho e na vontade de Deus, receberia o mesmo poder preservador. As mesmas inteligências celestiais ministram àqueles que serão herdeiros para a salvação, para que possam vencer toda tentação, grande ou pequena, como Cristo venceu. Mas quem quer que se coloque numa posição de perigo por qualquer motivo que não seja obediência à vontade de Deus cairá sob o poder da tentação. ... {OA 41.2}
Ninguém está seguro quando pensa ser seu privilégio decidir por si mesmo. — Carta 22, 1899. {OA 41.3}
Hoje é o dia da salvação.
Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação. 2 Coríntios 6:2. {OA 41.4}
Quão gratos deveríamos todos estar por não ser demasiado tarde para que os erros sejam corrigidos! É nosso solene dever revelar amor por Deus não apenas em nossas palavras, mas em ações e em verdade. {OA 41.5}
Deus apela neste tempo por obreiros habilitados que sempre sejam achados do lado do Obreiro-Chefe. Devemos ter a verdade no coração e amor por Cristo. “Se alguém quer vir após Mim”, Ele disse, “a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me.” Marcos 8:34. Temos todos uma obra individual a cumprir em negar o eu e em operar nossa salvação com temor e tremor. ... {OA 42.1}
Cada pessoa que se situa do lado de Cristo será tentada com todo o poder da influência sedutora de Satanás. A graça de Deus pode renovar-te o coração, fortalecer-te contra a tentação, e dar-te ansioso desejo pelo Espírito de Deus. Pode fazer-te limpo no sangue do Cordeiro. Tua alma e a de tua família são de mais valor do que todos os ganhos deste mundo. Necessitas da vida espiritual da Palavra de Deus renovada em ti, dia a dia. Necessitas caminhar humildemente com Deus. {OA 42.2}
Brevemente Deus vindicará Sua justiça perante o Universo. Sua justiça requer que o pecado seja punido; Sua misericórdia consente que o pecado será perdoado mediante arrependimento e confissão. O perdão pode vir somente mediante Seu unigénito Filho; somente Cristo pode expiar o pecado — e tão-somente quando o pecado é objeto de arrependimento e abandonado. O homem rompeu sua ligação com Deus, e sua alma tornou-se paralisada e impotente pelo veneno mortal do pecado. Mas houve um tempo em que a proclamação soou através das cortes celestes: Achei um resgate! Uma vida divina foi dada como resgate do homem; Um igual ao Pai tornou-Se o substituto do homem. {OA 42.3}
Tão engenhosos são os planos que Satanás lança para enganar e perverter, que as próprias bênçãos que nos vêm na vida divina podem ser tornadas em ardis. Pelo mesmo falso raciocínio mediante o qual enganou Adão e Eva no Jardim do Éden, ele busca tornar em armadilhas e uma maldição as mesmas bênçãos que Deus manda para nosso bem. ... {OA 42.4}
Deus deu o Seu Filho Unigénito à raça humana para que o homem pudesse tornar-se participante da natureza divina pela aceitação do remédio para o pecado, permitindo a operação da divina graça de Cristo em sua vida. O poder da divindade operando na humanidade pode trazer o homem a uma correta relação com Deus. O homem caído, ao prevalecer-se do poder divino trazido a seu alcance, pode tornar-se um com Deus. A vida eterna é a bênção que Cristo veio conceder ao mundo. — Carta 38, 1907. {OA 42.5}
Tempo para despertar!
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis. 1 Coríntios 15:33, 34. {OA 43.1}
Irmãos e irmãs, despertai, despertai! Proclamai o evangelho em sua simplicidade. Atendei, por vossa própria vida, ao “que dizem as Escrituras”. É de suprema importância que ouçais bem, que purifiqueis vossos corações do egoísmo, pois vosso bem-estar eterno está em jogo. Estais em busca da Pérola de Grande Preço? Estais vos guardando contra os enganos de Satanás, ou permaneceis firmes para receber as sugestões daqueles que se afastaram da fé, dando ouvidos a espíritos sedutores? Vossa salvação depende de ouvirdes direito e receberdes com mansidão a Palavra implantada. {OA 43.2}
Sereis reconciliados com Deus e obedecereis a Seus mandamentos para serdes santificados em corpo, alma e espírito? Fostes comprados por um preço, pela morte do Filho Unigénito de Deus. Vosso coração pulsa. Dessa pulsação depende vossa vida. Sua batida é independente de vossa vontade. Comeis e dormis em descuidosa indiferença. Mas o guardião de Deus cuida de vós incessantemente. Ele controla o fluxo e refluxo da corrente vital. Onde está a gratidão que deveria surgir dos lábios humanos por Seu cuidado preservador? Onde está o reconhecimento de Sua vigilância incessante? ... {OA 43.3}
Despertai, despertai! Ponde de parte vosso orgulho e deixai de lado vossa posição de indiferença. Vosso tempo de prova é chegado e devemos tomar uma posição com Cristo ou contra Ele. De que lado permanecereis? Com o mundo, ou com Cristo? Estais recebendo a verdade e preparando-vos para falar uma verdade em tempo para atrair a atenção do descuidado e indiferente? Deus requer decididas mudanças em vossa atitude. A verdade que possuís é a palavra do Deus vivo. Que estais fazendo para cumprirdes as reivindicações do evangelho? É vosso mais elevado desejo aprender a vontade d´Aquele que Se deu por vós em negação própria e sacrifício para que possais tornar-vos filhos e filhas de Deus? Estais buscando despertar pessoas para sentir interesse pelas realidades eternas? {OA 43.4}

Agora é tempo para aprenderdes a trabalhar zelosa e inteligentemente pela salvação daqueles que estão prestes a perecer. Não façais nenhum compromisso com os poderes das trevas. Aprendei as reivindicações da lei de Deus e as obedecei de coração. Então vossa vida resplandecerá fortemente em meio às trevas espirituais do mundo. — Carta 32, 1907. {OA 43.5}

Sem comentários: