11.8.09

O DEUS QUE TUDO CONHECE: PROVAS CIENTÍFICAS SOBRE O NÚMERO 7

Jesus e a Lei.
Na infância, frequentemente ouvia dizer que Deus, estava com uma grande balança na mão e pesava os bons e maus actos que eu cometia. Mas, ao estudar a Bíblia, comecei a perceber que a matemática de Deus é diferente. Na matemática Divina, o sangue de Cristo cuida e resolve as minhas dívidas – tudo muda de figura.
É verdade, que Jesus não desprezou a Lei, pois ela faz parte da vida dos que se convertem. Ele mesmo disse: “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir”. Mateus 5:17. Jesus apenas mostrou aos homens o lugar que a Lei ocupa: o coração (João 14:15). E, ao obedecer, Jesus mostrou como a Lei deve ser cumprida. Abolir os Dez Mandamentos seria permitir que as pessoas matem, roubem, adulterem e façam tudo o mais que a Lei proíbe. Jesus não poderia permitir isso!
A maioria dos cristãos não admite transgredir nove dos dez mandamentos da Lei de Deus. Todavia, o Decálogo não é formado por nove mandamentos e sim, Dez. O mandamento que a maior parte das denominações cristãs não aceita é o quarto, que ordena a guarda do Sábado.Mas, se Jesus não aboliu a Lei, então, temos algumas perguntas:
• O que fazer com o Sábado?
• Ele ainda deve ser guardado?
• Por qual motivo?
• Não aceitará Deus que eu guarde 9 em vez de 10?

24 Horas com Deus.
Tudo o que Deus faz tem propósitos definidos. No princípio, Ele criou os elementos, o meio ambiente e as condições de vida, de forma ordenada. Cada detalhe da Criação tinha um papel definido. Então, “criou Deus o homem à sua imagem”. Génesis 1:27. Deus formou o homem e a mulher. Imagine quantas coisas Adão e Eva tinham para perguntar ao Criador. Quanto tempo será que Deus dedicava aos dois? Diariamente, quando o Sol se escondia, o Criador se encontrava com Seus filhos (Génesis 3:8).
Entretanto, Deus queria mais! E, por isso, planejou passar um tempo especial com o ser humano (Génesis 2:2; Êxodo 31:13; Ezequiel 20:12, 20).
O Seu desejo erapassar TEMPO com o primeiro casal PORQUE O TEMPO É A ESSÊNCIA DA VIDA. NA VERDADE, O TEMPO É A PRÓPRIA VIDA. Quer dizer ao seu filho de 4 anos que o ama? Então dedique-lhe tempo. Em vez de dizer apenas: “Eu te amo!”, prove que o ama ao jogar a bola e brincar com os carrinhos com ele. Quer dizer a sua esposa que ama? Dedique-lhe tempo, só vocês os dois. Não se compreende a declaração de amor de alguém que passa tanto tempo fora de casa a ponto de se tornar um hóspede.
O Criador escolheu dedicar a coisa mais importante a todo o mundo e a si individualmente: ao dedicar o Seu TEMPO. Para Deus, o Sábado não é um dia como os outros, mas um tempo especial para passar com os Seus filhos. Ele sabia que o homem se esqueceria do Sábado. Por isso, o quarto mandamento, o mais esquecido, é também o único que começa com o apelo: “LEMBRA-TE do dia de sábado, para santificá-lo.” Êxodo 20:8 (Grifo acrescentado).

Seria apenas esquecimento?
Não! Existem alguns factores que contribuem para que o quarto mandamento não seja guardado: a mudança do sábado para o domingo e a interpretação equivocada de alguns textos. Sobre a troca do dia de guarda, o profeta Daniel afirmou que um poder político e religioso mudaria a Lei de Deus: “... cuidará em mudar os tempos e a lei...” Daniel 7:25 – RA.
Tal alteração confirmou-se com as decisões da Igreja Católica Romana tomada ao longo da história. Nas palavras de Johann Eck, um dos líderes da Igreja no século 16, “a igreja mudou o sábado para o domingo por sua própria autoridade, e para isso... não existe Escritura.” Se comparar o Catecismo com os Dez Mandamentos em Êxodo 20:1-17, verá que o segundo mandamento foi tirado. O quarto, que ordena a observância do Sábado, foi trocado por “guardar domingos e festas”. E, para suprir a falta do segundo mandamento, o Catecismo dividiu o décimo em dois. Isto não se pode fazer!

Em relação aos textos mal interpretados, dois são os mais usados:
• Efésios 2:15 - RA: “Aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças...” Neste texto, a lei chamada “ordenanças” são as leis cerimoniais (Páscoa, circuncisão, sacrifícios de animais, etc.), usadas por Deus para ensinar os israelitas a gravidade do pecado e mostrar-lhes a necessidade de um Salvador. Leia Romanos 3:31 e veja que o mesmo escritor de Efésios disse que a Lei moral não é abolida pela fé.
• Colossenses 2:14 e 16: “Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava DE ORDENANÇAS... removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz... Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou SÁBADOS.” “Sábado” significa “descanso”. Nos sete feriados religiosos anuais (Páscoa, Expiação, Tabernáculos, etc.), as pessoas descansavam e, por isso, tais dias eram também chamados “sábados”, mesmo coincidindo em diferentes dias da semana.Com a morte de Cristo, esses feriados que apontavam para o Seu sacrifício na cruz perderam a razão. Entretanto, para o próprio apóstolo Paulo, o SÁBADO SEMANAL permanece como um memorial do Criador (Actos 16:13; 17:2; 18:3, 4, 11).

A Digital do Criador.
Deus é organizado e perfeito. Sabendo que o ser humano estudaria a natureza, Ele escolheu o número 7 como símbolo da Sua perfeição e o deixou registado na natureza, como evidências de que o sétimo dia da semana é a Sua assinatura, a Sua impressão digital deixada na Criação para que pudéssemos lembrarmo-nos d´Ele “para sempre” (Génesis 2:1-3; Êxodo 31:17 - RA).

Conheça agora algumas curiosidades da presença do número 7 na Criação:
• Ao criar a matéria, Deus usou uma espécie de “elo” chamado átomo. É sabido que a estrutura do átomo é formada por 7 camadas energéticas: k, l, m, n, o, p, q?
• Mas o Universo não é feito só de átomos, pois se assim fosse, tudo seria apenas escuridão. Como solução para isso, Deus criou a luz, dando ao mundo claridade, calor e cores, tudo perfeito. Sabia que a luz criada por Deus no primeiro dia (Génesis 1:3) é formada por 7 cores monocromáticas?
• Sabia que, enquanto Deus, com a Sua melodiosa voz, criava o mundo, os anjos cantavam (Job 38:4 e 7)?
Detalhe: a escala musical é baseada em 7 notas!
Se Deus abolisse a observância do sétimo dia Ele estaria a contradizer-Se, pois destruiria o lembrete do Seu poder criador, a Sua IMPRESSÃO DIGITAL (Êxodo 20:8-11 – comparar com Apocalipse 14:7). Pode estar a pensar: “A Lei é bastante lógica. Mas, e guardar o Sábado? Isso não faz sentido, pois as coisas mudaram. Estamos no século 21!”
A verdade, a Bíblia afirma que a matemática de Deus é diferente da matemática humana: “Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça num só ponto, torna-se culpado de toda a Lei.” Tiago 2:10.
Isso significa que:
• Enquanto na matemática humana, 10-1=9;
• Na matemática divina, 10-1=0!
Deus já sabia que a humanidade se esqueceria d´Ele como Criador e que Darwin apareceria a tentar destruir as marcas da Sua Criação. Por isso, Ele deixou na natureza evidências da Sua existência (Romanos 1:18-23). Podemos encontrar, por todos os lados, a impressão digital do Criador: o número 7, o Sábado, o sétimo dia.
Embora homens tenham mudado o dia de guarda do sábado para o domingo, Deus adverte severamente os que mudarem a Bíblia: “E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará delas as bênçãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a sua parte da Cidade Santa.”Apocalipse 22:19.
Ao concluirmos, podemos dizer que o facto de guardar o Sábado não salvará ninguém, porque “pela graça sois salvos, por meio da fé, isto não vem de vós, é dom de Deus”. Efésios 2:8. A SALVAÇÃO foi e sempre será pela GRAÇA, mediante a FÉ. No entanto, as obras são o resultado de termos sido salvos (Efésios 2:10) e, por isso, o Deus da graça quer ser adorado no dia especial que Ele determinou. Se alguém pensa que argumentar no sentido de dizer: “Jesus aboliu a Sábado” (então aboliu o adultério, o roubar, o matar, desonrar pai e mãe…) ou, porque “estamos noutro tempo” e como diz o poeta “mudam-se os tempos mudam-se as vontades”, saiba que Deus é o Senhor da poesia, é também “o mesmo ontem, hoje e eternamente”, Deus é sempre actual, o Sábado e o Senhor nosso Deus são sempre actuais, Deus e o Sábado “não são como a moda”, não mudam: “...temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas” Apocalipse 14:7.
Deus não só espera que guardemos o Sábado hoje, mas anuncia que aqueles que o fazem, continuarão pela eternidade: “E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” Isaias 66:23 – ARA.
(1) John Eck, Enchiridion of Commonplaces of John Eck Against Luther and Other Enemies of the Church, trad. F. L. Battles, 2a. ed. (Grand Rapids, Michigan: Calvin Theological Seminary, 1978), 8v, pág. 13.

Sem comentários: