15.5.09

A VERDADE PRESENTE: OS SETE SELOS

OS SETE SELOS

1- O que viu João, na mão do que estava sentado à direita no Trono?
Apocalipse 5:1 – E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
2- O que fez o Cordeiro com o Livro?
Apocalipse 5:7 – E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
3- Porque razão foi Cristo declarado digno de abrir os selos?
Apocalipse 5:9 – E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.
4- O que surgiu com abertura do primeiro selo?
Apocalipse 6:1,2 – E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.
Nota: O número sete nas Escrituras revela cumprimento ou perfeição. Os sete selos compreendem toda uma série de acontecimentos que têm lugar na História da Igreja, desde o começo da era Cristã até à segunda Vinda de Cristo. O cavalo branco, com o cavaleiro que sai vitorioso, apropriadamente representa a primeira Igreja Cristã na sua pureza, indo a todo o mundo com a mensagem evangélica da salvação.
5- O que acontece na abertura do segundo selo?
Apocalipse 6:3,4 – E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê. E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
Nota: Como a brancura do primeiro cavalo revelava a pureza do Evangelho que o seu cavaleiro anunciava, assim a cor do segundo animal deve mostrar que a corrupção se deveria manifestar no tempo a que este símbolo se aplica. É verdade que tal estado de coisas sucedeu à Igreja Apostólica. Referindo-se ao segundo século, Wharey na importante obra História da Igreja, p. 39 diz: “O Cristianismo começou então a vestir-se das roupas do paganismo. As sementes de muitos erros que posteriormente invadiram a Igreja tão completamente, macularam-lhe a beleza, desvaneceram-lhe a glória, tomavam já raízes.” O mundanismo entrava. A Igreja procurava a aliança do poder secular, e dificuldades e perturbações foram o resultado. Este período estendeu-se desde o final do primeiro século ao período de Constantino, quando se efectuou completa união entre a Igreja e o Estado.
6- Como é apresentada a cor do terceiro selo?
Apocalipse 6:5 – E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.
Nota: O cavalo preto representa muito bem a escuridão espiritual que caracterizou a Igreja do tempo de Constantino até ao estabelecimento da supremacia papal, em 538 da era Cristã (e.C.). Da condição que imperou no quarto século, Wharey (História da Igreja, p. 54) diz: “O cristianismo tornara-se popular, e uma larga proporção, talvez a grande maioria, dos que o aceitavam, apenas lhe tomavam o nome, recebiam o rito do baptismo, conformavam-se com algumas cerimónias externas da Igreja, enquanto o coração e no carácter moral eram tão pagãos como antes. Como um dilúvio, o erro e a corrupção invadiram a Igreja.”
7- Como surge o simbolismo da cor do quanto animal?
Apocalipse 6:7,8 – E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.
Nota: Esta cor não é natural num cavalo. O original dá o sentido da cor pálida ou amarela que se vê nas flores crestadas. O símbolo evidentemente refere-se à obra de perseguição e morte efectuada pela Igreja Romana contra o povo de Deus do tempo decorrido entre o início da supremacia papal, em 538 e.C., e o tempo em que os Reformadores começaram a expor com ousadia o verdadeiro carácter do papado, sendo detida a obra de destruição.
8- Ao abrir-se o quinto selo, que foi visto sob o altar?
Apocalipse 6:9 – E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
Nota: Quando os Reformadores expuseram a obra do papado, foi então trazido à memória o grande número de mártires que tinham sido mortos pela fé.
9- Que se diz estarem a fazer os mártires?
Apocalipse 6:10 – E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
Nota: O cruel tratamento que tinham recebido clamava por vingança, assim como o sangue de Abel clama a Deus desde a terra. Génesis 4:10. Não estavam no Céu, mas debaixo do altar onde tinham sido mortos. Sobres este pondo diz o Dr. Adão Clarke: “O altar está na Terra, não no Céu.” (veremos mais referências deste autor).
10- O que foi dado a estes mártires?
Apocalipse 6:11 – E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.
Nota: Estes tinham sido mortos durante os séculos compreendidos no selo anterior: Os seus perseguidores, a maior parte, tinham morrido. E se tinham recebido castigo ao morrer, como alguns supõem, porque se incomodariam os mártires para que fossem punidos? Nesta, como noutra parte da Bíblia, é usada a figura da personificação, em que objectos inanimados são, como se fossem. (ver Juízes 9:8-15; Hebreus 2:11; Romanos 4:17). Estes mártires tinham sucumbido como hereges debaixo da escuridão e superstição do selo anterior, cobertos de ignomínia e vergonha. Agora, à luz da Reforma, o seu verdadeiro carácter aparece, e são vistos como justos, e dai lhes serem dadas ´vestes brancas´, ´O linho fino são as justiças dos santos.´Apocalipse 19:8. Justiça lhe foi imputada; e após terem repousado por mais um pouco – debaixo do altar – até que outros que deveriam perecer por causa da fé, os seguissem, juntos então haverão de despertar para a vida e a imortalidade.
11- O que é visto em primeiro lugar, ao ser aberto o sexto selo?
Apocalipse 6:12 – E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra.
Nota: Este acontecimento teve lugar sem dúvida no grande Terramoto do dia 1 de Novembro de 1755, geralmente conhecido como o Terramoto de Lisboa, cujos os efeitos foram sentidos numa área de 8.000.000 quilómetros quadrados. Lisboa (Portugal), cidade que contava 150.000 habitantes, foi em grande parte destruída. O abalo do terramoto, diz o Sears, na sua obra Maravilhas do Mundo o seguinte: “…foi seguido imediatamente da queda de toda as igrejas e conventos, de quase todos os edifícios públicos, e a quarta parte das casas. Cerca de duas horas depois o fogo irrompeu em diferentes lados, e grassou com tal violência durante três dias que a cidade foi completamente desolada. O terramoto ocorreu num dia santo, quando as igrejas e conventos estavam repletos, sendo poucas as pessoas que escaparam. … O terror do povo não pode ser descrito. Ninguém chorava: era além das lágrimas. Corriam todos de cá para lá delirando de terror e pasmo, batendo na face e no peito, gritando: Misericórdia! É o fim do mundo! Mães esqueciam os filhos, e corriam à roda carregando crucifixos. Infelizmente, muitos corriam às igrejas em busca de protecção; mas em vão foi ministrado o sacramento; em vão as pobres criaturas abraçavam os altares; imagens, sacerdotes e o povo foram soterrados na ruína comum. …Noventa mil pessoas presume-se terem sucumbido naquele dia fatal.” p. 200
12- O que seguir-se ao grande terramoto?
(Apocalipse 6:12) – …e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue (última parte).
Nota: Refere-se ao dia escuro de 19 de Maio de 1780, quando a escuridão foi tal que deu a impressão geral de que o dia do julgamento estava próximo.
(Gráfico. Os sete selos)
13- Que outro evento é mencionado sob este selo?
Apocalipse 6:13 – E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
Nota: Cumpriu-se na admirável chuva de meteoros de 13 de Novembro de 1833. Ao escrever o que presenciou nas proximidades das quedas do Niágara, diz o escritor: “Nenhum espectáculo tão terrível, grande s sublime jamais foi visto pelo homem, como aquele do firmamento descendo em torrentes de fogo sobre a escura e rugidora catarata.” Our First Century, p. 330; também a Enciclopédia Americana, edição de 1881, artigo “Meteor”. (ver outros artigos sobre o assunto).
14- Que outro evento é mencionado?
Apocalipse 6:14 – E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
Este acontecimento, está ainda no futuro, e ocorrerá juntamente com a Segunda Vinda de Cristo. Estamos agora entre os dois eventos – o último dois sinais nos céus; o enrolar-se o céu e a remoção do seu lugar de tudo o que é terreno. Os grandes sinais aqui mencionados, que assinalam a proximidade da segunda Vinda de Cristo e a subversão das coisas terrenas, estão todos no passado, e o mundo aguarda o soar da última trombeta como a cena final do drama terrestre.
15- Como atingirá o mundo o último grande acontecimento?
Apocalipse 6:15 a 17 – E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas. E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro. Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?
16- Depois da obra do selamento, descrita em Apocalipse 7, que ocorre sob o sexto selo, e como é apresentado o sétimo selo?
Apocalipse 8:1 – E, HAVENDO aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora.
Conclusão: O sexto selo apresenta os eventos relacionados com a Segunda Vinda de Cristo. O sétimo selo, muito naturalmente, portanto, deve referir-se a esse evento, ou a algum resultado consequente. Quando Cristo vier, todos os santos anjos O acompanharão (Mateus 25:31); segue-se necessariamente o silêncio no Céu durante o período em que Cristo com os seus anjos vem ressuscitar e tornar incorruptíveis os fiéis de todas as épocas e tornar incorruptíveis os fiéis vivos. Meia hora de tempo profético deverão ser sete dias. Os sete selos, portanto, levam-nos até à Segunda Vinda de Cristo.

Sem comentários: