O carater segundo
alguns autores
“Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”
Aristóteles
“Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons
caminhos, mas a formação final do caráter de uma pessoa está em suas próprias
mãos.”
Anne Frank
“A época exata para se influenciar o caráter de uma criança
é cem anos antes de ela ter nascido.”
William Ralph Inge
“A inteligência e o caráter é o objetivo da verdadeira educação.”
Martin Luther King
“As causas não determinam o caráter da pessoa, mas apenas a
manifestação desse caráter, ou seja, as ações.”
Arthur Schopenhauer
O caráter na
psicologia
É o termo que designa o aspeto da personalidade responsável
pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta
qualidade é inerente somente a uma pessoa, pois é o conjunto dos traços
particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O
conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta
e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento; este sendo resultado de
progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais,
familiares, pedagógicas e sociais.
Caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios.
Caráter, em sua definição mais simples, resume-se em índole
ou firmeza de vontade.
O caráter de uma pessoa pode ser dramático, religioso,
especulativo, desafiador, covarde, inconstante. Tais variações podem ser
inúmeras.
Mas não é o caráter que sofre as influências pelo meio em
que é submetido, pois o ser humano demonstra sua pessoal característica desde
os primeiros dias. O caráter é inerente do próprio espírito, e os moldes de
educação, adaptação às diferentes condições e fases da vida humana apenas levam
o ser às escolhas que deve fazer, obedecendo elas a esse princípio.
As culturas antigas costumavam declarar quando de uma pessoa
de índole confiável: "Pessoa de caráter forte". Quando o caráter -
presença inerente no ser - é forte, significa que por mais maravilhosos ou
recompensadores os caminhos possam parecer, há sempre um sentimento de alerta
dentro, que indica aquele como um caminho errado, mesmo que no momento possa
parecer o correto.
O caráter faz ver além, nas consequências dos atos de hoje,
e não pode ser adquirido ou estudado ou mesmo aprendido.
A educação e a cultura se diferem nesses valores, assim como
o caráter se interfere a uma coisa e pessoa se difere das boas maneiras ou do
estilo de vida que se leva. Ambos, a cultura e o estilo de vida, são
transformados, adquiridos e estudados e podem ser esquecidos ou aprimorados.
Mas o caráter faz desses todos seus caminhos. Escolher qual deles seguir e
quais consequências irão advir só o caráter pode identificar, no momento que as
decisões - de trabalho, amor, relações sociais, escolares, de amizade etc - são
tomadas.
“Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te
mostrou.”
Caráter segundo Ellen
G. White
“E haverá estabilidade em teus tempos, abundância de ...
sabedoria e ciência.”
A verdadeira educação não desconhece o valor dos
conhecimentos científicos ou aquisições literárias; mas acima da instrução
aprecia a capacidade, acima da capacidade a bondade, e acima das aquisições
intelectuais o caráter. O mundo não necessita tanto de homens de grande
intelecto, como de nobre caráter. Necessita de homens cuja habilidade é
dirigida por princípios firmes. {Ed 225.1}
“A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a
sabedoria.” “A língua dos sábios adorna a sabedoria.” Provérbios 4:7; 15:2. A
verdadeira educação comunica esta sabedoria. Ensina o melhor uso não somente de
uma, mas o de todas as nossas habilidades e aquisições. Assim abrange todo o
ciclo das obrigações: para com nós mesmos, para com o mundo, e para com
Deus.{Ed 225.2}
A formação do caráter é a obra mais importante que já foi
confiada a seres humanos; e nunca dantes foi seu
diligente estudo tão
importante como hoje. Jamais qualquer geração prévia teve de enfrentar transes
tão momentosos; nunca dantes moços e moças foram defrontados por perigos tão
grandes como hoje. {Ed 225.3}
Qual é o pendor da educação dada atualmente? Qual é o
objetivo para que se apela mais frequentemente? — O proveito próprio. Grande
parte desta educação, é uma perversão deste nome. Na verdadeira educação, a
ambição egoísta, a avidez do poder, a desconsideração pelos direitos e
necessidades da humanidade — coisas que são uma maldição para o nosso mundo —
encontram uma influência contrária. O plano de vida estabelecido por Deus, tem
um lugar para cada ser humano. Cada um deve aperfeiçoar os seus talentos até ao
máximo ponto; e a fidelidade no fazer isto confere honra à pessoa, sejam muitos
ou poucos os seus dons. No plano divino não há lugar para a rivalidade egoísta.
Os que “se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem
entendimento”. O que quer que façamos deve ser feito “segundo o poder que Deus
dá”. Deve ser feito “de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens;
sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o
Senhor, servis”. 2 Coríntios 10:12; 1 Pedro 4:11; Colossences 3:23, 24.
Precioso é o serviço efetuado e a educação obtida na prática destes princípios.
Quão diversa é, porém, grande parte da educação que hoje se dá! Desde os tenros
anos da criança consiste ela num apelo à competição e rivalidade; alimenta o
egoísmo, a raiz de todos os males. {Ed 225.4}
Assim se estabelece a disputa pela supremacia, e se acoroçoa
o estudo excessivo que em tantos casos destrói a saúde e inabilita para a
utilidade. Em muitos outros a emulação conduz à desonestidade; e alimentando a
ambição e o descontentamento, ela amargura a vida e ajuda a encher o mundo com
esses espíritos inquietos, turbulentos, que são uma contínua ameaça à
sociedade.{Ed 226.1}
E o perigo não pertence unicamente aos métodos. Está
igualmente no assunto dos estudos.{Ed 226.2}
Quais são as obras com que, durante todos os anos mais
susceptíveis da vida, é a mente dos jovens levada a ocupar-se? No ensino da
língua e literatura, de que fonte são os jovens ensinados a beber? — Das
cisternas do paganismo; das fontes alimentadas pelas corrupções do antigo
paganismo. Ordena-se-lhes que estudem autores dos quais, sem contestação, se
declara não terem respeito pelos princípios da moralidade. {Ed 226.3}
E de quantos autores modernos também se poderia dizer o
mesmo! Com quantos deles a graça e a beleza da linguagem não são senão um
disfarce para encobrir princípios que em sua verdadeira deformidade repugnariam
o leitor!{Ed 227.1}
Além disso há uma multidão de escritores de ficção,
convidando a devaneios deleitáveis em palácios de ócio. Podem não ser taxados
de imoralidade; contudo suas obras nem por isso deixam de estar carregadas de
males. Estão roubando a milhares e milhares o tempo, a energia e a disciplina
exigidos pelos severos problemas da vida.{Ed 227.2}
No estudo das ciências, como geralmente é feito, há perigos
igualmente grandes. A evolução e seus erros conexos são ensinados nas escolas de
todas as categorias, desde o jardim da infância até às escolas superiores.
Destarte, o estudo da ciência, que deveria comunicar o conhecimento de Deus,
acha-se tão misturado com as especulações e teorias humanas que propende para a
incredulidade. {Ed 227.3}
Mesmo o estudo da Bíblia, como muitas vezes é feito nas
escolas, está despojando o mundo do inapreciável tesouro da Palavra de Deus. A
obra da “alta crítica”, dissecando, conjecturando, reconstruindo, está
destruindo a fé na Bíblia como uma revelação divina; está despojando a Palavra
de Deus do poder de dirigir, enobrecer e inspirar as vidas humanas.{Ed 227.4}
Quando o jovem sai ao mundo, para encontrar suas seduções ao
pecado — a paixão de ganhar dinheiro, a paixão dos divertimentos e
contemporizações, da ostentação, do luxo, extravagâncias, engano, fraude, roubo
e ruína — que ensinos encontrará ali?{Ed 227.5}
O Espiritismo afirma que os homens são semideuses, não
decaídos; que “cada mente julgará a si mesma”, que “o verdadeiro conhecimento
coloca os homens acima de toda a lei”, que “todos os pecados cometidos são
inocentes”, pois “o que quer que seja, está certo”, e “Deus não condena”.
Representa os mais vis dos seres humanos como estando no Céu, e grandemente
exaltados ali. Assim, declara ele a todos os homens: “Não importa o que façais;
vivei como vos aprouver, o Céu é vosso lar.” Multidões são levadas assim a crer
que o desejo é a lei mais elevada, a libertinagem é liberdade, e que o homem é
apenas responsável a si mesmo. {Ed 227.6}
Com tal ensino dado logo ao princípio da vida, quando os
impulsos são os mais fortes e mais urgente a necessidade de restrição própria e
pureza, onde está a salvaguarda da virtude? O que deverá impedir que o mundo se
torne uma segunda Sodoma?{Ed 228.1}
Ao mesmo tempo a anarquia procura varrer todas as leis, não
somente as divinas mas também as humanas. A centralização da riqueza e poder;
vastas coligações para enriquecerem os poucos que nelas tomam parte, a expensas
de muitos; as combinações entre as classes pobres para a defesa de seus
interesses e reclamos, o espírito de desassossego, tumulto e matança; a
disseminação mundial dos mesmos ensinos que ocasionaram a Revolução Francesa —
tudo propende a envolver o mundo inteiro em uma luta semelhante àquela que
convulsionou a França.{Ed 228.2}
Tais são as influências a serem enfrentadas pelos jovens
hoje. Para ficar em pé em meio de tais convulsões, devem hoje lançar os
fundamentos do caráter.{Ed 228.3}
Em cada geração e país, o verdadeiro fundamento e modelo
para a formação do caráter tem sido o mesmo. A lei divina: “Amarás ao Senhor
teu Deus de todo o teu coração,... e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lucas
10:27) — grande princípio este manifesto no caráter e vida de nosso Salvador —
é o único fundamento certo e o único guia seguro. {Ed 228.4}
“A estabilidade dos teus tempos e a força da tua felicidade
serão a sabedoria e ciência” (Isaías 33:6) — aquela sabedoria e ciência que
somente a Palavra de Deus pode comunicar.{Ed 229.1}
Relativamente à obediência aos Seus mandamentos, é tão
verdade hoje como foi nos dias em que foram estas palavras proferidas a Israel:
“Esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos
povos.” Deuteronómio 4:6.{Ed 229.2}
Aqui está a única salvaguarda à integridade individual,
pureza do lar, bem-estar da sociedade ou estabilidade da nação. Por entre as
perplexidades, perigos e reclamos contraditórios da vida, a única segurança e
regra certa é fazer o que Deus diz: “Os preceitos do Senhor são retos”, “quem
faz isso nunca será abalado”. Salmos 19:8; 15:5.{Ed 229.3}
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