1- Qual é, da parte de Deus, a base da justificação? “Para que, sendo justificados pela Sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.” Tiago 3:7
2- Qual é o meio por que essa graça justificadora se torna proveitosa ao pecador? “Logo muito mais agora, sendo justificados pelo Seu (de Cristo) sangue, seremos por Ele salvos da ira.” Romanos 5:9
3- De que maneira nos apossamos da justificação? “Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” Romanos 3:28
4- Qual é o único meio através do qual os pecadores podem ser justificados, ou tornados justos? “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” Gálatas 2:16
5- Que exemplo positivo torna claro o sentido dessa doutrina? “Então o levou fora, disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente. E creu ele (Abraão) no Senhor, e foi-lhe imputado por justiça.” Génesis 15:5,6
6- Como é definida a justiça assim alcançada? “E seja achado n´Ele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.” Filipenses 3:9
7- Sobre que base é garantida a justificação?“ E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para a justificação.” Romanos 5:16
8- Porque motivo o que faz qualquer obra recebe a recompensa? “Ora àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça mas segundo a dívida.” Romanos 4:4
9- Sob que condição é a fé imputada como justiça? “Mas aquele que não pratica, mas crê n´Aquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” Romanos 4:5
10- Como é que a graça, como base de justificação, exclui a justiça pelas obras? “E se isto é por graça já não é pelas obras: de outra maneira, a graça já não é graça: se porém é pelas obras, já não há mais graça: doutra maneira a obra já não é obra.” Romanos 11:6
11- De que maneira devem ser justificados tanto os judeus como os gentios? “É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, se Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.” Romanos 3:29,30
12- Que declaração testemunha da fé de Abraão em Deus?“ E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; e estando certíssimo de que o que Ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.” Romanos 4:20,21
13- Qual foi o resultado da fé de Abraão? “Pelo que isso lhe foi também imputado como justiça.” Romanos 4:22
14- Como podemos nós receber essa mesma justiça imputada? “Ora não só por cauda dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta, mas também por nós, a quem será tomado em conta; os que cremos n´Aquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor.” Romanos 4:23,24
15- Porque deve a fé que justifica ter relação tanto com a morte como com a ressurreição de Cristo? “O qual por nosso pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.” Romanos 4:25 – 1ª Coríntios 15:17-19.
16- Que é inseparável da experiência da justificação pela fé? “Seja-vos pois notório, varões irmãos, que por Este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados por Ele é justificado todo aquele que crê.” Actos 13:38,39
17- De que modo tornou Cristo possível ser imputada a justiça ao crente? “Porque, como pela obediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos foram feitos justos.” Romanos 5:19
18- Que declaração do profeta Isaías aclara esta grande verdade? “Com o Seu conhecimento o Meu Servo, o Justo, justificará a muitos: porque as iniquidades deles levará sobre Si.” Isaías 53:11
19- O que habilita a Deus imputar a justiça de Cristo, sem por isso, deixar de ser Justo? “Para demonstração da Sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” Romanos 3:26
20- Com que nome com toda a justiça Cristo é chamado? “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a David u Renovo justo; e, sendo Rei, reinará e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na Terra. Nos Seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro: e este será o Seu nome, com que O nomearão: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.” Jeremias 23:5,6
21- Que bendita experiência se segue à aceitação de Cristo como nossa justiça? “Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 5:1
22- Deste modo, que se torna Jesus para o crente? “Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; derribando a parede de separação que estava no meio.” Efésios 2:14
23- Sobre que fundamento não há possibilidade de justificação para o pecador? “Por isso nenhuma carne será justificada diante d´Ele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:20
24- Como é testemunha desta verdade a morte de Cristo? “Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.” Gálatas 2:21
25- Que se demonstra por qualquer tentativa de justificação pela lei? “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da graça tendes caído.” Gálatas 5:4
26- Porque deixou Israel de alcançar a justiça?“Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Porquê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço.” Romanos 9:31,32
27- Que nos revela a lei? “Pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:20
28- Que testemunha da genuinidade da justiça recebida pela fé, à parte das obras da lei? “Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas.” Romanos 3:21
29- Anulamos a lei de Deus pela fé? “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31
30- Que texto das Escrituras mostra que a justiça que é recebida pela graça, por meio da fé, não deve ser desculpa para continuar no pecado? “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Romanos 6:1,2
31- Exclui a fé as obras? “Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?” Tiago 2:20
32- Qual é a prova da fé genuína, viva? “Mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” Tiago 2:18
33- Quais são, então, as provas visíveis da verdadeira justificação pela fé? “Vede então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.” Tiago 2:22 – ver 2:22
34- Que grande permuta se operou no em nosso favor em Cristo? “Àquele que não conheceu pecado, O fez pecado por nós; para que n´Ele fossemos feitos justiça de Deus.” 2ª Coríntios 5:21
Conclusão: Disse um líder do passado: “Aprendei a conhecer a Cristo, e a Ele crucificado. Aprendei a cantar um novo cântico – a desesperar das vossas próprias obras, e a clamar a Ele: Senhor Jesus, Tu és a minha justiça, e eu o Teu pecado. Tomaste sobre Ti o que era meu, e deste-me o que Te pertencia; o que não eras Te tornaste, a fim de que me pudesse tornar aquilo que eu não era.” – História da Reforma, d´Aubigné, vol.2, cap. 8.
Nenhum ser humano tem méritos em si mesmo para ser salvo, todos pecaram. Só Jesus, viveu sem pecado, morreu para nos imputar a Sua jutiça (a Sua inocência). Aceite Jesus agora, este é o momento, porque esperar?
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